Hostel, São João Del Rei, MG – Gabriela Marina Agostini Moreira – Orientadora: Clarissa Neves

Hostel, São João Del Rei, MG – Gabriela Marina Agostini Moreira – Orientadora: Clarissa Neves

O Tema

Os meios de hospedagem no Brasil se caracterizam nas diferenças dos serviços oferecidos e na qualidade/exclusividade dos ambientes. Neste trabalho buscamos mostrar a diferença da filosofia de hostel para outros meios de hospedagem, assim como evidenciar que os espaços compartilhados entre os hóspedes, têm o intuito de incentivar o convívio e a troca de experiências entre pessoas de diferentes localidades. Coletou-se informações referentes ao tema, na intenção de poder aplicá-los a cidade de São João del Rei, pois acredita-se ser viável a implantação de um hostel, para atender a vasta demanda turística da região do Campo das Vertentes.

O Público Alvo

Hostels têm a fama de ser lugar para gente jovem, mas a verdade é que pessoas de qualquer idade podem se hospedar.

O Conceito

Sabe-se que um hostel apresenta como uma peça fundamental e diferente da oferta dominante de hospedagem de luxo na região. Diante desse cenário, propõe-se um ambiente acolhedor, com design criativo que valoriza o intercâmbio cultural e interação social. Aqui, será a ponte para novas experiências, priorizando a permeabilidade visual, o contato com a vegetação e arquitetura do entorno.

O Programa

A proposta de implantação acontecerá em um lote particular de 720 m². Será compreendido por um confortável lobby, recepção, cozinha coletiva, espaços de convivência com mobiliário para descanso, banheiros e lavanderia compartilhada. Também será aderido o conceito de acomodações privativas com seus respectivos banheiros para hóspedes que buscam por privacidade. Além disso, será criado um Café/ Bistrot que oferece seu espaço não só para os hóspedes, como também para pessoas que não estão hospedadas no hostel. Mais um ponto chave do projeto, será o terraço, que terá um bar mirante para contemplação de nossa cidade. Desse modo, a área aproximada de construção corresponderá a 650 m² de área construída.