O mercado de trabalho passou por mudanças significativas na última década. Com o aumento na qualificação da concorrência e a mudança de cultura em diversas empresas, profissionais que possuem capacidades meramente técnicas passaram a perder espaço para aqueles detentores de habilidades com recursos tecnológicos, dinamismo, visão sistêmica e capacidade de comunicação. E é sobre essas competências comunicacionais que falaremos hoje.

Antes de mais nada, uma observação importante: não estamos falando de capacidades exigidas apenas para jornalistas, publicitários ou profissionais da área. Hoje, qualquer boa oportunidade no mercado exige essas competências.

Abaixo listamos cinco dicas para você melhorar suas competências comunicacionais.

Leitura

A dica base para quem pretende escrever e falar melhor é ler mais. A leitura desenvolve o vocabulário, estimula a criatividade e capacidade de interpretação. Para complementar essa importante prática, comece a escrever!

Feedback

Pedir retorno dos seus companheiros ou de outros profissionais é fundamental você para conseguir enxergar falhas e pontos a serem melhorados na sua atuação profissional, especialmente quando envolve comunicação. Se bem assimiladas, outras visões geram correção e consequentemente melhores resultados.

Contexto e adaptação

Entender a situação e a/as pessoa/as com quem se está interagindo é determinado para o sucesso do seu processo de comunicação. A depender do ambiente ou do interlocutor, você precisará adaptar a linguagem ou o canal pelo qual pretende se comunicar. Dica extra: entenda os momentos em que não deve falar nada – o silêncio é um atributo valioso de quem se comunica bem.

Transmita segurança

O controle do seu tom de voz pode demonstrar diversos sentimentos, como raiva, insegurança ou deboche. Manter contato visual constante também é outra valiosa dica para você demonstrar confiança.

Fuja da prolixidade

Pessoas prolixas não costumam ser bem vistas dentro de ambientes corporativos. A capacidade de exposição de forma clara, coesa e objetiva demonstra conhecimento e domínio do assunto sobre o qual você está tratando.

Qual dessas habilidades você precisa desenvolver? Uma dica importante é estudar em uma instituição que ofereça uma formação capaz de valorizar essas e outras competências comportamentais. Conheça os cursos do Izabela Hendrix e prepare-se integralmente para as exigências do mercado.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!