Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Engenharia de Produção / Matriz Curricular

Matriz Curricular

por marcelo.figueiredo — publicado 18/07/2016 12h08, última modificação 14/01/2020 13h20

Disciplinas: 3640h/a
Estágio Supervisionado: 360 h/a
Atividades Complementares: 200 h/a
Carga Horária Total do Curso: 4200 h/a

 

1° Semestre

Introdução a Engenharia

Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Carga Horária: 40h
Ementa: As engenharias no contexto sócio-econômico Brasileiro. Campos de atuação e mercado de trabalho. Definição da Engenharia de Produção e sua relação com as engenharias tecnicistas e ciências sociais. Principais publicações e órgãos da engenharia de produção. As áreas de conhecimento da engenharia de produção.

Introdução ao Cálculo

Professor: Tiago Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: Números reais. Potenciação. Radiciação. Funções: 1º Grau, 2º Grau, Modular, Exponencial, Logarítmica e Trigonométrica. Equações, Inequações e representação gráfica. Noção intuitiva de limite.

Lógica Computacional

Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução ao estudo das operações lógicas. Bases numéricas, conversões e aplicações. Portas lógicas. Estudo das equações de saída das principais portas lógicas. Redução de equações lógicas com aplicação dos teoremas da álgebra de Boole. Montagem dos circuitos lógicos a partir das equações dadas e de algoritmos. Minitermos e desenvolvimento das equações a partir da tabela verdade de saída dos circuitos.

Desenho Técnico e Computacional (CAD) 

Professor: Alexandre de Cássio Rodrigues
Carga Horária: 40h
Ementa: Conhecimento e utilização dos materiais e instrumentos utilizados para a representação gráfica do projeto. Introdução ao Desenho Técnico. Normas e convenções da ABNT. Estudo do desenho projetivo, desenho geométrico e da axonometria, isométrica e oblíqua. Projeções Ortogonais.

Algebra Linear e Geometria Analítica

Professor: Maria Inez
Carga Horária: 80h
Ementa: Matrizes, sistemas de equações lineares, vetores, retas e planos. 1. Matrizes: Conceito e Operações. 2. Matrizes: Aplicações. 3. Sistemas Lineares: Resolução Algébrica. 4. Sistemas Lineares: Aplicações. 5. Vetores no Plano e no Espaço. 6. Vetores: Produto Escalar. 7. Vetores: Produto Vetorial. 8. Equações de Retas. 9. Equações de Planos. 

Química Geral e Inorgânica

Professor: Debora Naves
Carga Horária: 40h
Ementa: Átomos e elementos; Distribuição eletrônica; Tabela periódica; Ligações químicas e forças intermoleculares; Funções inorgânicas; Reações químicas, balanceamento e noções de cálculos estequiométricos.

Metodologia Científica

Professor: Daniela Assis
Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos básicos da metodologia de pesquisa. Contextos importantes da ciência moderna e contemporânea. Aplicação destes conceitos para a realização de trabalhos, planos de pesquisa e monografias científicas bem como o aguçamento do espírito crítico e científico. Relação entre conhecimento, ciência e sociedade.

 

2° Semestre

Algoritmos e Programação

Professor: Rosangela Rios
Carga Horária: 80h
Ementa: Definição de algoritmos. Tipos de dados, variáveis e constantes. Estruturas de Decisão, Introdução à Linguagem de Programação, Estrutura Condicional com Múltiplas Possibilidades de Escolha. Repetição Controlada por Variável. Repetição Condicional com teste no Início e no Final.

Probabilidade e Estatística

Professor: Tiago Gontijo
Carga Horária: 80h
Ementa: A natureza da estatística; população e amostra; séries estatísticas, gráficos estatísticos; distribuição de freqüência; medidas de posição; medidas de dispersão; medidas de assimetria e curtose; probabilidade; distribuições binomial e normal; correlação e regressão.

Cálculo I

Professor: Maria Ines
Carga Horária: 80h
Ementa: Limites e continuidade. Derivadas e regras básicas de derivação. Regras avançadas de derivação. Derivadas superiores. Otimização de funções de uma variável. Teorema Fundamental do Cálculo. Integrais definidas. Técnicas de integração.

Sociedade e Movimentos

Professor: Jose Aparecido de Oliveira
Carga Horária: 40h
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. História e cultura indígena brasileira. História e cultura afro-brasileira. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado

Saúde e Segurança do Trabalho

Professor: Adilza DodeCarga Horária: 40h
Ementa: Conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção. O impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde. Caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores. Estudo da portaria 3214-Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Normas e certificação. Instrumentos e metodologia para implementação de um SGASST - Sistema de Gerenciamento Ambiental de Saúde e Segurança do Trabalho. Análise e gerenciamento de risco. Certificações de sistema de saúde e segurança do trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho – OHSAS 18.001 e 18002.

Física I

Professores: Aulas Teóricas : Alexsandro Jesus- Aulas Práticas : Luis Elvis
Carga Horária: 80h
Ementa: Dimensões e sistemas de unidades. Vetores e operações vetoriais básicas. Cinemática da partícula. Leis de Newton. Estática e dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia. Movimento linear e sua conservação. Colisões. Momento angular da partícula e de sistemas de partículas. Rotação de corpos rígidos.

 

3° Semestre

Física II

Professores: Aulas teóricas - Alexsandro Jesus, Aulas práticas: Luiz Alves
Carga Horária: 80h
Ementa: Temperatura. Calor e Primeira Lei de Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos gases. Processos termodinâmicos. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Entropia e escala Kelvin.

Ciência e Tecnologia dos Materiais

Professor: Reinaldo Borges de Oliveira Junior
Carga Horária: 80h
Ementa: Desenvolver a capacidade de selecionar materiais de acordo com suas propriedades mecânicas, assim como proporcionar ao discente o conhecimento sobre as tecnologias envolvidas na fabricação de metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Cálculo II

Professor: Maria Inês
Carga Horária: 80h
Ementa: Integrais Definidas, Técnicas de integração, Cálculo de volume de sólidos de revolução, Integrais impróprias; Sequências, Séries infinitas, Testes de convergências, Séries de Taylor e Maclaurin, Séries de potências; Coordenadas polares; Seções cônicas; Superfícies cilíndricas; Superfícies quádricas.

Equações Diferenciais A

Professor: Maria Inês
Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução ao Estudo das Equações Diferenciais Ordinárias: Definição. Solução geral e solução particular. Equações de Primeira Ordem: resolução de equações separáveis, homogêneas, exatas e lineares. Trajetórias ortogonais. Equações Lineares de Segunda Ordem: resolução das equações homogêneas com coeficientes constantes. Sistemas de Equações Diferenciais Lineares: apresentação do problema e resolução de exemplos simples. Transformada de Laplace.

Sistema de Gestão

Professor: Luiz Bandeira
Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos, a evolução, os métodos e as ferramentas da gestão da qualidade; a importância da gestão da qualidade e da produtividade e da normatização para o desenvolvimento das empresas dos negócios e do país .

Mecânica Geral

Professor: 
Carga Horária: 40h
Ementa: Revisão de álgebra vetorial. Vetor-força e vetor posição. Equilíbrio de partículas. Sistemas de forças equivalentes; momento e conjugado. Equações de equilíbrio. Diagramas de corpo livre. Vínculos. Treliças planas. Forças internas, esforços em uma barra. Forças distribuídas. Centro de gravidade. Centróides de linhas, áreas e volumes. Momentos de inércia. Atrito. Princípio dos trabalhos virtuais. Conceitos básicos sobre cinemática e dinâmica do ponto e dos sólidos. Trabalho e energia.

Cálculo Numérico

Professor: Rosângela Rios
Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos e aspectos gerais da Análise Numérica: modelagem, particularidades e erros associados. Algoritmos de solução numérica de problemas matemáticos: sistemas lineares, interpolação, ajuste de curvas, raízes de equações.

 

4° Semestre

Resistência dos Materiais I

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 80h
Ementa: Estudo das tensões e deformações sofridas pelos elementos estruturais quando submetidos a tipos de solicitações específicos. Análise de vigas isostáticas submetidas à flexão, análise das tensões normais em seções. Estudo do estado plano de tensões.

Cálculo III

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Funções vetoriais, Vetor tangente, Comprimento de arco, Curvatura, Torção; Funções de várias variáveis; Derivadas parciais, Planos tangentes Derivada direcional, Gradiente, Multiplicadores de Lagrange; Integrais duplas; Integrais triplas; Integrais de linha; integral de superfície.

Introdução à Economia

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Dinâmica de mercado. Empresa no mercado. Economia do país. Intervenção do Estado no mercado. Sistema econômico, fluxos da Economia, Macro e microeconomia, Oferta e Demanda de Mercado.

Mecânica dos Fluidos

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Propriedades dos fluidos; Fluidoestática: A equação fundamental da hidrostática, Lei de Pascal, Pressão Absoluta e Pressão Manométrica; Forças hidrostáticas em superfícies planas submersas; Equilíbrio dos corpos flutuantes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli para fluidos ideais e reais; Perda de Carga; Ábaco de Moody; Potência fornecida por uma bomba; Escoamento fluido em um conduto de seção circular constante; Equação da Quantidade de Movimento em Regime Permanente; Análise Dimensional - Semelhança; Noções de Instrumentação para medida das propriedade dos fluidos e dos escoamentos.

Física III

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Ementa: Compreensão das leis de Maxwell, para isso é proposto o desenvolvimento histórico onde abordar-se-á os seguintes itens: Lei de Coulomb (conceito de interação entre cargas); Lei de Gauss (conceito de campo elétrico); Aplicações; Corrente elétrica; Variação da corrente elétrica; Introdução à teoria de circuitos; Lei de Ohm (circuitos em série e em paralelo, uso do voltímetro e amperímetro); Lei de indução de Faraday - Lenz; Lei de Gauss para o magnetismo; Lei de Ampère - Maxwell. Aulas teóricas e práticas.

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Professor: Disciplina não ofertada no segundo semestre de 2016
Carga Horária: 40h
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver na cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão


5° Semestre

Circuitos Elétricos

Professor: Jeferson Lopes
Carga Horária: 80h
Ementa: Instrumentos básicos de medidas elétricas; aborda a medição de tensão, corrente e potência, a medição em circuitos de corrente alternada com componentes resistivos, capacitivos e indutivos e em circuitos trifásicos; destaca a ligação de motores monofásicos e trifásicos à rede elétrica e os sistemas de comando e acionamento e os componentes utilizados, projeto e montagem de circuitos de comando.

Gestão de Projetos I

Professor: Lúcio Campos
Carga Horária: 40h
Ementa: Introdução e Histórico; Conceitos Básicos; Benefícios do Gerenciamento de Projetos. Fases e Ciclo de Vida de Projetos; O PMI – Project Management Institute. Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos. Estrutura para gerenciamento de projetos e níveis de maturidade.

Ciências dos Materiais II

Professor: Reinaldo Borges
Carga Horária: 40h
Ementa: Desenvolver a capacidade de selecionar materiais de acordo com suas propriedades mecânicas, assim como proporcionar ao discente o conhecimento sobre as tecnologias envolvidas na fabricação de metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Custos Gerenciais e de Produção

Professor: Neimar Gouveia
Carga Horária: 80h
Ementa: Apropriação de Custos. Análise Custos Diretos de Produção. Análise Custos Indiretos de Produção. Contabilidade de Custos.

Fenômenos de Transporte

Professor: Lucas Paglioni
Carga Horária: 80h
Ementa: Fundamentos dos fenômenos de transporte, da estática dos fluidos; aborda as equações fundamentais com volumes de controle finitos; destaca os escoamentos externos e internos, a condução em regimes permanente e transitório, a convecção e a radiação e os fundamentos de transferência de massa

Cálculo Numérico

Professor: Rosângela Rios
Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos e aspectos gerais da Análise Numérica: modelagem, particularidades e erros associados. Algoritmos de solução numérica de problemas matemáticos: sistemas lineares, interpolação, ajuste de curvas, raízes de equações.


6° Semestre

Técnicas de Manufatura

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 80h
Ementa: Teoria das Restrições Seis Sigma - Metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) , Princípios de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) . Manufatura de Classe Mundial – WCM (World Class Manufacturing).

Pesquisa Operacional II

Professor: Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 80h
Ementa: Introdução a Teoria das Filas e Simulação. Conceitos Básicos de Filas. Modelos de Filas. Modelagem e Simulação de Sistemas. Simulação Manual. Modelagem DCA. Simulação de Monte Carlo.

Engenharia Econômica

Professor: Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 40h
Ementa: Dinheiro no tempo; juros, taxa de juros, capital e montante; Juros e descontos simples; juros e descontos compostos; série de pagamentos; tipos de taxas de juros; amortização de empréstimos e financiamentos, fundamentos de finanças, fundamentos de gestão financeira; noções de fluxos de caixa e orçamento de capital.

Desenvolvimento do Produto

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 80h
Ementa: Processo de Desenvolvimento de Produto, Ferramentas de Projeto e Organização do Grupo de Desenvolvimento Gestão de Portfólio, Plataforma de produtos, Estruturas Formais (Stage-Gate System).

Ergonomia I

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 40h
Ementa: Procedimentos da Ergonomia para melhoria do conforto, do bem-estar, da segurança e a garantia da saúde física e da saúde mental no trabalho; métodos e técnicas da Ergonomia para Engenheiros de Produção; Atividade de trabalho: mediação e caráter social; cargas física, cognitiva e psíquica da atividade de trabalho; tarefa e atividade de trabalho; trabalho prescrito e trabalho real; noção de posto de trabalho; constrangimentos; análise ergonômica do trabalho (A.E.T.): ferramentas e técnicas da ergonomia de correção e da ergonomia de concepção para os Engenheiros de Produção; Ergonomia e projeto de sistemas de trabalho; Ergonomia e projeto de instalações industriais; Ergonomia e projeto de sistemas de apoio à decisão; Ergonomia como instrumento de eficiência produtiva.

Modelagem e Análise de Processos de Produção

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 40h
Ementa: Conceitos básicos de modelagem, modelagem hard e soft, IDEF, Fluxograma, diagrama de blocos. Estoques controlados diretamente e indiretamente, pontos de coleta de dados, Indicadores de produção: produtividade, tempo de fluxo, nível de estoque de material em processo e confiabilidade. Análise de gargalos de produção. Balanceamento de linhas. Variabilidade nas operações. TI para o controle do chão de fábrica. Sistemas de execução da manufatura (MES).

Princípios de Marketing para a Eng. de Produção

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 40h
Ementa: Perspectivas da administração de marketing. O ambiente de Marketing: Criação de valor para o cliente ; Ambiente de marketing e seu papel na sociedade. Segmentação e Posicionamento. O Composto de Marketing. O Marketing e a Engenharia de Produção.

Planejamento Tático da Produção

Professor: Disciplina não ofertada no primeiro semestre de 2017
Carga Horária: 40h
Ementa: Natureza do planejamento e controle. Gestão da demanda. Planejamento e controle da capacidade. Planejamento agregado de vendas e operações. Planejamento mestre da produção.


7° Semestre

Instalações Elétricas

Professor: Jeferson Inácio Lopez
Carga Horária: 80h
Ementa: Projeto de instalações elétricas prediais; previsão de cargas da instalação elétrica e a demanda de energia; divisão da instalação em circuitos; o fornecimento de energia; o dimensionamento de condutores elétricos e eletro dutos; os dispositivos de proteção contra choques elétricos e contra descargas atmosféricas.

Controle Estatístico do Processo

Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Carga Horária: 80h
Ementa: Aborda o controle estatísticos dos processos; destaca os aspectos que envolvem a análise de capacidade, as questões econômicas e de melhoria dos processos, a certificação de conformidade de processos, produtos e serviços; introduz a elaboração de manual de qualidade, de confiabilidade metrológica, calibração. Gestão para o controle e a melhoria, caracterização estatística de processos, plano de amostragem, coletas de dados, Partiu, histograma, diagrama de causa e efeito e dispersão, cartas de controle para diferentes fins, análise da capacidade de processos, qualidade da média e plano de inspeção.

Logística Industrial e de Serviços

Professor: Andressa Amaral de Azevedo
Carga Horária: 40h
Ementa: O conceito de sistema logístico. Logística de serviços ao cliente. Gestão da cadeia de suprimentos, critérios competitivos e logística reversa. Gestão de pedidos: planejamento de suprimentos processamento de pedidos e tecnologia da informação. Estratégia de estoque: armazenagem e manuseio de materiais, previsão e controle de estoque Estratégia de transporte: modalidades de transporte trade offs e custos Estratégia de localização. Distribuição de produtos.

Otimização e Métodos Numéricos

Professor: Alexandre de Cássio Rodrigues
Carga Horária: 40h
Ementa: Análise Numérica: Integração Numérica (Fórmulas de Newton-Cotes e Gauss-Legendre) e Equações Diferenciais Ordinárias. Otimização: Dualidade e Otimização em Redes.

Planejamento e Controle da Produção

Professor: Tiago Silveira Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: Gestão de Estoque. A filosofia JIT. MRP e MRP II. OPT – a teoria das restrições. Controle do chão de fábrica: programação e seqüenciamento de linhas.


8° Semestre

Automação e Controle

Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Carga Horária: 40h
Ementa: Natureza da moderna automação. Automação flexível, controle e instrumentação aplicados aos problemas da Engenharia de Produção. Interpretação e registro dos problemas de Engenharia de Produção em códigos matemáticos pertinentes para controle e automação. Tecnologias da automação. Modelamento e controle de manufatura. Robótica e CNC. Máquinas “transfer” e continuidade dos processos discretos. Aplicações de automação e controle nas Indústrias: petroquímica, de cimento, automobilística e de mineração. Automação em serviços.

Estratégia de Produção

Professor: Leila Vaz da Silva
Carga Horária: 40h
Ementa: Estratégica, Negócio, Missão e Visão. Análise do ambiente externo e interno: forças competitivas, recursos e competências. Formulação e implementação da estratégia. Fundamentos para estratégia da produção. Papel estratégico e objetivos da função produção. Estratégia da Produção.

Inovação e Empreendedorismo

Carga Horária: 40h
Ementa: Geração de empreendimentos de base tecnológica nas etapas de conscientização, pré-incubação, incubação e migração aos parques tecnológicos; processo de formação das bases dos empreendimentos tecnológicos; o processo de elaboração de um Plano de Negócios com Plano Tecnológico; O processo empreendedor e gerencial dos negócios tecnológicos.

Sistemas de Informações Gerenciais

Professor: Daniela Assis Alves Pereira
Carga Horária: 80h
Ementa: Gestão estratégica de tecnologia da informação e comunicação, sistemas gestão empresarial, de gestão do conhecimento e a inteligência computacional.

Simulação de Eventos Discretos

Professor: Alexandre de Cassio Rodrigues
Carga Horária: 40h
Ementa: Simulação de eventos e sistemas discretos. Modelagem de Simulação. Uso de sistema de simulação gráfica: Ambiente de trabalho; Processos de decisão e estações de trabalho; Análise de dados de entrada; Relatórios e análise de resultados.

Gestão Ambiental de Empresas

Professor: Tiago Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: A questão ambiental hoje. Saúde e Meio Ambiente. Impactos dos ecossistemas urbanos sobre as comunidades. Avaliação de como os produtos, serviços e processos das organizações interagem com o meio ambiente: ar, solo e água. Gestão de áreas urbanas deterioradas. Auditoria Ambiental. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: o ciclo de vida do sistema-produto, projeto de ciclo de vida, a minimização dos recursos, a escolha de recursos e processos de baixo impacto ambiental, otimização da vida dos produtos, extensão da vida dos materiais, facilitando a desmontagem, complexidade ambiental e a atividade projetual, análise e a validação do impacto dos produtos: A Life Cycle Assessment, instrumentos para o desenvolvimento dos produtos sustentáveis.

 

9° Semestre

Processos de Produção

Carga Horária: 80h
Ementa: Classificação dos processos de fabricação mecânica. Processos de fundição (em areia, moldes, permanentes, investimento, cascata). Processo de metalurgia do pó. Processo de tratamentos térmicos. Tratamento de superfície. Processos de soldagem. Processo de corte. Brasagem. Processos de conformação a frio: perfilamento, dobramento, corte, embutimento e repuxo, cunhagem; a quente: forjamento, laminação, extensão, trefilação. Processos de usinagem: torneamento, fresamento, furação, plainamento, serramento, brochamento, retificação, etc. Fundamentos de usinagem por corte. Ferramentas básicas. Forças desenvolvidas.

TCC I

Professor: Tiago Silveira Gontijo
Carga Horária: 80h
Ementa: Orientação para elaboração do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confiabilidade e Manutenção Industrial

Professor: Luiz Bandeira de Mello Braga
Carga Horária: 80h
Ementa: Fundamentos da montagem de máquinas, das tolerâncias e ajustes, do balanceamento, lubrificação e vedações; mancais de deslizamento e de rolamento, acoplamento, transmissões por engrenagens, por correntes e correias, dispositivos para transporte industrial; manutenções corretiva, preventiva e preditiva. Confiabilidade de Processos de Fabricação.

Metrologia

Professor: Luiz Bandeira
Carga Horária: 40h
Ementa: O Sistema de Medição. Resultado da medição. Incertezas versus Erros de medição. Tolerâncias: dimensional, de forma e de posição. Medição de grandezas: temperatura, pressão, deslocamento, dimensão, elétricas. Sistemas e unidades. Controle metrológico de produtos. Controle metrológico de processos de fabricação.

Gerenciamento de Energia

Professor: Adiéliton Freitas
Carga Horária: 40h
Ementa: Gestão racional e a utilização sistêmica da energia elétrica na indústria; auditoria energética.

Optativa II

Professor: Tiago Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia de Produção ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

Tópicos Especiais 1

Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia de Produção ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

 

10° Semestre

Instalações Industriais e Projeto de Fábrica

Professor: Derival Graça
Carga Horária: 40h
Ementa: Apresentação dos diversos tipos de instalações industriais: Luminotécnica. Instalações sanitárias. Instalações hidráulicas. Instalações de águas pluviais. Instalações de gás canalizado. Captação e tratamento de água. Estações de tratamento de esgoto industrial. Refrigeração. Ar condicionado e calefação. Instalações especiais (caldeiras, ar comprimido, nitrogênio líquido, etc).

Legislação Aplicada à Engenharia

Professor: Alexandra de Fátima Saraiva Soares
Carga Horária: 40h
Ementa: Princípios e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana. Princípios de Direito Público e de Direito Privado. Noções gerais de Direito Civil, Comercial e Trabalhista. Noção de contraditório. Legislação Relacionada com o Exercício Profissional do Engenheiro. Responsabilidade Civil e Penal. Lei 5194; Sistema CONFEA-CREA. Noções Gerais sobre Licitações e Contratos. Legislação trabalhista. Noções Gerais de Direito Societário

TCC II

Professor: Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos
Carga Horária: 40h
Ementa: Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ferramentas para Planejamento, Melhoria e Controle da Qualidade

Professor: Tiago Silveira Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: Planejamento e Análise de Experimentos, Confiabilidade, Planejamento do Produto, Projeto para 6 Sigma, Desdobramento da Função Qualidade (QFD), Análise dos Modos e Efeitos de Falha no Projeto - DFMEA.

Sistemas de Transporte

Professor: Lucio De Souza Campos Neto
Carga Horária: 40h
Ementa: Sistemas de transportes. Modelos de distribuição. Principais modais de transportes e as combinações intermodais; Noções sobre legislação e regulamentações dos transportes. Administração de tráfego e produtividade do transporte. Tecnologias e métodos para dimensionamento da frota e roteirização

Optativa II

Professor: Tiago Silveira Gontijo
Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia de Produção ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

Tópicos Especiais 2

Carga Horária: 40h
Ementa: Disciplina abordando assuntos contemporâneos em Engenharia de Produção ou outras áreas de interesse e estudo das engenharias.

Atividades Complementares

Professor: Andressa Amaral de Azevedo
Carga Horária: 200h
Ementa: As Atividades Complementares totalizam 200 horas e são parte integrante do currículo do curso, constituindo-se uma das dimensões do Projeto Pedagógico que garante a articulação teoria-prática. Têm como finalidade oferecer ao estudante vivências em diferentes áreas de seu interesse, através da iniciação científica, da extensão e da monitoria, de modo a contribuir para a sua formação.

Estágio curricular supervisionado

Carga Horária: 360h
Ementa: Atividades de treinamento, supervisionadas por um docente do curso, na área de atuação profissional do Engenheiro de Produção.