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Apresentação

Atento à proposta educacional inclusiva, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix busca proporcionar atendimento psicopedagógico ao corpo docente e discente através do Serviço de Apoio Psicopedagógico e Inclusão. A educação inclusiva exige que todos os cursos da IES atendam às necessidades e especificidades de cada aluno, buscando além de sua permanência na faculdade, o seu máximo desenvolvimento. O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Inclusão é uma das extensões dos atendimentos extraclasses ofertados ao discente que o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix disponibiliza com o objetivo de auxiliar os acadêmicos no processo de ensino aprendizagem, visando assegurar seu acesso e permanência no ensino, assim como uma oferta educativa de qualidade.

Este é um compromisso institucional em relação à política de inclusão social desenvolvida pela Educação Metodista que atende a normativa federal em relação à obrigatoriedade legal da garantia da acessibilidade plena das pessoas com necessidades específicas nas IES, públicas ou privadas.

Objetivos: constituir-se como espaço de acolhimento psicopedagógico ao aluno durante o período em que o mesmo realiza o curso, a contar do seu ingresso, bem como suporte técnico para professores e coordenadores na mediação com a realidade atual do corpo discente.

  • Acolhimento, atendimento e encaminhamento emergencial de alunos em sofrimento psíquico.
  • Sensibilização/Capacitação do corpo docente para a realidade do ensino para alunos com necessidades educacionais especiais.
  • Apoio individual e orientação psicopedagógica para alunos e coordenadores.
  • Busca ativa de alunos NEE/inclusão.

Desenvolvimento de estratégias adaptativas nos instrumentos de avaliação para alunos de inclusão e com necessidades educacionais especiais.

Atividades realizadas pelo Serviço:

O Serviço busca promover a acessibilidade através de ações focadas no planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, atitudinal, metodológica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. Destacam-se, dentre outras ações, o acompanhamento psicoemocional e pedagógico, individual e grupal, dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEEs) e a assessoria psicopedagógica contínua ao corpo docente.

Em conformidade com a legislação vigente para a educação especial no ensino superior o Serviço visa dar suporte aos alunos com deficiências, com transtornos globais do desenvolvimento, alunos com alta habilidades/dotação através do Atendimento Educacional Especializado – AEE quando necessário, identificando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que diminuam as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades especiais.