O enfermeiro é um profissional-chave na área da Saúde, seja nos hospitais, clínicas ou mesmo em domicílios. Mais que um auxiliar médico, é um profissional da área da saúde que possui diversas funções, como coleta e monitoramento de dados, garantir conforto e higiene do paciente, cuidar da alimentação e medicação do assistido, além de atuar como agente de prevenção de doenças, orientando a população.

Os profissionais são indispensáveis em hospitais, além de também atenderem em clínicas e prestarem atendimento domiciliar. De acordo com estudo feito em 2015 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a enfermagem no Brasil conta com um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. No mercado de trabalho, 60% dos profissionais estão no setor público, 32% no setor privado e 8% no ensino.

O profissional de enfermagem pode atuar em prontos-socorros, unidades de terapias Intensivas, neonatologia, centro cirúrgico, pediatria, centros de diálise, clínicas de reprodução assistida e psiquiátricas. Além disso, também pode realizar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem.

Principais áreas de atuação dos enfermeiros:

Enfermagem geral
O enfermeiro geral é responsável por comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem para que façam o atendimento a pacientes.

Enfermagem pediátrica
O profissional da enfermagem pediátrica é responsável por avaliar e acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da criança. Além disso, ele também orienta os pais quanto os cuidados que devem ser tomados com os recém-nascidos.

Enfermagem médico-cirúrgica
Entre as funções dos enfermeiros da área médico-cirúrgica, está a responsabilidade de explicar os cuidados pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais.

Enfermagem do trabalho
Nesta área, o profissional faz atendimento ambulatorial em empresas, além de acompanhar programas de prevenção para preservar a saúde dos funcionários.

Enfermagem de saúde pública
O enfermeiro alerta a população sobre a prevenção de doenças e supervisiona os agentes de saúde. Além disso, também atende pacientes em hospitais, centros de saúde e escolas.

Você se identifica com a área de saúde e tem vontade de atuar com enfermagem? Confira a graduação do Izabela Hendrix e estude em um dos melhores centros universitários da região.