Você está aqui: Página Inicial / Ciências Biológicas / Izabela Hendrix recebe alunos do Ensino Médio em visita técnica

Izabela Hendrix recebe alunos do Ensino Médio em visita técnica

Izabela Hendrix recebe alunos do Ensino Médio em visita técnica

Na última segunda-feira (18), os alunos do ensino médio do Colégio Padre Eustáquio visitaram as instalações do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, onde, junto à coordenadora da Biblioteca Fabíola Terenzi e o corpo docente do CEUNIH, aprenderam sobre diversos tópicos importantes para sua formação.

A visita teve início no laboratório de multimídia, no qual aconteceu uma apresentação descontraída e divertida do Izabela pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Danielle Peres, “é importante para a vida acadêmica e profissional de vocês que podem ser nossos futuros pesquisadores”, pontua.

Fabíola Terenzi, por meio de slides, mostrou o passo a passo da realização de uma pesquisa científica. Atentando-se às técnicas e processos, a bibliotecária ainda deu dicas de como organizar referências e buscá-las em plataformas on-line de sites e revistas científicas, além de oferecer a biblioteca física e on-line do Izabela Hendrix como ajuda.

Serpentes e taxidermia foram tema da aula ministrada pela Prof. Drª Maria Esther Macedo na sala de Zoologia. Os discentes tiveram oportunidade de manipular réplicas e animais que conheciam apenas pela parte teórica. A reprodução e a identificação dos animais peçonhentos estavam pauta, “é uma forma de conscientização e preparo destes alunos para um eventual encontro com estes bichos, onde na maioria das vezes acaba com a morte. A identificação é importante para a preservação das espécies”, pontua a professora.

O laboratório de morfologia II recebeu a explicação e realização do teste ELISA, que permite a detecção de anticorpos específicos, sendo usado no diagnóstico de várias doenças. Mais uma vez os estudantes puderam estar em contato com instrumentos e praticar os ensinamentos aprendidos em sala.

Segundo Michele Adami, professora da disciplina de biologia do Colégio Padre Eustáquio, o projeto é “uma forma de aproximação dos alunos com suas áreas de interesse” e acrescenta que, além da biologia, as visitas também são realizadas nos mais diversos ramos de atuação, o que ocasiona uma expansão maior dos caminhos a serem trilhados.

O projeto de iniciação científica não é obrigatório, vale ressaltar que somente os alunos interessados participam das visitações. Em entrevista a aluna Julianne Alves agradece a oportunidade de conhecer um Centro Universitário e aprofundar seus conhecimentos sobre as Ciências da Natureza, e ressalta: “achei a faculdade receptiva e acolhedora, sou muito grata pela paciência e atenção que as professoras tiveram com a gente. É um privilégio”.

Confira fotos do evento (passe o mouse sobre a foto).

 

STEAM - Investigação Científica