Tem dificuldades para se concentrar nos estudos e acaba se sentindo improdutivo? A técnica Pomodoro pode ser uma boa ideia para te ajudar nos períodos de provas, pois estimula a concentração e evita a procrastinação. Então vamos lá!

Primeiramente, faça um cronograma de estudos detalhado para todos os dias e disciplinas que pretende estudar. Cronograma feito? Escolha um local confortável, silencioso e coloque o celular em modo avião! Sim, a técnica Pomodoro exige que você dê atenção total à tarefa que está desempenhando.

Agora que você está pronto, ligue um cronometro para 25 minutos, ou um “Pomodoro”. Dê foco total aos estudos neste período e ignore as distrações. Após os 25 minutos, dê uma pausa de cinco minutos para se alongar, beber água, usar o banheiro ou comer.

Após os cinco minutos, retome os estudos por mais 25 minutos, ou mais um “Pomodoro”. A cada quatro “Pomodoros” cumpridos, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos.

Dicas: Enquanto está cumprindo um “Pomodoro”, não interrompa as atividades. Caso se lembre de algo que precisa fazer, anote em um papel e retorne ao foco nos estudos. Se a interrupção for externa, como um telefonema, por exemplo, encerre este “Pomodoro” e comece outro quando retornar.

Dá para usar essa técnica para cumprir outras atividades também como, por exemplo, arrumar seções do seu quarto.

O que achou da dica? Assine nossa newsletter e receba muitas outras por e-mail!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!