Para muitas pessoas, estudar Medicina Veterinária é um sonho de infância. Para outras, uma oportunidade recente, fruto de um mercado em constante crescimento e expansão. É preciso ter certa aptidão, porque nem tudo são flores. É fácil cuidar de um pet “fofinho”, mas quando chegam animais em estado crítico, muitas vezes por abandono ou maus tratos, é preciso sobretudo amar a profissão, ter resistência e uma dose de racionalidade para cuidar do animal.

Contudo, a atividade vai muito além do cuidado com cães e gatos. Há uma infinidade de áreas de atuação para todos os gostos. Além da já conhecida Clínica Veterinária –  hoje aliada ao bem-estar animal e os cuidados do Pet Shop – é possível atuar com criação de animais, como: bovinos, suínos, equinos e aves. É possível também trabalhar com Tecnologia de Alimentos, onde o Veterinário é responsável por toda a parte da produção de origem animal, indústria, pesquisas, controle de zoonoses e docência.

Clínica Veterinária e Pet Shop (Bem-Estar animal)

A gama de atuação em Clínica Veterinária é muito grande. Além do profissional de Clínica Médica Geral, existem outras especialidades, como Cardiologia e Dermatologia. Muitas já oferecem medicina alternativa, como Acupuntura e Homeopatia, por exemplo.O atendimento a felinos e animais silvestres também está em demanda crescente, sendo um diferencial e destaque para os que oferecem essas especialidades.

O Pet Shop – além do clássico banho – oferece a venda de produtos diversos, tais como: rações, shampoos, brinquedos, camas e hospedagem para os “papais e mamães” que não têm com quem deixar seus peludos.

Criação de animais (Produção Pecuária)

O Veterinário pode atuar na produção agropecuária, cuidando da saúde, nutrição e das condições de vida dos animais, a fim de garantir o bem-estar e prevenir doenças. Sabemos que o agronegócio é um dos mais crescentes e lucrativos negócios no país. Ele não se limita à criação de animais; hoje é possível trabalhar com a supervisão de alimentos e produtos de origem animal como ovos, leite, carne e couro.

Indústria Veterinária

Veterinário tem papel fundamental nesta área. Como responsável técnico, ele participa, fiscaliza e orienta todo o processo da criação de alimentos de origem animal, medicamentos para os pets e demais produtos.

Controle de zoonoses

O profissional atuará de forma a prevenir e controlar doenças e pragas que possam ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

Docência

Para atuar como professor universitário é preciso especialização na área. Após a Graduação é preciso fazer o Mestrado.

Pesquisa

Atuação em pesquisas para diversos fins, desde novos medicamentos e vacinas, alimentos, qualquer objeto que promova a melhoria da qualidade de vida e dos processos relacionados aos animais.

Como é possível verificar, a atuação do médico veterinário é ampla e tem infinitas possibilidades.

Se identificou com a profissão?

Faça a sua inscrição: http://vestibularizabelahendrix.com.br/

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!