Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Estágios

Estágios

por Thiago Tamošauskas publicado 28/10/2015 10h53, última modificação 09/03/2016 17h21

Estágio Supervisionado é uma atividade profissionalizante obrigatória sem vínculo empregatício exercida pelo estudante universitário e caracterizada como uma atividade de aprendizado social, profissional e cultural, proporcionada pela vivência em situações reais de trabalho realizadas em escritório de arquitetura e urbanismo, engenharia, empresas públicas ou privadas, em departamentos de projetos e em obras, sob a supervisão da instituição de ensino.

Estágio Supervisionado apresenta-se, assim, como um treinamento complementar às atividades didáticas desenvolvidas pelo aluno. Ao executar tarefas pertinentes à sua área de profissionalização, sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU – ou no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, o aluno tem a possibilidade de desenvolver aptidões e superar suas próprias deficiências, testando suas características para o trabalho e verificando a adequação de sua escolha profissional.

O estágio tem como objetivo:

a)      complementar a capacitação teórico-prática, humanística e tecnológica, contribuindo para a reflexão e construção do senso de cidadania;

b)      aprimorar o processo de capacitação profissional do aluno enquanto este  encontra-se amparado pelos docentes da instituição de ensino, possibilitando o esclarecimento de dúvidas nas diversas áreas de conhecimento e atuação profissional;

c)      vivenciar simultaneamente a experiência acadêmica e o mercado de trabalho.

O Estágio supervisionado consta de uma carga horária de 160 horas dividida em duas partes:

·         estágio em canteiro de obras (80 horas);

·         estágio em escritório de arquitetura e urbanismo, engenharia, empresas públicas ou privadas (80 horas);

A matrícula na disciplina Estágio Supervisionado poderá ser feita a partir da matrícula na disciplina Atelier Integrado IV: o meio, cumprindo, obrigatoriamente, 80 horas em estágio de obra e 80 horas em estágio de escritório/ órgão público, totalizando 160 horas mínimas de estágio supervisionado.

Para a conclusão do Estágio Supervisionado é necessária a elaboração de um Relatório de Estágio dividido em duas partes distintas. A primeira consiste no relatório de atividades realizadas em escritório ou instituição pertinentes às atribuições dos arquitetos e urbanistas. A segunda parte consiste no relatório de atividades em canteiro de obras, documentando e analisando os procedimentos construtivos.

stas atividades têm como objetivo principal enriquecer o perfil do aluno, ampliando seu universo cultural e desenvolvendo habilidades, conhecimentos, competências e atitudes dentro e fora do ambiente acadêmico.

As correspondências entre os tipos de atividades concluídas e sua equivalência, em horas, para o computo da carga horária da disciplina será feita conforme a seguinte tabela e diretrizes:

Ficha de acompanhamento de aluno na obra

Ficha de acompanhamento de aluno em projeto

Para acessar a página do Núcleo de Estágio e Orientação Profissional clique aqui.