Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Corpo Docente

Corpo Docente

por jessica.rodrigues — publicado 16/05/2017 11h44, última modificação 27/01/2022 15h14

Bernardo Nogueira Capute

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (1995), Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2005), Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela UFMG (2007) e Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG (2011). Possui experiência na área de Arquitetura, Patrimônio e Urbanismo: projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, institucionais e de infraestrutura; elaboração de planos diretores, leis de parcelamento, uso e ocupação do solo, códigos de obras, códigos de posturas e intervenções físicas do patrimônio construído. Atualmente é professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Currículo Lattes

Carolina Albuquerque de Moraes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2003), especialização em Arquitetura de Estruturas Metálicas (CEACOM III) pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - IMIH (2005) e mestrado em Engenharia Civil na área de concentração Construções Metálicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2009). Atualmente é professora auxiliar I na Universidade de Itaúna, professora assistente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e professora visitante na PUC minas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção metálica, interfaces entre arquitetura e estrutura, patrimônio cultural, restauração, intervenção no ambiente construído, arquitetura de interiores e design de móveis.

Currículo Lattes

Célio da Silveira Firmo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix(1987), especialização em Arquitetura de Estruturas Metálicas pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix(2000), especialização em Esp Em Tecologia Para Uso do Aço Áreas de Projetos pela Escola de Minas Ufop(1988) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto(2003). Atualmente é professor titular do Instituto Metodista Izabela Hendrix, - da VALLOUREC e Tubos Estruturais p Engenharia/Arquitetura da V & M do Brasil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Currículo Lattes

Clarissa de Oliveira Neves

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Edificado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é associado - WN Escritório de Arquitetura e Cenografia e professora horista do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: cenografia, exposições, eventos, patrimônio histórico e projeto de restauração.

Currículo Lattes

Eliana Ferreira Nunes

Realizou doutorado (sanduiche) no Departamento de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto em cooperação técnica com a Universität Duisburg-Essen (2012), mestrado em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008), graduação em Arquitetura pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1987) e em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Foi professora do curso de Design de Ambientes da Escola de Design (Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG) no período de 2016 a 2017. Atualmente é Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso Superior de Tecnologia em Design de Ambientes no Centro Metodista Universitário Isabela Hendrix.

Currículo Lattes

Ezequiel Mendonça Rezende

Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), especialização em Construção em Estrutura Metálica pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2002) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1988). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Newton Paiva e do Centro Universitário Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: anteprojeto e projeto de arquitetura, desenho de perspectivas, topografia, Instalações Hidráulicas, Autocad, SketchUp e QGIS.

Currículo Lattes

Fábio Abreu de Queiroz

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e é Especialista em Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Viçosa UFV (2002 e 2003). É Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Foi pesquisador do Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (2005 - 2014) e pesquisador convidado do Departamento de Estudos Culturais da Leuphana Lüneburg University na Alemanha (2011 - 2013). Atualmente é professor de Arquitetura e Urbanismo e membro do Comitê Local de Internacionalização do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte; é integrante do grupo de pesquisa Ateliê Américas. Tem interesse por trabalhos relacionados à produção do espaço urbano e intervenções urbanas em grande escala, tendências comportamentais e modos de vida, projeto de habitação contemporânea, processos de design em arquitetura.

Currículo Lattes

Josana Matedi Prates Dias

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (2008) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Tem experiência nas áreas de Arte, Arquitetura, Design, Cenografia, Comunicação e Moda, atuando principalmente nos debates e práticas que envolvem o corpo, os interiores e a cidade. Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo (Turno Integral) e o Curso Superior Tecnológico em Design de Interiores.

Currículo Lattes

José Eduardo Guimarães Beggiato

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). É Mestre em Administração pela FEAD/MG. Atualmente é diretor da BEGGIATO & LEAL - B&L ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA LTDA e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Currículo Lattes

Karina Machado de Castro Simão

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG (2012) e doutorado pelo Núcleo de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG (2020). Pesquisadora do Observatório de Conflitos Urbanos da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do curso de Arquitetura do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, paisagismo e conflitos urbanos.

Currículo Lattes

Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Engenheiro Arquiteto - 1982), especialização em Conservação e Restauração de Patrimonio Edificado pela Universidade Federal da Bahia (1988) e mestrado em Histõria e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professor assistente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2001, tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração arquitetônica, patrimônio arquitetônico e projetos de arquitetura comercial, residencial e de espaços culturais.

Currículo Lattes

Marcia Maria Cavalieri

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da área de Teoria e História do IBMEC(BH). Professora também do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2013, onde ministra disciplinas da área de história, teoria, projeto, além de orientação de Temas Finais de Graduação, estágio e atividades complementares. Possui conhecimento em administração acadêmica, pois esteve na coordenação do curso nesta mesma instituição por quatro anos, além de atuação em extensão e pesquisa. Esteve como professora substituta do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministrou disciplinas teóricas, orientou alunos em iniciação científica e coordenou um dos grupos de estudos do Programa de Educação Tutorial na mesma Universidade. Por três anos fez parte do corpo docente na Universidade de Itaúna. É Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), possui especialização (MBA) em Sistemas de Gestão Ambiental, Estratégia Empresarial, Projetos de Arquitetura de Interiores e Projeto de Arquitetura Hospitalar, essas últimas duas, em curso. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem especialidade na área de Projeto, Teoria e Crítica da Arquitetura, Urbanismo, Design, Arte, Cultura e formação profissional. Possui experiência na área de gestão acadêmica: coordenação de curso, colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de participar da elaboração de Projetos Pedagógicos (PPC) e da discussão das Diretrizes Nacionais de Curso (DCN).

Currículo Lattes

Mozart Joaquim Magalhães Vidigal

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Mestrado em Construção civil pela Universidade FUMEC (2009). Atualmente é professor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, coordena o projeto de extensão: Mobiliário Infantil Interativo (MOBI), e participa da pesquisa de extensão sobre a pedagogia infantil e a arquitetura das Umeis de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, com ênfase em projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de residencias, edifícios comercias e residenciais, arquitetura e design de clínicas, arquitetura corporativa, acessibilidade, gerontologia. Experiência na área de design de mobiliário infantil.

Currículo Lattes

Natália Achcar Monteiro Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (REABILITA) pela Universidade de Brasília (2011), especialização em Docência no Ensino Superior e Gestão Educacional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2016), mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2014) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2021) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora e professora na Pós-graduação em Arquitetura da Paisagem - IEC PUC Minas. Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e coordenadora/orientadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atuou no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH - 2014-2016), como professora convidada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015-2016) e como pesquisadora no Laboratório da Paisagem - Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG (2012-2016). Tem experiência principalmente nos seguintes temas: expressão e representação - desenho e modelagem digitais, tratamento de imagens, representação gráfica, projeto executivo e detalhamento -, teorias urbanas, espaços livres, intervenções urbanas em áreas consolidadas, projetos urbanos em grande escala, construção da paisagem, parcelamento do solo, habitação de interesse social, arquitetura moderna, patrimônio cultural, sustentabilidade aplicada à arquitetura e urbanismo.

Currículo Lattes

Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FUMEC. Especialista em Engenharia de Produção Civil pela FUMEC. Mestrado em Construção Civil pela UFMG. Sócia-diretora da PgB Arquitetura, Consultoria e Negócios. Professora do curso de Especialização em Construção Civil da UFMG, do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos de Engenharia da UNI-BH. Professora do Curso de Especialização em Estruturas - Newton de Paiva. Professora, auxiliar de coordenação e membro do NDE - Núcleo de Diretrizes Estruturantes do curso de graduação em Engenharia Civil do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Representante da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no SIMAC - Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP-H. Coordenadora do Grupo de gestão de Projetos e Desempenho do DEMC - Escola de Engenharia da UFMG. Conselheira Suplente CAUMG - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais. 2018 a 2020. Desenvolve atividades de consultoria e pesquisa na área de gerenciamento e coordenação de projetos, com ênfase em questões de construtibilidade e desempenho.

Currículo Lattes

Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1989), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1984) e mestrado em Construção Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (2007). Atualmente é arquiteto - Paulo Luso Arquitetura Ltda - ME, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais até 12/2015 e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Design

Currículo Lattes

Regina Maria Xavier Costa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Atualmente, é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Foi coordenadora do curso no período de agosto de 2012 a agosto de 2015. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, projeto arquitetônico, equipamentos urbanos, construção metálica, construção industrializada e construção metálica.

Currículo Lattes

Sandra Lemos Coelho Bontempo

Possui graduação em Arquitetura pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1991) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Membro do conselho deliberativo do patrimônio - Secretaria de Cultura do Município de Belo Horizonte de 05/2013 à 05/2017. Professor TI (tempo integral) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix desde 2005 . Atualmente participa de projeto de extensão na área de preservação do patrimônio. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, identidade cultural, preservação, restauração, história da arquitetura.

Currículo Lattes

Silvio Xavier Santos

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1999), pós-graduado em Gestão Estratégia de Negócios (2004) e Mestre em Administração na área de conhecimento de Gestão em Organizações e linha de pesquisa sobre Inovação e Organizações, no MPA - Mestrado Profissional em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Atuou como Professor no Sistema SESI/SENAI por 2 anos nas disciplinas de Gestão e Planejamento Industrial e Normalização e Qualidade das Organizações. Exerceu atividade como Diretor Técnico e Desenvolvimento sendo Representante da Alta Direção para assuntos relacionados ao Sistema Empresarial na empresa Precon Industrial S.A.. Atualmente desempenha atividades de consultoria e assessoria em diversas empresas no segmento da Construção Civil – Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão Técnica, Gestão Industrial, Desenvolvimento Organizacional, Recuperação de Rejeitos e Reciclagem, Sistema de Qualidade e Ambiental e Desenvolvimento de Novos Produtos pela S. Xavier Engenharia e Consultoria Ltda e ministra aulas das disciplinas Introdução a Engenharia Civil, Tecnologia das Construções, Materiais de Construções, Gestão de Resíduos na Construção Civil e Avaliação e Perícias no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Currículo Lattes

Wesley Siqueira de Castro

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais Escola Guignard (2000), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1994) e Mestrado em Construção Civil pela Universidade FUMEC (2008).

Atualmente é professor de Arquitetura e Design de Interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e professor de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil do Centro

Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico e Expressão e Representação na Arquitetura e na Engenharia.

Currículo Lattes