Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Administração gerenciam empresa em jogo virtual e aplicam conhecimentos

Curso utiliza gamificação como recurso pedagógico e alia ensino teórico a atividades práticas

O curso de Administração de Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix adotou uma metodologia inovadora como recurso pedagógico de ensino: a gamificação. A novidade consiste em um software que funciona como jogo virtual de estratégias para gerenciamento de uma empresa em todos os seus aspectos: comerciais, industriais, financeiros, de produção, de marketing e de recursos humanos.

O recurso adotado possibilita aos alunos o desenvolvimento de várias competências e habilidades gerenciais e humanas, como exercitar o processo de tomada de decisão; aprimorar as visões estratégica, mercadológica e sistêmica dos negócios; assumir posições e aperfeiçoar técnicas de liderança; trabalhar com conceitos de criatividade e inovação; integrar conhecimento de diversas áreas, entre outras. “Trata-se de uma metodologia diferente de aprendizado, com emoção e entusiasmo”, resume Silas Fernandes Rocha, coordenador do curso de Administração do Izabela Hendrix.

A adoção das estratégias de gamificação ocorreu no segundo semestre de 2016, para alunos do 5º e 6º semestres. Desde então, os graduandos utilizaram o jogo e colocaram em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula para tomar decisões estratégicas. A metodologia é aplicada em cinco rodadas. Em cada uma delas, assim como ocorre na realidade, o sistema disponibiliza cenário macroeconômico e tendências do mercado para embasar as decisões dos grupos. Ao final da etapa, o professor orientador da atividade estimula os discentes à reflexão para efetuar as deliberações em grupo e medir seus impactos nos resultados da empresa para o planejamento das próximas ações.

Leila Vaz, professora do curso de Administração do Izabela Hendrix, avalia que a gamificação é um recurso eficaz e essencial para a formação dos graduandos. “O objetivo pedagógico é apreender os conhecimentos teóricos de forma prática e com utilização de ferramentas tecnológicas que são parte da rotina dos alunos e estimulam o interesse e a participação nas atividades, explica.

A docente também destaca a leveza como ponto forte da metodologia. “Do ponto de vista acadêmico, o processo de aprendizagem é mais prazeroso e divertido. Na questão profissional, permite aos discentes uma percepção mais abrangente de todas as etapas do processo administrativo. Assim, o curso cumpre seu papel de entregar ao mercado profissional mais preparado e de gabarito”, conclui.