Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Matriz Curricular / Currículo 6 - Integral

Currículo 6 - Integral

por jessica.rodrigues — publicado 16/05/2017 17h27, última modificação 14/07/2020 10h45

Curso de Arquitetura e Urbanismo - Integral – Curso 12 
Currículo 6 (Ingressantes em Fev/2012- Última entrada em Fev/2015)
Carga horária total do curso: 3.820 h/a

 

1º Semestre

*Atualmente não existe mais turma neste período para este currículo. Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 7, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura I

Professor/a: Camila Marques Zyngier
Carga horária: 40h
Ementa: Reconhecimento da materialidade no espaço edificado e urbano através da identificação de elementos construtivos e compositivos da arquitetura e do urbanismo. Estudo de conceitos que envolvam o deslocamento humano no espaço privado e público. Levantamento de construção arquitetônica existente e espaço urbano adjacente. Diagnóstico, programa de necessidades, pré-dimensionamento e proposta conceitual. Estudo de linguagens formais da representação espacial arquitetônica e urbana.

Atelier Integrado I: A Integração com o outro

Professor/a: Josana Matedi Prates Dias
Carga horária: 120h
Ementa: Introdução à prática projetual em arquitetura e urbanismo. Resolução de problemas projetuais envolvendo: o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade ocupado pelo corpo humano com criação e construção de habitação para o corpo humano no espaço público em escala 1:1 e com desenho do objeto-intervenção; o estudo e o reconhecimento do espaço edificado como mediador das relações pessoais, bem como o estudo e o reconhecimento do território da cidade ocupado pelas relações pessoais na esfera público-privada, com intervenção em construção arquitetônica existente investigada, inserida no território da cidade, envolvendo levantamento das necessidades espaciais dos usuários. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Atelier Introdutório: O Ser Humano

Professor/a: João Marcos Machado Gontijo
Carga horária: 120h
Ementa: Introdução à arquitetura. Reconhecimento da materialidade do corpo humano no espaço. Sistema de medidas e dimensões corporais no homem vitruviano, no modular e nas referências contemporâneas. Conceito de escala, proporção, tamanho, medida, posição, ergonomia, lugar/ caminho, forma, função. O corpo como usuário modificador do espaço. Comunicação corporal e física. Abordagem experimental do fenômeno arte-comunicação: o corpo e a experiência da criação. A dimensão expressiva, a desinibição e o exercício lúdico. A atividade criadora (projeto – código – mensagem – recepção). Maquete física como instrumento de concepção do espaço. Desenho / Croqui como instrumento de construção e expressão da idéia. Nivelamento básico em informática aplicada à arquitetura. Desenho geométrico básico. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Conhecimento e Saber

Carga horária: 40h
Ementa: O papel das humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Cultura e Cidade

Professor/a: Tarcísio Gontijo Cunha
Carga horária: 40h
Ementa: Introdução à idéia da cidade como resultante das interações sócio-culturais, desenvolvendo os conceitos de: Paisagem, Território, Urbano, Cidade, Urbanização, Metrópole e Conurbação. As cidades pelo mundo e as características das ocupações brasileiras. A incorporação e a percepção do espaço pelo sujeito; o homem diante do espaço, práticas e vivências.

Espaço e Economia

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: O espaço entendido através das relações econômicas e de troca. O modo de produção de cada período da história da humanidade, suas características e rebatimentos na cidade/espaço. A categoria trabalho enquanto fundante do ser social. A Revolução Industrial e as transformações no espaço urbano. Análise Marxista do Espaço. A renda da terra: os valores de uso e de troca. Investigações dos territórios de troca da cidade: o comércio, o entretenimento, os limites das apropriações feitas pelos diversos grupos sociais.

Expressão e Representação I

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende
Carga horária: 80h
Ementa: Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem arquitetônica através de sistemas de projeção cilíndrica, do uso de ferramentas manuais na representação do desenho arquitetônico básico normalizado: plantas, cortes e fachadas.

Fundamentos Tecnológicos para Arquitetura e Urbanismo e Técnicas Construtivas

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Noções elementares de física aplicada à arquitetura, abrangendo sistemas de medidas e unidades, força e equilíbrio, composição de forças. Transferência de calor; trocas térmicas, propriedades e comportamento térmico dos materiais de construção; aspectos físicos e fisiológicos do som; comportamento acústico dos materiais. Fundamentos de arquitetura bioclimática (análise climática, orientação do sol, ventilação natural, iluminação natural etc.). Identificação, nomenclatura e características de elementos construtivos nas edificações. Noções sobre a construção de edifícios, considerando todas as etapas de materialização (sistema de fundações, sistemas estruturais, vedações, instalações e acabamentos), bem como preparação do terreno e organização do canteiro de obras. Noções de técnicas construtivas convencionais e alternativas.

História da Arquitetura, das Cidades e das Artes I

Professor/a: Elizabeth Sales de Carvalho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai da Antiguidade até o fim da Idade Média, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico, bem como análise das influências na arquitetura brasileira.


2º Semestre

*Atualmente não existe mais turma neste período para este currículo. Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 7, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura II

Professor/a: Clarissa de Oliveira Neves, Vanessa Moura Gomes Juste
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das demarcações territoriais e dos conceitos de setorização, relação entre individual/ coletivo, equilíbrio, proporção, simetria, flexibilidade de uso do espaço projetado, espaço aberto, espaço fechado. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes do grupo. Noções básicas sobre conforto ambiental e sustentabilidade aplicados à arquitetura e ao urbanismo. Princípios de orientação solar, ventilação e iluminação natural, aquecimento solar e reaproveitamento de água. Percepção e produção de espaços interiores: forma, ambiência, layout, mobiliário, ergonomia, cor, materiais. Espaço interior vivido / experienciado e suas dimensões funcionais, técnicas, plástico-estéticas e simbólicas

Atelier Integrado II: O Grupo

Professor/a: Clarissa de Oliveira Neves, Vanessa Moura Gomes Juste
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas projetuais envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade como mediador das relações entre pessoas de um mesmo grupo. Emprego de procedimentos projetuais diversos (levantamento arquitetônico, planialtimétrico, das necessidades espaciais) e conhecimentos básicos de cultura construtiva. Abordagem de aspectos funcionais da organização do espaço e sua diversidade de apropriações no tempo e por diferentes usuários, explorando diferentes formas de morar e de trabalhar. Ênfase momentânea no projeto de espaços interiores. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Expressão e Representação II

Professora: Marta Lúcia Duarte Milagres
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas de projeção cônica e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento e à modelagem de sólidos. Perspectiva manual cônica e cilíndrica.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade I

Professor/a: Elizabeth Sales de Carvalho e Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XVIII ao fim do século XIX – do Neoclassicismo ao Ecletismo – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Materiais de Construção

Professor/a: Mônica Azevedo Smits de Campos Guimarães
Carga horária: 40h
Ementa: Classificação geral dos materiais de construção. Vedações, paredes e divisórias (interação das vedações com a estrutura). Revestimento e acabamento de pisos, paredes e tetos. Forros e coberturas. Sistemas de impermeabilização. Classes de pavimentos. Esquadrias e vidros. Misturas à base de cimento. Reciclagem e reutilização de materiais de construção civil.

Sociedade e Espaço

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Os pensamentos que estruturam a cidade: a Escola Social Francesa, a Escola de Chicago e a Ecologia Urbana. A cidade como um fato social. O urbano como resultado da interação sócio-espacial, no qual figuram atores que o produzem. Questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação. Os agentes produtores do espaço urbano. Análise das características da cidade brasileira quanto aos domínios definidos pelos diversos grupos sociais.

Ser Humano em Relações

Carga horária: 40h
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Sistemas Construtivos Vernaculares

Professor/a: Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas construtivos vernáculos disseminados pelo planeta (generalidades construtivas e materiais empregados). Estabilidade estrutural de arquiteturas vernáculas e sua correspondência com sistemas estruturais contemporâneos. Alvenaria estrutural (generalidades, características, blocos/tijolos, estabilidade estrutural e normalização). Considerações tecnológicas para Arquitetura em Terra (generalidades, processos construtivos, sistema estrutural, esforços atuantes, seleção de materiais e sustentabilidade). Solo como material de construção (caracterização tecnológica de solos). Estabilização e melhoramento de solos, com ênfase para solo-cal, solo-cimento e solo-fibra.

Teoria das Estruturas I

Professor/a: Ecídia Maria Pinto Soares
Carga horária: 40h
Ementa: Descrição geral do comportamento estrutural. Esforços solicitantes ativos, reativos e internos. Equilíbrio. Isostática: sujeições, vínculos estruturais, tipos de apoios, diagramas de esforços solicitantes. Tipologias estruturais. Propriedades das figuras planas. Analogias entre os sistemas estruturais da natureza e das edificações. Estabilidade global das edificações. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos.

Tópicos Optativos I

Professor/a: Mônica Azevedo Smits de Campos Guimarães
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula. 

 

3º Semestre

*Atualmente não existe mais turma neste período para este currículo. Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 7, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura III

Professor/a: Gabriela Mafra Barreto
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos de tipo arquitetônico, relação entre espaço privado, espaço coletivo e espaço público; hierarquia; relação entre monumento, marco urbano, identidade cultural e cotidiano; relação entre edifício e paisagem pré-existente. Topologia. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes de um grupo. Implantação, movimentação de terra e sua representação. Desenho de espaços exteriores. Análise das necessidades de diversos grupos sociais. Diagnóstico da comunidade, caracterização do local e definição de terreno, elaboração de programa de necessidades, pré-dimensionamento, fisiograma e fluxograma, proposta conceitual de tema a ser trabalhado no atelier integrado. Normas de acessibilidade universal.

Atelier Integrado III: A Comunidade

Professor/a: Gabriela Mafra Barreto e Mozart Joaquim Magalhães Vidigal
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado para uma comunidade investigada, considerando procedimentos projetuais que respondam à demanda por um equipamento de uso coletivo e espaço aberto de uso público, analisando relações simbólicas, relações entre público e privado, interior e exterior, relação entre o edifício e o entorno, hierarquias. Utilização dos conhecimentos básicos sobre geotecnia aplicada e topografia. Realização de diagnóstico, elaboração de programa de necessidades e escolha da área de intervenção pelo aluno com flexibilização do local de intervenção. Elaboração de projeto em duas etapas.

Expressão e Representação III

Professor/a: Brenda Melo Bernardes, Renata Filipetto Oliveira, Tarcísio Cunha Gontijo, Tiago Domingues Carvalho
Carga horária: 80h
Ementa: Representações do relevo natural e modificado e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento de topografia. Desenvolvimento de raciocínio espacial e da representação da linguagem urbanística. Retificação de curvas de nível.

Geotécnica Aplicada

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça
Carga horária: 40h
Ementa: Noções sobre geotecnia e sua relação com a arquitetura e o urbanismo. Critérios e diretrizes geotécnicas para implantação de edificações. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção Interpretação de boletins de sondagens). Ocupação de encostas. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção, taludamento e reforço de solo). Sistemas de fundação predial. Ocupação de encostas. Sistemas de drenagem de obras geotécnicas (generalidades, características e dispositivos). Normalização.

Gestão de Recursos Ambientais e Saneamento Urbano

Carga horária: 40h
Ementa: Meio ambiente, poluição, gestão e estudos ambientais. Ciclo hidrológico, bacia hidrográfica, drenagem e controle de inundações urbanas. Qualidade da água e soluções individuais e coletivas para captação, tratamento e abastecimento. Tipos de efluentes e soluções individuais e coletivas para coleta e tratamento de esgoto. Tipos de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza urbana, gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, planos de gerenciamento de resíduos.

História da Arquitetura, das Cidades e das Artes II

Professor/a: Guilherme Maciel Araújo
Carga horária: 80h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai do Renascimento até o fim do século XVIII – até o Barroco e o Rococó - considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico. Estudo da arquitetura brasileira, do século XVI ao final do século XVIII, considerando as influências dos elementos colonizadores e dos elementos da terra brasileira, bem como fatores geográficos, técnicos, sociais e históricos e seus desdobramentos nas construções e povoações da época.

Sociedade e Movimentos

Professor/a:  José Aparecido de Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Teoria das Estruturas II

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça
Carga horária: 40h
Ementa: Elementos estruturais e suas associações discretas e contínuas: cabos, arcos, treliças, pilares e vigas. Carregamentos. Estudo das tensões (Lei de Hooke, deformações, cisalhamento, flexão simples, flexão oblíqua, flexão composta, torção). Flambagem. Geometria das peças e sua relação com os esforços solicitantes. Hiperestática: reações e esforços solicitantes (diagramas). Estudo do pórtico e da grelha. Introdução ao pré-dimensionamento de estruturas. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos. Normatização.

Urbanismo

Professor/a: Thêmis Amorim Aragão
Carga horária: 40h
Ementa: O surgimento do campo de conhecimento Urbanismo. Principais modelos e correntes de pensamento sobre a cidade. Os culturalistas, os progressistas, os naturalistas. A interdisciplinaridade da questão urbana. O urbanismo nos dias de hoje: noções de Desenho Urbano: percepção e comportamento ambiental, morfologia urbana, análise visual. Os modelos do planejamento urbano no Brasil: o modelo centralizador tecnocrático, o modelo participativo, o planejamento estratégico. Análise da cidade de Brasília e seu sítio físico.

Tópicos Optativos II

Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

 

4º Semestre

*Atualmente não existe mais turma neste período para este currículo. Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 7, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura IV

Professor/a: Brenda Melo Bernardes, Renata Filipetto Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: Estudos dos conceitos de coordenação modular arquitetônica e urbanística, repetição construtiva e variedade espacial, multifuncionalidade espacial, indeterminação funcional e formal, abertura à intervenção do usuário. Traçados reguladores no espaço urbano e na composição arquitetônica. Detalhes construtivos de serralheria, marcenaria, alvenaria, esquadrias, paginação de revestimentos, coberturas, escadas e rampas. Detalhamento estrutural.

Atelier Integrado IV: O Meio

Professor/a: Bernardo Nogueira Capute, Brenda Melo Bernardes, Carolina de Castro Anselmo, Natália Achcar Monteiro Silva,Renata Filipetto Oliveira
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo parcelamento do solo de pequena escala, habitação social ou conjuntos urbanos que envolvam diversidade de usos, equipamentos públicos e complexidade de fluxos. Desenho de espaços exteriores, análise e solução de impactos gerados e a relação do conjunto arquitetônico com a paisagem urbana. Utilização de sistema construtivo estrutural em concreto bem como de conhecimentos básicos sobre instalações hidrossanitárias, drenagem e detalhamento arquitetônico aplicado ao problema. Elaboração de projeto em duas etapas.

Conforto Ambiental I

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero Ramos
Carga horária: 40h
Ementa: Conforto Térmico. Termo-regulação humana, índices de conforto térmico, estratégias bioclimáticas. Ventilação natural (no contexto predial e urbano) e radiação solar (movimento aparente do sol, cartas e relógios solares, projeto de dispositivos de proteção solar). Instalações de ar condicionado e ventilação mecânica (componentes, funcionamento, tipos de sistemas, aplicações e pré-dimensionamento). Cálculo de carga térmica.

Estrutura em Concreto Armado

Professor/a: Ecídia Maria Pinto Soares
Carga horária: 40h
Ementa: Estruturas em concreto armado convencional moldado “in loco”. Generalidades e características do concreto armado e protendido. Aplicações e estabilidade das estruturas de concreto, em função da tipologia e da função estrutural. Dimensionamento de peças através de projeto padrão: caixas d’água, lajes, vigas, pilares, escadas, tirantes. Pré-dimensionamento das peças, com ênfase nos vãos e ordem de grandeza das cargas atuantes. Adequação do sistema estrutural ao projeto arquitetônico. Estruturas prediais (fases, elementos e detalhes construtivos, processo produtivo). Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Estudos da Paisagem I

Professor/a: Karina Machado de Castro Simão e Paola Rogedo Campos
Carga horária: 80h
Ementa: A Legislação Urbana e a formação da paisagem. Análise da paisagem a partir do estudo dos instrumentos da legislação urbanística que regulam o crescimento e o desenvolvimento urbanos. A Constituição de 1988. O Estatuto da Cidade. Planos Diretores. Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo. Código de Obras e Código de Posturas. Análise da paisagem da cidade, proposições de aplicação de instrumentos do Estatuto da Cidade. Ênfase em noções básicas sobre desenho urbano e projeto de parcelamento. Morfologia Urbana.

Expressão e Representação IV

Professor/a: Altivo Duarte Machado Vasconcelos, Carolina de Castro Anselmo, Marcos Nobre de Lima e Vanessa Moura Gomes Juste
Carga horária: 40h
Ementa: Desenho arquitetônico de projeto executivo, através de emprego da ferramenta computacional e/ou desenho manual. Desenho de apresentação de projetos de arquitetura.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade II

Professor/a: Bernardo Nogueira Capute
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XIX a meados do século XX – Vanguardas, Modernismo e Movimento Moderno – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Instalações Hidrossanitárias

Professor/a: Rogério Mori Sena
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das instalações hidrossanitárias, prediais e urbanas, e suas implicações na construção e manutenção dos edifícios. Sistemas prediais e urbanos de abastecimento de água, de esgotos sanitários e águas pluviais (generalidades, características, processos e elementos). Pré-dimensionamento de instalações prediais de água fria e quente. Sistemas de tratamento de água e esgoto prediais e urbanos (generalidades, características, processos e elementos). Considerações sobre regime hidrológico e drenagem urbana. Normatização.

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Carga horária: 40h
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver (n)a cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária

Tópicos Optativos III

Professor/a: Paulo Waisberg
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

 

5º Semestre

Arquitetura V

Professor/a: Guilherme Maciel Araújo, Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos fundamentais relacionados ao patrimônio histórico cultural arquitetônico e urbanístico. Preservação, proteção e conservação: princípios legais. Tipos de intervenção: restauração, adaptação, revitalização, reconstrução, reciclagem – abordagem tradicional, moderna e contemporânea. Conjunto urbano e bem tombado. Inventário urbano em áreas de interesse de preservação. Técnicas Retrospectivas. Aspectos técnicos, sistemas construtivos, estudos dos materiais, sua história, patologia. Teorias do Restauro, método e técnicas de recuperação, arquétipos formais e detalhes de arquitetura, inerentes aos temas trabalhados no atelier integrado. Ênfase em Minas Gerais.

Atelier Integrado V: O Meio Vivenciado

Professor/a: Bernardo Nogueira Capute, Guilherme Maciel Araújo, Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco, Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo edificação e espaço urbano de interesse cultural e de preservação do patrimônio, exercitando a crítica referenciada em questões da história e da teoria da arquitetura e do urbanismo. Formação de postura crítica individual do aluno frente a sua produção, inserida no contexto arquitetônico e urbanístico contemporâneo. Elaboração de levantamento, diagnóstico, definição de critérios e diretrizes de intervenção. Elaboração de projeto de intervenção envolvendo restauro e ampliação, aprofundando no projeto de espaços interiores: espaço vivido / experienciado e suas dimensões funcionais, técnicas, plástico-estéticas e simbólicas.

Estrutura Metálicas e de Madeira

Professor/a: Carolina Albuquerque de Moraes
Carga horária: 40h
Ementa: Generalidades, propriedades, tipos e perfis comerciais, aplicações e detalhes executivos de estruturas metálicas e de madeira. Pré-dimensionamento de elementos estruturais, com ênfase para os vãos e ordem de grandeza das cargas atuantes. Tipologias de estruturas prediais e industriais (processos, elementos e detalhes construtivos, escadas e coberturas). Estabilidade das estruturas de madeira, em função da tipologia e da função estrutural (processos, elementos e detalhes executivos). Estudo da viabilidade econômica e dos processos construtivos para adequação ao projeto arquitetônico e às necessidades do mercado. Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Estudos da Paisagem II

Professor/a: Natália Achcar Monteiro Silva
Carga horária: 40h
Ementa: Intervenções urbanas na história e na contemporaneidade. Os diversos grupos sociais e a apropriação diferenciada do espaço. Pesquisa, interpretação de dados e análise de metodologias de projetos de intervenções. Análises críticas de espaços consolidados e de propostas elaboradas. Estudos de evolução urbana, estrutura morfológica, estrutura funcional e apropriação urbana. A importância do devido tratamento das áreas livres. O paisagismo das áreas livres. Imagem e apropriação do espaço público e privado. Estudos de pós-ocupação. Análise de intervenção na cidade.

Estudos da Paisagem III

Professor/a: Izabella Galera
Carga horária: 40h
Ementa: Processo de planejamento físico-territorial de assentamentos humanos. Avaliação de impactos urbano-ambientais gerados pelas intervenções arquitetônicas e urbanísticas. Legislação ambiental urbana. Ferramentas legais para o planejamento ambiental: zoneamentos, planos diretores, áreas de proteção ambiental, estudos de bacia hidrográfica, entre outros. Estudo de Impacto de Vizinhança e/ ou Estudo de Impacto Ambiental. Estudos de circulação urbana, mobilidade urbana e planejamento de trânsito. Qualidade de vida urbana. O espaço (re) definido pelas relações sociais e pelos agentes concretos atuantes na produção espacial. Normalização e legislação na construção de conjuntos urbanos.

Expressão e Representação V

Professor/a: Mônica Azevedo Smits Campos Guimarães, Mozart Joaquim Magalhães Vidigal, Natália Achcar Monteiro Silva e Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos
Carga horária: 40h
Ementa: Detalhamento de escadas, esquadrias e telhados.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade III

Professor/a: Márcia Maria Cavalieri
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo de meados do século XX, a partir da pós-modernidade, até o fim do século XX, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Instalações Elétricas e Luminotécnica

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero Ramos
Carga horária: 40h
Ementa: Conceitos básicos de eletricidade e noções de sistemas elétricos. Estudo das instalações eletro-eletrônicas e suas implicações na construção e manutenção dos edifícios. Conforto ambiental luminotécnico / conforto visual. Tipos de sistemas de iluminação natural: zenital, lateral, pátios. Diretrizes de projeto e recursos arquitetônicos. Métodos de cálculo para ambientes iluminados por luz natural e projeto de dispositivos de proteção solar. Dispositivos de iluminação natural (predial e urbana). Orientação de aberturas. Iluminação artificial (prediais e urbanas). Introdução à luminotecnia. Projetos luminotécnicos (luminárias, lâmpadas e acessórios). Normatização.

Paisagismo

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo da paisagem a partir dos determinantes culturais, biofísicos, químicos e dos formadores da paisagem urbana. Definição, representação e interpretação dos elementos que moldam a paisagem. Análise da paisagem natural e urbana. Estudo do projeto paisagístico. Tipologias vegetais e seu relacionamento com as atividades humanas. Espaços abertos, praças e parques. Estudo de casos.


6º Semestre

Arquitetura VI

Professor/a: Carolina Albuquerque de Moraes
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos relacionados à arquitetura vertical bem como à industrialização da construção no Brasil e no mundo. Coordenação modular construtiva, complexidade compositiva e sistema construtivo vertical. Inserção urbana de edifícios de múltiplos pavimentos e sua relação com os espaços exteriores e públicos. Flexibilização espacial e compatibilização da arquitetura com os sistemas estruturais e de instalações prediais e urbanas. Gerenciamento de projetos complementares. O edifício vertical e a sustentabilidade. Diagnóstico, programa de necessidades, proposta conceitual e estudo de viabilidade das necessidades dos usuários e das metas do empreendedor. Detalhes de arquitetura inerentes ao tema.

Atelier Integrado VI: Relações Sociais e o Meio Político I

Professor/a: Carolina Albuquerque de Moraes, Fábio Abreu de Queiroz
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos em situações e funções complexas, de grande escala e impactos urbanos gerados, aprofundando no estudo da relação entre edifício e paisagem. Emprego de sistema construtivo pré-fabricado, construção a seco, com modulações compatibilizadas com as instalações prediais, coberturas e demais detalhes construtivos. Elaboração de projeto de edifício(s) de múltiplos pavimentos aprofundando e avançando na pesquisa em eficiência energética, na produção no mercado imobiliário e na legislação urbana.

Atividades Complementares

Professor/a: Márcia Maria Cavalieri
Carga horária: 120h
Ementa: Ações extensionistas independentes realizadas pelo aluno com vistas à ampliação cultural e complementação de sua formação profissional, tais como participação e/ou organização de eventos, seminários, festivais e colóquios relacionados com arquitetura e urbanismo, ações sociais, atividades culturais e cursos em outras áreas. Participação em viagens acadêmicas e concursos na área.

Conforto Ambiental II

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero Ramos
Carga horária: 40h
Ementa: Conforto Acústico. Exigências humanas para projetos de conforto acústico. Propagação do som em recintos fechados e abertos. Teatros a céu aberto. Ruído urbano, isolamento sonoro e absorção sonora. Tempo de reverberação. Projetos acústicos para teatros e auditórios, igrejas, estúdios de rádio, TV e gravação, escritórios, escolas. Diretrizes de projeto, recursos arquitetônicos, exemplos construídos. Eficiência energética.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade IV

Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo, no âmbito das novas posturas arquitetônicas e urbanísticas da contemporaneidade, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Metodologia da Pesquisa

Professor/a: Maria Esther Macedo
Carga horária: 40h
Ementa: Introdução aos métodos de produção do saber da(s) área(s) epistêmica(s) básica(s) de formação dos discentes, com a atenção voltada para seus determinantes históricos, sua complexidade e sua inter-relação, com ênfase na área específica do curso.

Planejamento e Gestão

Professor/a: Izabella Galera
Carga horária: 40h
Ementa: O ambiente global contemporâneo: paradigmas e conceitos de planejamento e gestão urbana. O contexto brasileiro: atribuições dos governos locais. Gestão urbana democrática: espaços e mecanismos de participação da população. Trajetória das políticas urbanas, ambientais e de patrimônio nas diferentes esferas do poder público, com ênfase na esfera municipal. Políticas urbanas e expectativas populares, envolvendo empreendedores, poder público e a comunidade.

Seminário de Prática Profissional

Professor/a: Renata Filipetto Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo da ética e da deontologia nos campos da arquitetura e do urbanismo: conceito filosófico de ética e seus desdobramentos morais; ética e deontologia profissional na sociedade brasileira. Estudo da legislação brasileira relacionada à atuação profissional nos campos da arquitetura e do urbanismo: legislação profissional e legislação trabalhista; direitos autorais; normas legais de proteção e defesa do consumidor. Estudo das áreas de atuação profissional do arquiteto urbanista na sociedade e na economia brasileiras. Análise crítica das formas e modos de atuação do arquiteto urbanista. Estudo das formas de organização e de administração de empresas, obras e serviços nos campos da arquitetura e do urbanismo.

Sistemas Construtivos Industrializados

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Tipologias de estruturas prediais, comerciais e industriais (materiais, processos, elementos e detalhes construtivos). Estruturas em concreto pré-moldado e pré-fabricado (generalidades, elementos estruturais, seções comerciais e detalhes de execução). Sistemas estruturais mistos em concreto e aço (generalidades e detalhes executivos). Infraestruturas urbanas (passarelas, abrigos etc.). Estudo de viabilidade econômica. Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Tópicos Optativos IV

Professor/a: Wesley Siqueira de Castro
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula. 

 

7º Semestre

Arquitetura VII

Professor/a: Camila, Marques Zynger, Luciana Souza Bragança
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo da relação do edifício com a construção da cidade. As relações entre construção do cotidiano, edifício tipo e edifício monumento. Espaços Intersticiais, vazios urbanos. Detalhes de arquitetura e de urbanismo. Equipamentos urbanos e a cidade. Desenho urbano e a arquitetura. Desenho de espaços exteriores públicos. Diagnóstico, programa de necessidades, proposta conceitual; metas mercadológicas.

Atelier Integrado VII: Relações Sociais e o Meio Político II

Professor/a: Camila Marques Zyngier, Fábio Abreu de Queiroz, Izabella Galera, Luciana Souza Bragança
Carga horária: 80h
Ementa: Resolução de problemas urbanísticos envolvendo situação complexa, de grande escala e impacto gerado na cidade, aprofundando nos estudos das relações entre a arquitetura, o urbanismo e a paisagem. Elaboração de projeto de urbanismo, contemplando intervenção urbana, operação urbana; e/ ou planejamento urbano, com adoção de procedimentos e definição de diretrizes que envolvam agentes públicos e privados diversos, considerando as implicações mercadológicas advindas.

Atelier Integrado de Preparação para o TFG: Trabalho Final de Graduação

Professor/a: Paola Rogedo Campos, Renata Filippetto Oliveira, Rosamônica Fonseca Lamounier
Carga horária: 80h
Ementa: Atelier para elaboração da Proposta para o Trabalho Final de Graduação resgatando os conhecimentos de Métodos e Técnicas de Pesquisa. Formulação do problema de Arquitetura e Urbanismo que o aluno pretende investigar no seu Trabalho Final de Graduação, definição do tema e das justificativas de escolha. Estudo do referencial teórico, coleta de dados, visitas, estudos de casos análogos, cronograma de atividades necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, ou monografia no semestre seguinte. Elaboração de programa de necessidades, pré-dimensionamentos, diagramas espaciais diversos, estudos de viabilidade para os casos de projeto de arquitetura, de urbanismo e de planejamento urbano e regional. A elaboração da Proposta para o TFG deverá seguir diretrizes específicas elaboradas dentro desta disciplina.

Estágio Supervisionado

Carga horária: 160h
Ementa: Experiência prática em ambientes profissionais realizada junto a empresas públicas ou privadas, escritórios de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. O aluno deverá participar efetivamente desta experiência profissional colaborando na realização de trabalhos sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados. Desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos e acompanhamento de obras.

Tópicos Especiais em Arquitetura

Professora: Renata Filippetto Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: Análise de códigos de obras e de demais legislações específicas que se aplicam às propostas de TFG para os casos de projetos de arquitetura. Auxílio na formulação de problema de arquitetura e urbanismo que o aluno pretende investigar mediante seu Trabalho Final de Graduação e das justificativas de escolha. Métodos de coleta de dados, de estudos de casos análogos e de estudos de viabilidade econômica. Cronograma de atividades a serem desenvolvidas no semestre seguinte. Auxílio na formulação de problemas, definição de tema, referencial teórico e elaboração de pré-projeto de pesquisa, no caso de trabalhos monográficos na área de Arquitetura. Seminários com temáticas variáveis de acordo com o contexto vivenciado e o interesse dos alunos.

Tópicos Especiais em Cidade e Paisagem

Professor/a: Karina Machado de Castro Simão
Carga horária: 40h
Ementa: Análise da legislação urbana (planos diretores, leis de uso e ocupação do solo, leis de parcelamento, código de posturas, legislação ambiental) como subsídio às propostas de TFG. Métodos de análise do sítio urbano, do entorno e do terreno escolhido pelo aluno, no caso de propostas de projeto arquitetônico e/ou urbanístico e definição de roteiro no caso de propostas de trabalhos de planejamento urbano. Auxílio na formulação de problemas, definição de tema, referencial teórico e elaboração de pré-projeto de pesquisa, no caso de trabalhos monográficos na área de Cidade e Paisagem. Diretrizes para tratamento de áreas livres. Pré-análise de inserção urbana e dos possíveis impactos gerados pelos empreendimentos propostos. Seminários com temáticas variáveis de acordo com o contexto vivenciado e o interesse dos alunos.

 

8º Semestre

Atelier de Cidade e Paisagem

Professor/a: Tarcísio Cunha Gontijo
Carga horária: 80h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir do viés crítico e analítico que abrange a livre área de Cidade e Paisagem.

Atelier de Expressão e Representação

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende, Róccio Rouve Rosi Peres
Carga horária: 40h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir das técnicas de expressão e representação como suporte para a realização de elaboração de partido arquitetônico e urbanístico, diagnósticos, anteprojeto, desenho técnico, montagem e diagramação de pranchas e apresentação em geral

Atelier de História e Teoria da Arquitetura, Cidade e Paisagem

Professor/a: Sandra Lemos Coelho Bontempo
Carga horária: 40h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir do viés crítico e analítico que abrange a área de História e Teoria da Arquitetura Cidade e Paisagem

Atelier de Tecnologia da Construção

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça, Ecídia Maria Pinto Soares, Jussara Grosh Ludgero Ramos, Regina Maria Xavier Costa
Carga horária: 80h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir da acessoria técnica relativa a área de Tecnologia da Construção

Atelier Integrado Final: O Ser humano Arquiteto – TFG Trabalho Final de Graduação

Professor/a: Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 20h
Ementa: Resolução de problemas contemplando projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais. Sua concepção, conteúdo, desenvolvimento e apresentação devem contemplar as cinco áreas de conhecimento integrantes da matriz curricular. O Trabalho Final de Graduação deverá seguir normas específicas previstas pela presente disciplina.