Você está aqui: Página Inicial / Extensão / II Curso de Capacitação de Extensionistas em Políticas Públicas - 2017

II Curso de Capacitação de Extensionistas em Políticas Públicas - 2017

Pró-reitoria Acadêmica | Coordenação de Extensão Universitária

Cronograma:

// 06/04 – 17h às 18h40

Aula 1 – Extensão Universitária e as Políticas Públicas: elementos históricos e atuais, objetivos e desafios

Ementa: a história da extensão universitária; extensão universitária e movimentos sociais; constituição federal de 88, LDB e a institucionalização da extensão e outros marcos legais; Políticas Públicas, Questão Social e os desafios atuais da Extensão Universitária.

Prof. Renato Fontes - Assistente Social, mestre e doutorando em Ciências Sociais - Cidades: cultura, trabalho e políticas públicas – pela PUC Minas. Coordenador da Extensão Universitária e professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do CEUNIH.

// 20/04 – 17h às 18h40

Aula 2 – Direitos Humanos: das necessidades humanas aos Direitos

Direitos humanos e uma perspectiva crítica: Quem são os humanos dos direitos? Efetividade dos direitos humanos: Das necessidades Humanas aos Direitos. Direitos Humanos e Fundamentais: Da abstração das normas constitucionais e Internacionais à concretização dos Direitos por meio de agendas e políticas públicas, ações da Sociedade Civil e Projetos de Extensão.

Profª. Giselle Cruz - Advogada, mestre e doutoranda em Direito pela UFMG. Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos e professora do curso de Direito do CEUNIH.

// 27/04 – 17h às 18h40

Aula 3 – Economia Solidária: cooperação e geração de renda

Ementa: o conceito de Economia Solidária. Sistemas econômicos em conflito na sociedade contemporânea. A crise de gestão financeira do mundo e a emergência de um novo paradigma econômico. Empreendedorismo Social e economia solidária.

Prof. Manuel Muñoz - Psicólogo, mestre e doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS. Professor de diversos cursos do CEUNIH.

// 04/05 – 17h às 18h40

Aula 4 – Meio ambiente e Políticas Públicas

Compatibilizar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico; apresentar condições de melhoria para qualidade de vida das comunidades; formas de garantia da proteção dos recursos naturais e construção de uma sociedade mais justa social e economicamente. Envolvimento de todas as esferas de governo e os diversos atores sociais locais.

Profª. Elizabeth Ibrahim - Engenheira Ambiental, doutora em Ciência Florestal pela UFV. Professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEUNIH.

// 11/05 – 17h às 18h40

Aula 5 – Introdução à elaboração de projetos de intervenção social

Conceituar o projeto de intervenção. Apresentar as etapas de um projeto de intervenção sobre a temática de relevância social, desde a identificação do problema até as estratégias de monitoramento e avaliação, passando pela elaboração do projeto e pelas estratégias de implementação.