Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Notícias / Pedagogia realiza Colóquio sobre Gestão Escolar

Pedagogia realiza Colóquio sobre Gestão Escolar

por Isabela Carvalho publicado 10/10/2018 10h40, última modificação 10/10/2018 10h40
Pedagogia realiza Colóquio sobre Gestão Escolar
O curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 2 de outubro, um Colóquio com o tema “Gestão Escolar – que espaço é esse?”. O evento teve como objetivo principal promover discussões sobre a atuação de diretores no contexto escolar. O Colóquio reuniu as diretoras Cristiane Justi, Débora Castanha (Colégio Metodista Izabela Hendrix) e Priscila Lana, que atuam nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e foi mediado pela coordenadora do curso de Pedagogia, Michele de Sá.

O evento

A professora Michele explicou o objetivo de debater o tema com os alunos do curso. “A ideia é trazer para a realidade dos alunos do Izabela o cotidiano da gestão escolar. Grande parte dos alunos que estão participando do evento estão no modulo de gestão educacional. Por isso, trouxemos gestores que atuam em escolas públicas e privadas, na Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, para contar um pouquinho das experiências do cotidiano”, explicou.

Ainda nesse sentido, a professora do curso Graciete Oliveira, que também participou da organização do Colóquio, comentou sobre os temas debatidos no evento. “O objetivo é que os alunos tenham condição de ver a realidade e os desafios do cotidiano escolar. As diretoras convidadas vão falar um pouco sobre o dia a dia da organização escolar, as questões financeiras, questões pedagógicas, a relação interpessoal, a rotina, como lidar com as famílias e também sobre como deve ser o diálogo com a comunidade”, explicou.

O Debate
A diretora da Educação Infantil da Rede Estadual, Priscila Lana, falou sobre os desafios enfrentados na educação e como as relações interpessoais devem ser trabalhadas no cotidiano escolar. “A proposta é refletir sobre do cotidiano escolar e como é o lugar de gestora, ressaltando que os desafios são muitos. Quero dar prioridade ao debate sobre a questão das relações interpessoais, pois apesar de trabalhar na Educação Infantil, vejo que os adultos são os maiores desafios. Destaco que a gestão escolar é o lugar do cuidar, em todos os sentidos da palavra, pois a escola é dinâmica e precisamos estar em constante diálogo”, explicou.

Para a diretora da rede pública, Cristiane Justi, discutir a gestão escolar dentro da academia ajuda a entender as diferenças entre a prática e a teoria. “O debate é importante porque inúmeras vezes presenciamos a teoria completamente dissociada da prática e acredito que, principalmente na gestão escolar, o dia a dia é muito desafiador”, destacou. A diretora falou também sobre a importância de objetivos bem definidos no contexto da gestão escolar na educação pública. “Na rede pública é extremamente importante monitorar os índices, ter bem consolidado os objetivos que devem ser alcançados na gestão, principalmente com relação a índices de qualidade e proficiência dos alunos”, completou.

A diretora do Colégio Metodista Izabela Hendrix, Débora Castanha, falou sobre o papel do gestor no contexto escolar. “Precisamos pensar que a educação, cada vez mais, precisa ser o elemento humano. O gestor precisa ser uma pessoa de acolhida, que consegue se perceber como mediador dos processos escolares. E esses processos não são somente administrativos e nem só pedagógicos, são uma junção desse mundo administrativo-pedagógico, que se não for bem conduzido não permite que a educação possa avançar ao patamar que desejamos que ela avance”, finalizou.

O evento reuniu alunos de diversos períodos do curso de Pedagogia e interessados em gestão escolar. O curso de Pedagogia do Izabela Hendrix forma profissionais com o título de Licenciatura, aptos a atuar lecionando no magistério, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e também na gestão escolar nas áreas de administração, supervisão, orientação e inspeção.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Colóquio Pedagogia