Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Izabela Hendrix recebe alunos do Ensino Médio em visita técnica

Izabela Hendrix recebe alunos do Ensino Médio em visita técnica

Na última segunda-feira (18), os alunos do ensino médio do Colégio Padre Eustáquio visitaram as instalações do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, onde, junto à coordenadora da Biblioteca Fabíola Terenzi e o corpo docente do CEUNIH, aprenderam sobre diversos tópicos importantes para sua formação.

A visita teve início no laboratório de multimídia, no qual aconteceu uma apresentação descontraída e divertida do Izabela pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Danielle Peres, “é importante para a vida acadêmica e profissional de vocês que podem ser nossos futuros pesquisadores”, pontua.

Fabíola Terenzi, por meio de slides, mostrou o passo a passo da realização de uma pesquisa científica. Atentando-se às técnicas e processos, a bibliotecária ainda deu dicas de como organizar referências e buscá-las em plataformas on-line de sites e revistas científicas, além de oferecer a biblioteca física e on-line do Izabela Hendrix como ajuda.

Serpentes e taxidermia foram tema da aula ministrada pela Prof. Drª Maria Esther Macedo na sala de Zoologia. Os discentes tiveram oportunidade de manipular réplicas e animais que conheciam apenas pela parte teórica. A reprodução e a identificação dos animais peçonhentos estavam pauta, “é uma forma de conscientização e preparo destes alunos para um eventual encontro com estes bichos, onde na maioria das vezes acaba com a morte. A identificação é importante para a preservação das espécies”, pontua a professora.

O laboratório de morfologia II recebeu a explicação e realização do teste ELISA, que permite a detecção de anticorpos específicos, sendo usado no diagnóstico de várias doenças. Mais uma vez os estudantes puderam estar em contato com instrumentos e praticar os ensinamentos aprendidos em sala.

Segundo Michele Adami, professora da disciplina de biologia do Colégio Padre Eustáquio, o projeto é “uma forma de aproximação dos alunos com suas áreas de interesse” e acrescenta que, além da biologia, as visitas também são realizadas nos mais diversos ramos de atuação, o que ocasiona uma expansão maior dos caminhos a serem trilhados.

O projeto de iniciação científica não é obrigatório, vale ressaltar que somente os alunos interessados participam das visitações. Em entrevista a aluna Julianne Alves agradece a oportunidade de conhecer um Centro Universitário e aprofundar seus conhecimentos sobre as Ciências da Natureza, e ressalta: “achei a faculdade receptiva e acolhedora, sou muito grata pela paciência e atenção que as professoras tiveram com a gente. É um privilégio”.

Confira fotos do evento (passe o mouse sobre a foto).

STEAM - Investigação Científica