Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Matriz Curricular / Currículo 8

Currículo 8

por jessica.rodrigues — publicado 16/05/2017 15h48, última modificação 14/07/2020 10h43

Currículo 8: (Ingressantes em Ago/2015)

2º Semestre

Arquitetura I

Professor/a: Célio da Silveira Firmo
Carga horária: 40h
Ementa: Reconhecimento da materialidade no espaço edificado e urbano através da identificação de elementos construtivos e compositivos da arquitetura e do urbanismo. Estudo de conceitos que envolvam o deslocamento humano no espaço privado e público. Levantamento de construção arquitetônica existente e espaço urbano adjacente. Diagnóstico, programa de necessidades, pré-dimensionamento e proposta conceitual. Estudo de linguagens formais da representação espacial arquitetônica e urbana.

Atelier Integrado I: A Integração com o outro

Professor/a: Célio da Silveira Firmo
Carga horária: 120h
Ementa: Introdução à prática projetual em arquitetura e urbanismo. Resolução de problemas projetuais envolvendo: o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade ocupado pelo corpo humano com criação e construção de habitação para o corpo humano no espaço público em escala 1:1 e com desenho do objeto-intervenção; o estudo e o reconhecimento do espaço edificado como mediador das relações pessoais, bem como o estudo e o reconhecimento do território da cidade ocupado pelas relações pessoais na esfera público-privada, com intervenção em construção arquitetônica existente investigada, inserida no território da cidade, envolvendo levantamento das necessidades espaciais dos usuários. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Expressão e Representação I

Carga horária: 80h
Ementa: Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem arquitetônica através de sistemas de projeção cilíndrica, do uso de ferramentas manuais na representação do desenho arquitetônico básico normalizado: plantas, cortes e fachadas.

Oficina de Expressão e Representação I

Professor/a: Róccio Rouver Rosi Peres
Carga horária: 20h
Ementa: Introdução à elaboração e ao uso de modelos reduzidos na investigação arquitetônica.

História da Arquitetura, das Cidades e das Artes II

Professor/a: Carla Alessandra Carvalho Braga Liz
Carga horária: 80h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai do Renascimento até o fim do século XVIII – até o Barroco e o Rococó - considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico. Estudo da arquitetura brasileira, do século XVI ao final do século XVIII, considerando as influências dos elementos colonizadores e dos elementos da terra brasileira, bem como fatores geográficos, técnicos, sociais e históricos e seus desdobramentos nas construções e povoações da época.

Ser Humano em Relações

Carga horária: 40h
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Teoria das Estruturas I

Professor/a: Ecídia Maria Pinto Soares
Carga horária: 40h
Ementa: Descrição geral do comportamento estrutural. Esforços solicitantes ativos, reativos e internos. Equilíbrio. Isostática: sujeições, vínculos estruturais, tipos de apoios, diagramas de esforços solicitantes. Tipologias estruturais. Propriedades das figuras planas. Analogias entre os sistemas estruturais da natureza e das edificações. Estabilidade global das edificações. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos

 

3º Semestre

Arquitetura II

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das demarcações territoriais e dos conceitos de setorização, relação entre individual/ coletivo, equilíbrio, proporção, simetria, flexibilidade de uso do espaço projetado, espaço aberto, espaço fechado. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes do grupo. Noções básicas sobre conforto ambiental e sustentabilidade aplicados à arquitetura e ao urbanismo. Princípios de orientação solar, ventilação e iluminação natural, aquecimento solar e reaproveitamento de água. Percepção e produção de espaços interiores: forma, ambiência, layout, mobiliário, ergonomia, cor, materiais. Espaço interior vivido / experienciado e suas dimensões funcionais, técnicas, plástico-estéticas e simbólicas

Atelier Integrado II: O Grupo

Professor/a: Marta Lúcia Duarte Milagres, Fábio Abreu de Queiroz
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas projetuais envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade como mediador das relações entre pessoas de um mesmo grupo. Emprego de procedimentos projetuais diversos (levantamento arquitetônico, planialtimétrico, das necessidades espaciais) e conhecimentos básicos de cultura construtiva. Abordagem de aspectos funcionais da organização do espaço e sua diversidade de apropriações no tempo e por diferentes usuários, explorando diferentes formas de morar e de trabalhar. Ênfase momentânea no projeto de espaços interiores. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Expressão e Representação II

Professor/a: Róccio Rover Rosi Peres e Sergio Salles
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas de projeção cônica e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento e à modelagem de sólidos. Perspectiva manual cônica e cilíndrica.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade I

Professor/a: Carla Alessandra Carvalho Braga Liz
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XVIII ao fim do século XIX – do Neoclassicismo ao Ecletismo – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Materiais de Construção

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Classificação geral dos materiais de construção. Vedações, paredes e divisórias (interação das vedações com a estrutura). Revestimento e acabamento de pisos, paredes e tetos. Forros e coberturas. Sistemas de impermeabilização. Classes de pavimentos. Esquadrias e vidros. Misturas à base de cimento. Reciclagem e reutilização de materiais de construção civil.

Oficina de Expressão e Representação II

Professor/a: Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Sociedade e Espaço

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Os pensamentos que estruturam a cidade: a Escola Social Francesa, a Escola de Chicago e a Ecologia Urbana. A cidade como um fato social. O urbano como resultado da interação sócio-espacial, no qual figuram atores que o produzem. Questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação. Os agentes produtores do espaço urbano. Análise das características da cidade brasileira quanto aos domínios definidos pelos diversos grupos sociais.

Sociedade e Movimentos

Professor/a: José Aparecido de Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Teoria das Estruturas II

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça
Carga horária: 60h
Ementa: Elementos estruturais e suas associações discretas e contínuas: cabos, arcos, treliças, pilares e vigas. Carregamentos. Estudo das tensões (Lei de Hooke, deformações, cisalhamento, flexão simples, flexão oblíqua, flexão composta, torção). Flambagem. Geometria das peças e sua relação com os esforços solicitantes. Hiperestática: reações e esforços solicitantes (diagramas). Estudo do pórtico e da grelha. Introdução ao pré-dimensionamento de estruturas. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos. Normatização.

Urbanismo

Professor/a: Carla Alessandra Carvalho Braga Liz
Carga horária: 40h
Ementa: O surgimento do campo de conhecimento Urbanismo. Principais modelos e correntes de pensamento sobre a cidade. Os culturalistas, os progressistas, os naturalistas. A interdisciplinaridade da questão urbana. O urbanismo nos dias de hoje: noções de Desenho Urbano: percepção e comportamento ambiental, morfologia urbana, análise visual. Os modelos do planejamento urbano no Brasil: o modelo centralizador tecnocrático, o modelo participativo, o planejamento estratégico. Análise da cidade de Brasília e seu sítio físico.


4º Semestre

Arquitetura III

Professor/a: Clarissa de Oliveira Neves
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos de tipo arquitetônico, relação entre espaço privado, espaço coletivo e espaço público; hierarquia; relação entre monumento, marco urbano, identidade cultural e cotidiano; relação entre edifício e paisagem pré-existente. Topologia. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes de um grupo. Implantação, movimentação de terra e sua representação. Desenho de espaços exteriores. Análise das necessidades de diversos grupos sociais. Diagnóstico da comunidade, caracterização do local e definição de terreno, elaboração de programa de necessidades, pré-dimensionamento, fisiograma e fluxograma, proposta conceitual de tema a ser trabalhado no atelier integrado. Normas de acessibilidade universal.

Atelier Integrado III: A Comunidade

Professor/a: Gabriela Mafra Barreto, Clarissa de Oliveira Neves.
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado para uma comunidade investigada, considerando procedimentos projetuais que respondam à demanda por um equipamento de uso coletivo e espaço aberto de uso público, analisando relações simbólicas, relações entre público e privado, interior e exterior, relação entre o edifício e o entorno, hierarquias. Utilização dos conhecimentos básicos sobre geotecnia aplicada e topografia. Realização de diagnóstico, elaboração de programa de necessidades e escolha da área de intervenção pelo aluno com flexibilização do local de intervenção. Elaboração de projeto em duas etapas.

Expressão e Representação III

Professor/a: Marcos Nobre de Lima, Mozart Joaquim Magalhães Vidigal
Carga horária: 80h
Ementa: Representações do relevo natural e modificado e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento de topografia. Desenvolvimento de raciocínio espacial e da representação da linguagem urbanística. Retificação de curvas de nível.

Geotécnica Aplicada

Professor/a: Antonio Ananias de Mendonça
Carga horária: 60h
Ementa: Noções sobre geotecnia e sua relação com a arquitetura e o urbanismo. Critérios e diretrizes geotécnicas para implantação de edificações. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção Interpretação de boletins de sondagens). Ocupação de encostas. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção, taludamento e reforço de solo). Sistemas de fundação predial. Ocupação de encostas. Sistemas de drenagem de obras geotécnicas (generalidades, características e dispositivos). Normalização.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade II

Professor/a: Bernardo Nogueira Capute
Carga horária: 60h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XIX a meados do século XX – Vanguardas, Modernismo e Movimento Moderno – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Oficina de Expressão e Representação III

Professor/a: Mozart Joaquim Magalhães Vidigal
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.