Você está aqui: Página Inicial / ARI / Editais Abertos / Edital – Missão de Estudos nos Estados Unidos

Edital – Missão de Estudos nos Estados Unidos

por Raissa Melo Ferreira publicado 25/05/2018 12h47, última modificação 25/05/2018 12h47

Confira o edital em PDF.

Edital – Missão de Estudos nos Estados Unidos
Parceria com a LADO International Institute

Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração, com ênfase em Direito,voferecido pela LADO Institute –Washington/DC

Pelo presente instrumento, a Assessoria de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix torna pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com ênfase em Direito, oferecido pela LADO International Institute, em Washington/DC, Estados Unidos.

Da Estrutura do intercâmbio
O intercâmbio na LADO está estruturado em atividades teóricas, com seminários e workshops com temas relacionados à área do Direito. O objetivo é possibilitar que os estudantes e bacharéis vivenciem experiências acadêmicas em um país de língua inglesa, para que possam refletir sobre questões estratégicas de Direito numa perspectiva de internacionalização.

Os alunos participarão do programa regular da LADO (ESL – English as a Second Language), a fim de trabalhar vocabulário, gramática e todo conteúdo de General English para aprender, praticar e aprimorar o idioma. Tais aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, das 09h até 11h30. No período da tarde, das 14h às 16h haverá aulas Específicas em Direito (ESP – English for Special Purposes – Law). Serão tratados temas como organização do Poder Judiciário estadunidense, e regramentos do Direito Civil, Penal e Internacional. A ideia central da missão é possibilitar o aprimoramento em inglês, com ênfase no Direito. Na quinta-feira à tarde e na sexta-feira serão destinados às visitas técnicas a museus, órgãos do Poder Legislativo e Judiciário, além de escritório de advocacia.

Ante de iniciar o programa o aluno será submetido a teste de nivelamento, a fim de inseri-lo numa das dez classes regulares, de acordo com seu conhecimento do referido idioma. As aulas específicas de Direito congregarão todos os alunos vinculados a este intercâmbio.

As aulas Específicas em Direito (ESP – English for Special Purposes – Law) ocorrerão durante duas semas e os alunos podem optar pelo curso completo regular da LADO (ESL – English as a Second Language) com duração total de quatro semanas.

Do calendário
• Período de inscrições: até 30.06.2018;
• Processo de seleção: ocorrerá simultaneamente ao processo de inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição;

• Cronograma:

Especificação Curso com início em  Curso com início em
Compra da passagem 30.06.2018 20.07.2018
Pagamento do programa 10.07.2018 10.07.2018
Data da viagem  22.08.2018 19.10.2018

Da elegibilidade e número de vagas
Estudantes de todos os períodos e egressos do curso de Direito podem se inscrever.

Créditos disciplinares e presença
Os alunos participantes terão dispensa de aulas e poderão negociar dispensa de uma disciplina, a critério da coordenação de curso.

Da inscrição
A inscrição deverá ser realizada via e-mail, com envio da ficha para o endereço:

O custo do programa, em dólares norte americanos, será:

Duração doESL = English as a Second Language (General English) Valor
(U$)*
2 semanas 480.00
4 semanas 780.00
*Não estão inclusas as despesas com a passagem aérea, hospedagem, alimentação, deslocamentos para a escola e visitas técnicas, seguro saúde e despesas pessoais.

Caberá exclusivamente ao interessado providenciar passaporte e visto de ingresso nos Estados Unidos. Em razão da exiguidade do curso, recomenda-se visto de turismo (B-2).
Hospedagem
Considerando que o curso será ministrado na sede da LADO International Institute em Washington/DC, situada na 401 9th St NW C100, o interessado poderá optar por um dos vários hotéis da região, ou aluguel por temporada, mediante Airbnb e similares. Cidades próximas como Arlington/VA também oferece acomodações a preços razoáveis.

A LADO International Institute também oferece convênio para outras formas de acomodação:

Casa de Família
Duas semanas em quarto privativo, com refeição: U$1.000.00 (inclui taxa de reserva de acomodação de U$ 245.00)

Apartamento Compartilhado
Duas semanas em quarto compartilhado: U$695.00 (inclui taxa de reserva de acomodação de U$245.00).

Observação: Os preços de acomodação para o curso de 4 semanas estão ainda sujeitos a cotação.


Passagem aérea
A passagem aérea será comprada por cada participante depois de decisão em grupo para a escolha do melhor voo e melhores condições de pagamento.

Nível de proficiência dos alunos participantes
Para melhor aproveitamento do curso, especialmente no que diz respeito às aulas específicas em Direito, os participantes devem ter, no mínimo, o nível
Intermediário de proficiência em inglês.

Após o intercâmbio acadêmico, os estudantes deverão realizar um trabalho acadêmico, orientado pelos professores acompanhantes, relatando a experiência internacional e o que aprenderam durante o curso. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas, além de receberem créditos no Izabela Hendrix, que reconhece os cursos da LADO Institute como atividade complementar de graduação.

Da Seleção
A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessoria de Relações Internacionais, e os critérios de seleção serão:

1) Motivações para participar do projeto;
2) Aproveitamento acadêmico;
3) Reputação do aluno durante o períodoacadêmico;
4) Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante.

OBS: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo no Izabela Hendrix. Egressos e estudantes da Rede Metodista também podem se inscrever.

Mais informações
O professor Lucas Zandona Guimarães participou de intercâmbio na LADO International Institute em janeiro deste ano e está à disposição para prestar esclarecimentos aos interessados.


Belo Horizonte, 21 de maio de 2018.


Relações Internacionais
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix