Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Apresentação

Apresentação

por Ebenezer Da Silva Melo Junior publicado 02/03/2016 18h32, última modificação 25/04/2018 17h54

O tradicional curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix privilegia a integração e a interdisciplinaridade tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão. A matriz curricular foi construída com o objetivo de suprir carências inerentes à realidade brasileira atual, no que tange à formação superior, sem deixar de propiciar o caráter generalista esperado do profissional arquiteto e urbanista.

A proposta busca oferecer a possibilidade de formação mais plena mediante estratégias de flexibilização curricular. É valido destacar que foram realizadas, no ano de 2011, alterações no projeto pedagógico tendo em vista tanto aquilo que foi experienciado no processo contínuo de sua implementação como as novas legislações relacionadas aos cursos de ensino superior. O cotidiano com as turmas que compunham o alunado iniciante do novo projeto trouxe as demandas de alteração que se transformaram, principalmente, em: readequação de carga horária de algumas disciplinas - principalmente as de Expressão e Representação -, redistribuição das disciplinas em alguns períodos e especificação mais aprofundada das normas do Trabalho Final de Graduação – TFG.

Durante o ano de 2012 foram realizadas as alterações que tiveram como objetivo tornar claras as especificidades e modos de operação das disciplinas práticas e teórico-práticas. No ano de 2014, foram propostas as reformulações necessárias para valorizar as atividades práticas já existentes, como viagens de estudos que poderão ser válidas para as atividades complementares e incentivar as atividades práticas em laboratórios. Foi proposto também readequação das cargas horárias de disciplinas apontadas pelos professores como insuficientes para abordar os conteúdos.

Nos demais links desta página do curso de Arquitetura descrevemos a construção, realizada a muitas mãos, de uma proposta pedagógica concisa, integrada e aberta.

Confira a infraestrutura do Izabela Hendrix: