Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Corpo Docente

Corpo Docente

Para acessar ao currículo lattes basta clicar no nome do docente.


  • Altivo Duarte Machado Vasconcelos - Graduado pela Escola de Arquitetura Izabela Hendrix em 2008 e bacharel em Escultura pela UFMG em 2005. Faz especialização em sistemas tecnológicos e sustentabilidade aplicados ao ambiente construído na UFMG. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Izablela Hendrix. Fundador da arq.pop (escritório de arquitetura popular). Professor de Revit Architecture desde 2008. Sócio fundador do escritório Trena Arquitetura e Ensino LTDA. Empresa especializada em pesquisa e treinamento de softwares no setor da Construção civil, bem como serviços de Arquitetura, onde é Professor, arquiteto e coordenador de projetos. Bacharel em Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente fazendo especulações a respeito do espaço, da forma e da linha, em busca de um processo criativo que permite a qualquer momento uma pausa e ou uma retomada da ação artística. Seu trabalho é mapa registro de escolhas, partindo de um ponto fundador e deixando-se guiar pelas sugestões do espaço, coletando referencias e confundindo-se com o ambiente.

 

  • Ana Maria Ferreira Saraiva - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Ufmg (1980). É arquiteta da Cia. Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte - URBEL - responsável pela urbanização de favelas, monitoramento e recuperação de áreas de risco geológico e promoção da política de produção e regularização de moradias para famílias de baixa renda. Atua na Diretoria de Planejamento da instituição, supervisionando as áreas de documentação, geoprocessamento e informática. Coordena a excecução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Belo Horizonte na instituição. Além disso é professor titular do Instituto Metodista Izabela Hendrix desde 1981, tendo ministrado diversas disciplinas na área de projetos de edificações e na área de saneamento urbano e proteção ambiental, bem como orientado trabalhos finais de graduação. Tem experiência na área de projeto de edificação, reabilitação urbana, conjunto habitacional, plano diretor e lei de uso do solo.

 

  •  Antônio Ananias de Mendonça  - Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1994). Desenvolve atividades acadêmicas (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e, no âmbito da iniciativa privada, presta serviços geotécnicos (SOLU Engenharia Geotécnica Ltda. - consultoria e projeto). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Solos, atuando principalmente nos seguintes segmentos: sistemas de fundação predial, estabilização física/química de solos, análise de estabilidade de taludes, sistemas de estabilização de maciços terrosos e ensaios laboratoriais de solos.

 

  • Bernardo Nogueira Caputepossui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (1995), Especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2005), Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela UFMG (2007) e Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG (2011). Possui experiência na área de Arquitetura, Patrimônio e Urbanismo: projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, institucionais e de infraestrutura; elaboração de planos diretores, leis de parcelamento, uso e ocupação do solo, códigos de obras, códigos de posturas e intervenções físicas do patrimônio construído. Atualmente é professor do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

  • Brenda Melo BernardesGraduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2011). Especialista em Sistemas Tecnológicos e Sustentabilidade Aplicados ao Ambiente Construído (2013). Professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

 

  • Camila Marque Zyngier - Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Doutoranda do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pelo Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela EA UFMG (2007). Integrante do grupo de pesquisa Geoprocessamento na Gestão da Paisagem Urbana e Ambiental (UFMG). Desenvolve tese de doutorado sobre o tema: Geodesign como Modelo de Processo: o Papel da visualização no Estudo de Viabilidade de parâmetros urbanísticos. Professora (CAPES-REUNI) do Curso Noturno da Escola de Arquitetura da UFMG. Professora do Instituto Metodista Izabela Hendrix.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em gestão da paisagem, projetos de edificação, design de interiores e mobiliário.

 

  • Carla Alessandra Carvalho Braga Liz - Mestre em arquitetura e urbanismo, matriculada no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Possui escritório próprio, com atuação em projetos de Arquitetura. Experiência profissional de 9 anos em projetos de arquitetura e arquitetura de interiores. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

 

  • Carlos Henrique Bicalhopossui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Izabela Hendrix (1996)

 

  • Carolina Albuquerque de Moraes - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2003), especialização em Arquitetura de Estruturas Metálicas (CEACOM III) pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - IMIH (2005) e mestrado em Engenharia Civil na área de concentração Construções Metálicas pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2009). Atualmente é professora auxiliar I na Universidade de Itaúna e professora assistente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, construção metálica, interfaces entre arquitetura e estrutura, patrimônio cultural, restauração, intervenção no ambiente construído, arquitetura de interiores e design de móveis.

 

  • Carolina de Castro Anselmo - Mestre em Belas Artes pela Universidade do Porto, Portugal, com linha de pesquisa sobre urbanismo capaz de lidar com fluidez e dissensos das cidades contemporâneas através de uma abordagem sensível (nov 2011). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (jul 2007). Atualmente trabalha com desenvolvimento de projeto de arquitetura e intervenções urbanas e é professora no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Disciplinas que leciona: Sociedade e espaço, expressão e Representação IV, Ateliê III - O homem e a comunidade, Desenho técnico.

 

  • Cecília Amélia Santos Franco - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e mestre em Arquitetura com o ítulo de " Master of Architecture" - University of Texas USA (1994). Atualmente é professora assistente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e arquiteta autônoma no Escritório de Arquitetura de Cecília Santos Franco e Maria Antonieta Gontijo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos da Edificação e Design de Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos arquitetônicos, projetos industrializados de edicações pré-fabricadas design de interioes e decoração, projetos auxiliados por computador, modelabem e animação virtual.

 

  • Célio da Silveira FirmoPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix(1987), especialização em Arquitetura de Estruturas Metálicas pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix(2000), especialização em Esp Em Tecologia Para Uso do Aço Áreas de Projetos pela Escola de Minas Ufop(1988) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto(2003). Atualmente é professor titular do Instituto Metodista Izabela Hendrix, - da VALLOUREC e Tubos Estruturais p Engenharia/Arquitetura da V & M do Brasil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

 

  • Clarissa de Oliveira Neves - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2000) e especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Universidade Federal de Minas Gerais(2007). Atualmente é professor horista do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Associado da WN Escritório de Arquitetura e Cenografia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

 

  • Ecídia Maria Pinto Soares - Engenheira Civil formada em 1985 pela FUMEC/MG. Possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), com ênfase em incêndio em estruturas de concreto. Engenheira sênior e diretora da empresa GeoEstruturar Engenheiros Associados, fundada em 1996. Atua na área de estruturas prefabricadas de concreto desde 1987, como calculista de estruturas de concreto armado e protendido. Compõe o corpo docente do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX, com o cargo de professora responsável, na qual leciona disciplinas da área de tecnologia de construção civil (estruturas) desde1988.

 

  • Eduardo Cunha Castanheira -  Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1984), Especialista em Arte e cultura Barrocas pelo IAC - UFOP, 1993 - Mestre em Construções Metálicas pela Universidade Federal de Ouro Preto 2003 e Doutor em Ciências da Engenharia na área de concentração em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto, 2013. É professor titular do Instituto Metodista Izabela Hendrix, arquiteto autônomo com trabalhos nas áreas de projetos de edificações,interiores, paisagístico e luminotécnicos.

 

  • Eliana Ferreira Nunes - Realizou doutorado (sanduiche) no Departamento de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto em cooperação técnica com a Universität Duisburg-Essen (2012), mestrado em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e graduação em Arquitetura pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1987) e em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Metodista Universitário Isabela Hendrix.

 

  • Elizabeth Sales de Carvalho - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação de patrimônio cultural.

 

  • Ezequiel Mendonça Rezende - Possui mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), Especialização em Construção em Estrutura Metálica pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2002) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1988). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Newton Paiva e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: anteprojeto e projeto de arquitetura, desenho de perspectivas, topografia, Instalações Hidráulicas, Autocad, SketchUp e comunicação visual.

 

  • Fabiana AlvesPossui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e da Infórium Faculdade de Tecnologia. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina

 

  • Fabio Abreu de Queiroz - Fábio Abreu de Queiroz é Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2002) e Especialista em Planejamento Municipal (lato sensu, 2003) pela Universidade Federal de Viçosa UFV; é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008, Escola de Engenharia de São Carlos EESC); e cursa o doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU). É pesquisador do Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos desde 2005, onde desenvolve estudos relacionados a modos de vida, produção privada de apartamentos, processos de design em arquitetura, focando o mercado paulistano e também a produção internacional contemporânea.

 

  • Gabriela Mafra Barreto - Doutoranda pela FAU-USP em Design e Arquitetura (2016/2019), Mestre pela FAU-USP, na área de Projeto, Espaço e Cultura(2005/2008). Especialista pela EA-UFMG(2001). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). É professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2010/atual). Lecionou na PUC-Minas(1/2012), na Universidade de Itaúna (2009/2012) e na Universidade Nove de Julho em São Paulo (2003/2008). Atua no próprio escritório com prática em Projeto de Arquitetura, Interiores, Design e Cenografia.

 

  • Glauco Honório Teixeira - Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011) onde foi professor de fevereito de 1998 até dezembro de 2015. Possui pós-graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2005), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993).Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura e Design.

 

  • Guilherme Maciel Araújo - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba (2000), com especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005) e Especialização em Planejamento Ambiental Urbano pela PUC-Minas (2014). Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano e preservação do patrimônio cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: inventários e planos de inventário de patrimônio cultural, dossiês de tombamento, planos diretores participativos e conservação do meio ambiente. Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Conservação e Reabilitação Urbana e Arquitetônica, da UFMG. Possui experiência em docência tendo sido professor substituto no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Atualmente é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Izabela Hendrix e do Centro Universitário UNA. [E-mail: guilhermemacara@gmail.com; guilherme.araujo@prof.una.br; guilherme.araujo@izabelahendrix.edu.br] [Cel: (31) 9302-0822]

 

  • Izabella Galera - Atualmente professora no curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Izabela Hendrix, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2014) pela UFMG , possui Pós-Graduação em Construções Sustentáveis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010/2011) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (2008). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto em meio urbano, Projeto Arquitetônico e Restauro. Participou dos Seminários internacional De Curitiba(2007/2008) e Seminário de Montevidéu(2008) onde integrou grupos nos Atelhês de Projeto Urbano sobre anel viário, requalificação de áreas centrais, infra-estrutura e sustentabilidade. Participou do Summer School sobre Desenvolvimento Urbano, Cooperação Internacional e Sustentabilidade na Habitação Social, organizado pela Universidade di Bologna e Politécnico di Milano em 2009 .

 

  • João Marcos Machado Gontijo - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor auxiliar do Centro Universitário Newton Paiva e professor titular do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: cenografia, casa rural - minas gerais, construção (arquitetura) - técnica, barroco mineiro e circuito do diamante.

 

  • Josana Matedi Prates Dias - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduação em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (2008) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Tem experiência nas áreas de Arte, Arquitetura, Cenografia, Comunicação e Moda, atuando principalmente nos debates e práticas que envolvem o corpo e a cidade. Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e coordena o Curso de Arquitetura e Urbanismo (Turno Integral) e Curso Superior Tecnológico em Design de Interiores.

 

  • José Aparecido de Oliveira - Membro da Pró-Reitoria Acadêmica; Coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica e Coordenador Editorial do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Filosofia do Direito, Ética, Bioética, Sociologia e Humanidades do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Antropologia, Filosofia e Metodologia Científica da Faculdade de Estudos Administrativos de MG, FEAD. Membro do Núcleo Docente Estruturante. Doutor em Ciências da Comunicação pela Umesp, jornalista graduado pela Fundação Cultural de Belo Horizonte (2002); especialista em Docência de Filosofia pela Unimes (2008) e teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Editor, instrutor e consultor de editoração científica. Pesquisador do Grupo de Estudos de Comunicação e Linguagem e do Programa de Pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.,

 

  • José Eduardo Guimaráes Beggiato - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). É Mestre em Administração pela FEAD/MG. Atualmente é diretor da BEGGIATO & LEAL - B&L ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA LTDA e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

 

  • Jussara Grosch Ludgero Ramos - Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela UFMG (2005), especialização em Reabilitação Arquitetônica e Urbanística Ambiental Sustentável pela UNB (2008) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG (2010). Atuou como pesquisadora dentro do Departamento de Tecnologia e no Laboratório de Conforto Ambiental da UFMG. Participou da equipe técnica da UFMG na elaboração de planos diretores participativos de diversos municípios. Trabalhou como consultora das Regulamentações de Eficiência Energética de Edificações pela UFMG. Possui atuação docente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais desde 2011. Atua desde 2005 no desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo com ênfase em desempenho ambiental e eficiência energética de edificação, habitação de interesse social, desenvolvimento sustentável e planejamento urbano.

 

  • Karina Machado de Castro Simão - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) . Pesquisadora do Laboratório da Paisagem e do Observatório de Conflitos Urbanos, ambos da Escola de Arquitetura da UFMG. Professora do Instituto Metodista Izabela Hendrix.Professora substituta da Escola de Arquitetura da UFMG. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, planejamento de edificações, morfologia urbana, evolução urbana e métodos.

 

  • Leandro de Aguiar e Souza - Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG (2015) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Núcleo de Pós Graduação da EAUFMG (2007). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MINAS (2002). Professor e Pesquisador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Pesquisador e Consultor na área de Projeto e Planejamento Urbano e Ambiental.

 

  • Leonor Natividade de Medeiros Campos - Possui três graduações em PSICOLOGIA, sendo: Bacharelado e Formação de Psicólogos pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981), graduação em Licenciatura Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1980) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). E, várias especializações e experiencia profissional. Desde 2002 até o momento é docente do ensino superior e orientadora de monografias e artigos científicos (TCC) do CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX , faz atendimento Psicológico a discentes, docentes, funcionários do Centro Universitário e coordena o setor de Orientação Profissional vinculado ao núcleo de estágios da Instituição. Tem experiência profissional como: a) Psicóloga Educacional: ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, orientação a pais, professores e coordenação pedagógica; b) Psicóloga Organizacional: atuando em consultoria de: gestão de pessoas, cultura organizacional., clima organizacional, pesquisa de clima organizacional. e terceiro setor. Treinamento e Desenvolvimento; Cursos de pequena duração. Motivação; Dinâmica de grupo e outros. c) Docente do ensino superior desde 1989 até o momento. Registro no CRP de Minas Gerais sob o número: 04/3487.

 

  • Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(1982), especialização em Conservação e Restauração de Arquitetura/Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia(1988), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(2002), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Estadual de Minas Gerais(1971) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Pitágoras(1974). Atualmente é Professor responsável da Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:arquitetura industrial, arqueologia industrial, patrimônio industrial, arquitetura inglesa, urbanismo e mineração.

 

  • Lourdes Regina Galvão Maia - Mestre em Turismo e Meio Ambiente pela UNA (2007/09), título: Turismo e o Patrimônio Industrial Ferroviário: Um Estudo Sobre o Tem da Vale Ouro Preto / Mariana (MG) orientador Dr. Reinaldo Dias. Pesquisa nos temas: arqueologia industrial, interpretação de patrimônio e ferrovia. Especialização em Design de Interior (360h), com monografia em: Ergonomia no Processo de Projetação dos Espaços de Trabalho no Design de Interior (2005). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1991-95) e em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1976-79). Professora nos cursos de Arquitetura e Urbanismo (disciplinas: Atelier II, Arquitetura II, Expressão e representação I, TFG) e Curso Superior de Tecnologia em Design de Interior (disciplinas: Materiais e Processos, Projeto Mobiliário, Estúdio de representação e ergonomia II) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - MG. Professora tutora do curso de Engenharia Civil e Elétrica EAD da UNIUBE - Pólo Belo Horizonte - MG - 2011/13(componentes: Expressão Gráfica I e II). Planejamento e Projetos de Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: decoração de interior/arquitetura de interior, projeto arquitetônico, projeto mobiliário, acompanhamento obra e detalhamento e especificação de materiais de acabamentos.

 

  • Luciana Souza Bragança - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto paisagístico, projeto urbano e arquitetônico, projeto de parque urbano, espaço público e projeto de habitação, parcelamento, urbanismo e gestão. Possui também uma metodologia aprimorada de mapeamento como ferramenta de projeto participativo: biomapas comunitários usados como ferramenta de projeto. Foi professora do Curso de Arquitetura da Universidade do Leste de Minas Gerais, Professora estagiária na Universidade Federal de Minas Gerais e é atualmente Professora do Curso de Arquitetura do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

 

  • Luiz Mauro do Carmo Passos - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais(1996) e aperfeicoamento em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(1993). Atualmente é Professor Universitário Adjunto do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Centro Universitário Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas:planejamento urbano, representação do espaço, história urbana, legislação urbanística, forma urbana e Belo Horizonte.

 

  • Manuel Alfonso Díaz Muñoz - Possui graduação em Ciências Eclesiásticas - Facultad Teológica Del Norte de España (1989), licenciatura em Psicologia - Universidad de Deusto (1987), doutorado (2011) e mestrado (2006) em Teologia, na área de Religião e Educação, pela Escola Superior de Teologia (São Leopoldo, RS)e mestrado em Psicologia Social pela Universidad del Pais Vasco (2007). Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos e educação para a paz. Sua tese, "Educar para paz: comportamentos pró-sociais" obteve Menção de Honra no Prêmio Capes de Teses 2012.

 

  • Márcia Maria Cavalieri - Doutoranda do Núcleo de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Noturno do Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atualmente ministra as disciplinas de: Cultura e Cidade, História e Teoria da Arquitetura e da Cidade II, Atelier Integrado V e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.Leciona também as disciplinas nesta instituição de Urbanismo,História e Teoria da Arquitetura e da Cidade III e Atelier Preparatório de TFG, além de manter ter subcoordenação no projeto de pesquisa "Memória do curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix: Uma proposta de vanguarda", na mesma instituição. Professora, por dois anos, voluntária no Departamento de Análise Crítica e Histórica de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial - PET da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. E por três anos, na Universidade de Itaúna, professora das disciplinas de: História da Arte, Arquitetura e Urbanismo I, II, III , Introdução a Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Brasileira, Técnicas Retrospectivas e Teoria Crítica da Arquitetura e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Possui especialização (MBA) em Sistemas de Gestão Ambiental pela PUC-PR e especialização em Estratégia Empresarial pela Faculdade Cenecista de Joinville. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Tem experiência em Patrimônio Cultural, Restauro, História, Teoria e Crítica da Arquitetura, Arte e da Cultura.

 

  • Marcos Nobre de LimaAtualmente é professor titular no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e do Cenro Universitário Una. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduaçãoem Design de Interiores e Cultura,leciona para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de interiores e Engenharias; Civil, Ambiental e de Produção. Atuando principalmente nos seguintes disciplinas: iluminação, design de interiores, desenho técnico,geometria descritiva, estúdio, funcionalidade, mobiliário, tendências, acessibilidade e desenho de representação.


  • Marina Neiva Alvim - Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (2000), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2003), especialização em Manejo e Gestão de Ambientes Florestais pela Universidade Federal de Lavras (2004), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Botânica e de Educação.


 

  • Marta Lucia Duarte MilagresEspecialista em Arquitetura Contemporânea - Projeto e Crítica pelo IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC/MG (1999). Arquiteta e Urbanista graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui escritório próprio desde 1997, sendo uma das sócias da CRIARQ - oficina de arquitetura, com experiência em projetos arquitetônicos diversos. Atualmente é professora na área de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. É professora de flauta doce da Fundação de Educação Artística desde 1994 e Membro da Flutuar-Orquestra de Flautas desde 2007.


  • Michela Perigolo Rezende é Arquiteta e Urbanista graduada pela Escola de Arquitetura da UFMG (1998), onde também adquiriu o título de Mestre com o Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2009). Possui sólida experiência no desenvolvimento e estudos de detalhes construtivos na área civil e de mobiliários. No campo do patrimônio, mantém ampla atuação em projetos sociais vinculados às tradições afro-brasileiras. Atua também no 3o setor como integrante da DeDiCo - Despertar da Divina Consciência, ONG que promove o desenvolvimento integral e a cultura da paz.


  • Mônica Azevedo Smits de CamposÉ doutoranda em Engenharia de Estruturas - UFMG (2012-2016 FEV). É mestra em Engenharia de Materiais pela REDEMAT, Rede Temática em Engenharia de Materiais - (CETEC, UFOP e UEMG (2004), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário METODISTA Izabela Hendrix (1987) e graduação em Desenho de Produto pela UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais (1984). É pós graduada em Conservação e Manejo da Biodiversidade, IGC-UFMG, especialista em Bambu pelo CBRC (China Bamboo Researsh Center) e colaboradora na fundação, do Instituto Kairós Centro de Biotecnologia. Tem experiência docente no COLTEC-UFMG, na EA-UFMG, no Instituto Izabela Hendrix, no UNI-BH, na graduação e de extensão, ministrando disciplinas no campo Materiais de Construção, Arquitetura e Urbanismo, Expressão e Representação, Desenho Projetivo, Estruturas em Bambu e Orientações para TFG. Classificada no no Concurso Público para o cargo de Professora Assistente na Área Design de Produto, EA-UFMG, 2011; Classificada no Concurso Público para o cargo de Professora Substituta na área de Arquitetura e Urbanismo, EA-UFMG, 2011; Classificada no Concurso Público para o cargo de Professora Substituta na área de Hialotecnia, COLTEC-UFMG, 2006; 


  • Mozart Joaquim Magalhães VidigalMestrando em Construção Civil pela Fumec, com ênfase em Meio Ambiente: "Reciclagem de embalagens plásticas Pós-consumo". Possui especialização em Design de Interiores (Pós-Graduação Lato Sensu) pelo Centro Universitário Metodista izabela Hendrix (2005), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Atualmente é professor titular dos cursos de Arquitetura e Design do Instituto Metodista Izabela Hendrix é professor titular do Centro Interdiciplinar de Assitência e Pesquisa Em Envelhecimento, ministra aula sobre Avaliação Ambiental e Barreiras Arquitetônicas, no curso de extensão promovido pelo Núcleo de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interiores de residências, de estabelecimentos comercials, fábricas, show room, cenografia para feiras e eventos.


  • Natalia Achcar Monteiro SilvaPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (REABILITA) pela Universidade de Brasília (2011) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Docente no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), professora substituta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisadora no Laboratório de Paisagem - Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias urbanas, espaços livres, intervenções urbanas em áreas consolidadas, projeto executivo e detalhamento, habitação de interesse social, arquitetura moderna, patrimônio cultural, sustentabilidade aplicada à arquitetura e urbanismo.


  • Paola Rogedo CamposPaola Campos é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Arquitetura,1995), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU, 2009) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (NPGAU, 2014). Atualmente é professora de arquitetura e urbanismo no Instituto Metodista Izabela Hendrix. Tem investigado os seguintes temas: produção da habitação e da cidade, projetos urbanos e paisagísticos, planejamento e regulação urbana.


  • Paulo Roberto Duarte Luso dos SantosPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo - UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA (1989), graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Minas Gerais (1984) e mestrado em Construção Civil pela Fundacão Mineira de Educacão e Cultura (2007). Atualmente é arquiteto - Paulo Luso Arquitetura Ltda - ME, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais até 12/2015 e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Design.


  • Paulo WaisbergPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(1999), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010) e curso-tecnico-profissionalizante em Eletrônica pelo Colegio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais(1991). Atualmente é associado da WN Arquitetura e Cenografia e professor horista do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.


  • Pedro Barata Fernandes Gomes de CastroPossui graduação em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto(2006) e mestrado em Master Metropolis in Arch. and Urban Cullture pela Universitat Politècnica de Catalunya(2008). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.


  • Regina Maria Xavier CostaPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004). Atualmente, é professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Foi coordenadora do curso no período de agosto de 2012 a agosto de 2015. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, projeto arquitetônico, equipamentos urbanos, construção metálica, construção industrializada e construção metálica.


  • Renato Barbosa FontesÉ doutorando e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; possui graduação em Serviço Social pela mesma universidade (2005). No Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix é coordenador da Extensão Universitária e professor dos cursos de Serviço Social e Arquitetura & Urbanismo. É membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS - MG/6ª Região). Foi bolsista CAPES, sendo colaborador ad-hoc do Programa de "Educação para a Diversidade", nas duas últimas edições (2012-2014) do curso de especialização à distância em "Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero em Raça-Etnia, oferecido pela UFOP. Foi Coordenador Regional de Pós-Graduação da Faculdade Pitágoras (MG) (2009-2010). Foi, também, Coordenador Executivo da ONG Ação Urbana (2006-2009) e Pesquisador Responsável em Minas Gerais pela "Rede de Avaliação, Capacitação para Implementação dos Planos Diretores em Minas Gerais" (2008-2010), pesquisa coordenada pelo Observatório das Metrópoles/Instituto do Milênio - onde é Pesquisador Associado - e Ministério das Cidades. Possui experiência na área de Políticas Públicas e Democracia, com ênfase em Políticas Urbanas, Cidadania e Participação Popular.


  • Roccio Rouver Rosi PeresPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1995). Atualmente é professor responsável da Universidade FUMEC, professor do Centro Universitário de Belo Horizonte, professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e coordenador de laboratório da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, expressão e representação gráfica, modelagem tridimensional e tecnologia dos materiais de construção.


  • Rogério Mori de Sena - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1997), especialização em Design de Interiores e Cultura pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2005) e mestrado em Construção Civil pela Fumec (2009). É professor titular dos cursos de arquitetura e design de interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, desde 1999, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Newton Paiva e do Centro Universitário Belo Horizonte - UNIBH desde 2011. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos da Edificação, atuando nas áreas de Conforto Ambiental, Instalações Hidráulicas, Topografia, Projeto de arquitetura, Maquete. Já lecionou também no Centro Universitário UNA e em disciplinas como Geometria Descritiva, Perspectiva, Materiais de Construção, Desenho Arquitetônico e metodologia científica.


  • Roselena Machado Carlos de SouzaPossui graduação em Arquitetura (1980) e especialização em Urbanismo (1992) pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Atualmente é professora horista do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação e Consultoria em Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: estabelecimentos assistenciais de saúde, corporações, serviços, comércio atacadista e de varejo, residências unifamiliares.


  • Sander Justino Neves - Doutor em Comunicação Social (2008-2012) pela Umesp, em São Bernardo do Campo (SP). Mestre em Teologia pela EST (2003-jan.2006), em São Leopoldo (RS). Possui graduação em Jornalismo e Publicidade & Propaganda pela Univale (1998-2002), em Governador Valadares (MG). É professor tempo integral do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG), desde 2007. Foi coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda nesta instituição, em 2008. Desde 2008 é coordenador do setor de Educação a Distância (EAD) do Izabela Hendrix, o qual em 2013 passou a ser denominado Agência de Tecnologia Aplicada à Educação (AGE). Desde fevereiro de 2014 voltou à coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda. Também assumiu, em fevereiro de 2014, a coordenação da Assessoria de Comunicação e Vestibular. Ex-professor e ex-diretor de unidade da Faculdade Metodista do Espírito Santo, em Vila Velha (ES), em 2008. Foi professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA (2004-2006), em Porto Alegre (RS). Também coordenou o setor de Comunicação e Marketing do IPA, entre 2002 e 2004. Foi professor e diretor de unidade do Colégio Metodista Centenário e da Faculdade Metodista de Santa Maria (2006-2007), em Santa Maria (RS). Foi repórter e editor das versões impressas e on-line do Diário do Rio Doce, em Minas Gerais (1994-2002).


 

  • Sandra Lemos Coelho BontempoPossui graduação em Arquitetura pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1991) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio - Secretaria de Cultura do Município de Belo Horizonte, professor TI(tempo integral) do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Coordena o Trabalho Final de Gradução desde 2007, participa de projeto de extensão intitulado:Políticas urbanas, de habitação e de patrimônio cultural em Belo Horizonte: Poder Público, universidade e comunidade. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, identidade cultural, preservação e restauração. 


  • Sérgio Barbosa de Salles CoelhoPossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1994). Especialista em E-Commerce - PUC-MG (2001) e Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é Gerente Executivo de Projetos da empresa Premo Construções e Empreendimentos S.A. e professor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão e Coordenação de Projetos de Edifícios, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, software livre, gerenciamento de projeto e construção civil.


  • Tarcísio Gontijo Cunha - Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS(2003), Especialista em Planejamento Ambiental Urbano pelo Instituto de Educação Continuada - IEC/PUCMINAS (2005) e Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2011). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando com projetos de parcelamentos e planos de ocupação. Atualmente é Professor do Centro Universitário UNA e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.


  • Tiago Domingues CarvalhoMestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2007) onde foi professor de agosto de 2008 a agosto de 2013, atuando nos campos de ensino, extensão e pesquisa. Desde agosto de 2013 leciona no Instituto Metodista Izabela Hendrix e no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Como gestor da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte coordena a Casa do Baile e a Casa Kubitschek. Tem interesse pela interface da Arquitetura com outros universos disciplinares, principalmente a Arte, a Antropologia e as Técnicas de Informação. Considera que esse possível diálogo entre campos pode proporcionar ricos experimentos relacionados às práticas de criação, ao desenvolvimento de projetos nas variadas escalas e à elaboração de formas de representação e comunicação. Trabalha com curadoria, projetos de expografia e como artista visual realiza obras de arte contemporânea, com prêmios e exposições pelo Brasil.


  • Vanessa Moura Gomes JustePossui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2002) e especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS pela FACULDADE DE TECNOLOGIA DO COMÉRCIO(2010). Atualmente é Gerente da Criar Engenharia Ltda e Professor Engressante do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.


  • Wesley Siqueira de CastroPossui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Minas Gerais Escola Guignard (2000), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1994) e Mestrado em Construção Civil pela Universidade FUMEC (2008). Atualmente é professor de Arquitetura e Design de Interiores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e professor de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil do Centro Universitário Newton Paiva. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico e Expressão e Representação na Arquitetura e na Engenharia.