Cuidar da saúde é um assunto que está em alta na atualidade. Com o surgimento de sites, blogs e influenciadores digitais focados em alimentação e exercícios físicos, as pessoas aparentemente estão mais preocupadas com a saúde e consequentemente se exercitando mais. Entretanto, o número de pessoas que não fazem atividade física no Brasil ainda é muito alto. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 46 % da população brasileira é sedentária.

O país é o 5º mais sedentário do mundo e lidera o ranking da América Latina. O problema não é uma questão meramente estética, mas um assunto de saúde pública. O sedentarismo é considerado pela OMS o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Quais são as doenças associados ao sedentarismo?

A falta de exercício físico pode produzir doenças graves. Entre elas, estão:

Obesidade

A obesidade consiste no acúmulo de gordura no corpo, o que resulta em um elevado índice de massa corporal (IMC). Uma dieta pobre em nutrientes (rica em sal, gordura trans e açúcar), pode causar aumento de peso quando associada à falta de atividade física. As pessoas engordam quando existe um desbalanço energético entre o que se ingere e o gasto calórico.

Aumento da Pressão Arterial

O aumento da pressão arterial, conhecido popularmente como pressão alta, nada mais é do que níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Estresse, tabagismo, altas quantidades de sódio (sal) e álcool são alguns dos motivos que favorecem a evolução da doença. O sedentarismo tem um papel fundamental nisso, uma vez que pessoas sedentárias forçam o coração a trabalhar mais.

Depressão

Um estudo realizado durante 11 anos na Noruega constatou que o sedentarismo pode ser um fator de risco para a depressão. O exercício físico constante estimula o organismo a produzir endorfinas; substâncias que propiciam uma sensação de bem-estar.

Você se interessa pelo funcionamento do corpo humano e pela prática de exercícios físicos? Saiba mais sobre o nosso curso de Educação Física.