Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Matriz Curricular / Currículo 7 - Integral

Currículo 7 - Integral

por jessica.rodrigues — publicado 16/05/2017 16h46, última modificação 14/07/2020 10h47

Currículo 7 
Carga horária total do curso:
4,360 h/a

Arquitetura I

Professor/a: Camila Marques Zyngier
Carga horária: 40h
Ementa: Reconhecimento da materialidade no espaço edificado e urbano através da identificação de elementos construtivos e compositivos da arquitetura e do urbanismo. Estudo de conceitos que envolvam o deslocamento humano no espaço privado e público. Levantamento de construção arquitetônica existente e espaço urbano adjacente. Diagnóstico, programa de necessidades, pré-dimensionamento e proposta conceitual. Estudo de linguagens formais da representação espacial arquitetônica e urbana.

Atelier Integrado I: A Integração com o outro

Professor/a: Josana Matedi Prates Dias
Carga horária: 120h
Ementa: Introdução à prática projetual em arquitetura e urbanismo. Resolução de problemas projetuais envolvendo: o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade ocupado pelo corpo humano com criação e construção de habitação para o corpo humano no espaço público em escala 1:1 e com desenho do objeto-intervenção; o estudo e o reconhecimento do espaço edificado como mediador das relações pessoais, bem como o estudo e o reconhecimento do território da cidade ocupado pelas relações pessoais na esfera público-privada, com intervenção em construção arquitetônica existente investigada, inserida no território da cidade, envolvendo levantamento das necessidades espaciais dos usuários. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

 

1º Semestre

Atelier Introdutório: O Ser Humano

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende e Wesley Siqueira de Castro
Carga horária: 120h
Ementa: Introdução à arquitetura. Reconhecimento da materialidade do corpo humano no espaço. Sistema de medidas e dimensões corporais no homem vitruviano, no modular e nas referências contemporâneas. Conceito de escala, proporção, tamanho, medida, posição, ergonomia, lugar/ caminho, forma, função. O corpo como usuário modificador do espaço. Comunicação corporal e física. Abordagem experimental do fenômeno arte-comunicação: o corpo e a experiência da criação. A dimensão expressiva, a desinibição e o exercício lúdico. A atividade criadora (projeto – código – mensagem – recepção). Maquete física como instrumento de concepção do espaço. Desenho / Croqui como instrumento de construção e expressão da ideia. Nivelamento básico em informática aplicada à arquitetura. Desenho geométrico básico. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Conhecimento e Saber

Carga horária: 40h
Ementa: O papel das humanidades na epistemologia contemporânea. A busca do conhecimento como processo de humanização das relações sociais e pessoais. A ciência como interpretação do conhecimento cotidiano nas dimensões psíquica, física, social e espiritual. O ser humano, a sociedade e o meio ambiente como objetos do conhecimento. A dimensão ética da ciência e a questão do sentido da vida. A crise dos paradigmas epistemológicos modernos e a irrupção de novas sensibilidades. A suspeita e a inquietação como ferramentas para o processo de aprendizado.

Cultura e Cidade

Professor/a: Tarcísio Cunha Gontijo
Carga horária: 40h
Ementa: Introdução à ideia da cidade como resultante das interações sócio-culturais, desenvolvendo os conceitos de: Paisagem, Território, Urbano, Cidade, Urbanização, Metrópole e Conurbação. As cidades pelo mundo e as características das ocupações brasileiras. A incorporação e a percepção do espaço pelo sujeito; o homem diante do espaço, práticas e vivências.

Espaço e Economia

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: O espaço entendido através das relações econômicas e de troca. O modo de produção de cada período da história da humanidade, suas características e rebatimentos na cidade/espaço. A categoria trabalho enquanto fundante do ser social. A Revolução Industrial e as transformações no espaço urbano. Análise Marxista do Espaço. A renda da terra: os valores de uso e de troca. Investigações dos territórios de troca da cidade: o comércio, o entretenimento, os limites das apropriações feitas pelos diversos grupos sociais.

Expressão e Representação I

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende 
Carga horária: 80h
Ementa: Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem arquitetônica através de sistemas de projeção cilíndrica, do uso de ferramentas manuais na representação do desenho arquitetônico básico normalizado: plantas, cortes e fachadas.

Fundamentos Tecnológicos para Arquitetura e Urbanismo e Técnicas Construtivas

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Noções elementares de física aplicada à arquitetura, abrangendo sistemas de medidas e unidades, força e equilíbrio, composição de forças. Transferência de calor; trocas térmicas, propriedades e comportamento térmico dos materiais de construção; aspectos físicos e fisiológicos do som; comportamento acústico dos materiais. Fundamentos de arquitetura bioclimática (análise climática, orientação do sol, ventilação natural, iluminação natural etc.). Identificação, nomenclatura e características de elementos construtivos nas edificações. Noções sobre a construção de edifícios, considerando todas as etapas de materialização (sistema de fundações, sistemas estruturais, vedações, instalações e acabamentos), bem como preparação do terreno e organização do canteiro de obras. Noções de técnicas construtivas convencionais e alternativas.

História da Arquitetura, das Cidades e das Artes I

Professor/a: Elizabeth Sales de Carvalho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai da Antiguidade até o fim da Idade Média, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico, bem como análise das influências na arquitetura brasileira.

Oficina de Expressão e Representação I

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

 

2º Semestre

Arquitetura II

Professor/a: Vanessa Gomes Juste
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das demarcações territoriais e dos conceitos de setorização, relação entre individual/ coletivo, equilíbrio, proporção, simetria, flexibilidade de uso do espaço projetado, espaço aberto, espaço fechado. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes do grupo. Noções básicas sobre conforto ambiental e sustentabilidade aplicados à arquitetura e ao urbanismo. Princípios de orientação solar, ventilação e iluminação natural, aquecimento solar e reaproveitamento de água. Percepção e produção de espaços interiores: forma, ambiência, layout, mobiliário, ergonomia, cor, materiais. Espaço interior vivido / experienciado e suas dimensões funcionais, técnicas, plástico-estéticas e simbólicas

Atelier Integrado II: O Grupo

Professor/a: 
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas projetuais envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado e do território da cidade como mediador das relações entre pessoas de um mesmo grupo. Emprego de procedimentos projetuais diversos (levantamento arquitetônico, planialtimétrico, das necessidades espaciais) e conhecimentos básicos de cultura construtiva. Abordagem de aspectos funcionais da organização do espaço e sua diversidade de apropriações no tempo e por diferentes usuários, explorando diferentes formas de morar e de trabalhar. Ênfase momentânea no projeto de espaços interiores. Elaboração de exercícios projetuais diversos.

Expressão e Representação II

Professor/a: Marta Lúcia Duarte Milagres
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas de projeção cônica e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento e à modelagem de sólidos. Perspectiva manual cônica e cilíndrica.

História da Arquitetura, das Cidades e das Artes II

Professor/a: Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 80h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai do Renascimento até o fim do século XVIII – até o Barroco e o Rococó - considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico. Estudo da arquitetura brasileira, do século XVI ao final do século XVIII, considerando as influências dos elementos colonizadores e dos elementos da terra brasileira, bem como fatores geográficos, técnicos, sociais e históricos e seus desdobramentos nas construções e povoações da época.

Materiais de Construção

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Classificação geral dos materiais de construção. Vedações, paredes e divisórias (interação das vedações com a estrutura). Revestimento e acabamento de pisos, paredes e tetos. Forros e coberturas. Sistemas de impermeabilização. Classes de pavimentos. Esquadrias e vidros. Misturas à base de cimento. Reciclagem e reutilização de materiais de construção civil.

Oficina de Expressão e Representação II

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Ser Humano em Relações

Carga horária: 40h
Ementa: A compreensão integral do ser humano a partir da alteridade e dos fenômenos sociais. Análise das estruturas macro-sociais que regulam as relações e práticas humanas, e das disposições micro-sociais subjacentes aos processos grupais e às subjetividades. A formação da identidade humana como processo social dinâmico em busca de emancipação coletiva e individual. A identidade e os padrões de gênero, corporeidade e etnia. As condições e possibilidades de humanização e desumanização diante dos conflitos contemporâneos em torno de ética, bioética, minorias, diálogo e mercado. Dimensão transcendente do ser humano, entre realidade e destino.

Sistemas Construtivos Vernaculares

Professor/a: Mônica Azevedo Smits de Campos Guimarães
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas construtivos vernáculos disseminados pelo planeta (generalidades construtivas e materiais empregados). Estabilidade estrutural de arquiteturas vernáculas e sua correspondência com sistemas estruturais contemporâneos. Alvenaria estrutural (generalidades, características, blocos/tijolos, estabilidade estrutural e normalização). Considerações tecnológicas para Arquitetura em Terra (generalidades, processos construtivos, sistema estrutural, esforços atuantes, seleção de materiais e sustentabilidade). Solo como material de construção (caracterização tecnológica de solos). Estabilização e melhoramento de solos, com ênfase para solo-cal, solo-cimento e solo-fibra.

Sociedade e Espaço

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Os pensamentos que estruturam a cidade: a Escola Social Francesa, a Escola de Chicago e a Ecologia Urbana. A cidade como um fato social. O urbano como resultado da interação sócio-espacial, no qual figuram atores que o produzem. Questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação. Os agentes produtores do espaço urbano. Análise das características da cidade brasileira quanto aos domínios definidos pelos diversos grupos sociais.

Teoria das Estruturas I

Professor/a: Ecídia Maria Pinto Soares
Carga horária: 60h
Ementa: Descrição geral do comportamento estrutural. Esforços solicitantes ativos, reativos e internos. Equilíbrio. Isostática: sujeições, vínculos estruturais, tipos de apoios, diagramas de esforços solicitantes. Tipologias estruturais. Propriedades das figuras planas. Analogias entre os sistemas estruturais da natureza e das edificações. Estabilidade global das edificações. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos.

Tópicos Optativos I

Professor/a: Mônica Azevedo Smits de Campos Guimarães
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

 

3º Semestre

Arquitetura III

Professor/a: Clarissa de Oliveira Neves, Gabriela Mafra Barreto
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos de tipo arquitetônico, relação entre espaço privado, espaço coletivo e espaço público; hierarquia; relação entre monumento, marco urbano, identidade cultural e cotidiano; relação entre edifício e paisagem pré-existente. Topologia. Aspectos simbólicos da organização e apropriação do espaço por diferentes componentes de um grupo. Implantação, movimentação de terra e sua representação. Desenho de espaços exteriores. Análise das necessidades de diversos grupos sociais. Diagnóstico da comunidade, caracterização do local e definição de terreno, elaboração de programa de necessidades, pré-dimensionamento, fisiograma e fluxograma, proposta conceitual de tema a ser trabalhado no atelier integrado. Normas de acessibilidade universal.

Atelier Integrado III: A Comunidade

Professor/a: Clarissa de Oliveira Neves, Gabriela Mafra Barreto, Josana Matedi Prates Dias, Vanessa Moura Gomes Juste
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo o estudo e o reconhecimento do espaço edificado para uma comunidade investigada, considerando procedimentos projetuais que respondam à demanda por um equipamento de uso coletivo e espaço aberto de uso público, analisando relações simbólicas, relações entre público e privado, interior e exterior, relação entre o edifício e o entorno, hierarquias. Utilização dos conhecimentos básicos sobre geotecnia aplicada e topografia. Realização de diagnóstico, elaboração de programa de necessidades e escolha da área de intervenção pelo aluno com flexibilização do local de intervenção. Elaboração de projeto em duas etapas.

Expressão e Representação III

Professor/a: Brenda Melo Bernardes, Marcos Nobre de Lima, Renata Filipetto Oliveira, Tarcísio Cunha Gontijo
Carga horária: 80h
Ementa: Representações do relevo natural e modificado e do uso de ferramentas manuais e computacionais na representação do desenho arquitetônico, principalmente vinculados ao detalhamento de topografia. Desenvolvimento de raciocínio espacial e da representação da linguagem urbanística. Retificação de curvas de nível.

Geotécnica Aplicada

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça
Carga horária: 60h
Ementa: Noções sobre geotecnia e sua relação com a arquitetura e o urbanismo. Critérios e diretrizes geotécnicas para implantação de edificações. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção Interpretação de boletins de sondagens). Ocupação de encostas. Sistemas de estabilização de maciços terrosos (contenção, taludamento e reforço de solo). Sistemas de fundação predial. Ocupação de encostas. Sistemas de drenagem de obras geotécnicas (generalidades, características e dispositivos). Normalização.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade I

Professor/a: Guilherme Maciel Araújo
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XVIII ao fim do século XIX – do Neoclassicismo ao Ecletismo – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Meio Ambiente e Saneamento

Carga horária: 40h
Ementa: Meio ambiente, poluição, gestão e estudos ambientais. Ciclo hidrológico, bacia hidrográfica, drenagem e controle de inundações urbanas. Qualidade da água e soluções individuais e coletivas para captação, tratamento e abastecimento. Tipos de efluentes e soluções individuais e coletivas para coleta e tratamento de esgoto. Tipos de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza urbana, gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, planos de gerenciamento de resíduos.

Oficina de Expressão e Representação III

Professor/a: Thêmis Amorim Aragão
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Sociedade e Movimentos

Professor/a: José Aparecido de Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: As estruturas sociais e antropológicas do mundo moderno. As mudanças sociais contemporâneas no horizonte globalizado. A constituição do povo brasileiro, a formação da identidade nacional e os movimentos sociais. A relevância da etnia, da classe social e do gênero na constituição social. A crise do patriarcado e as novas configurações nas relações humanas. Um outro mundo possível a partir do exercício da cidadania e do poder compartilhado.

Teoria das Estruturas II

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça
Carga horária: 60h
Ementa: Elementos estruturais e suas associações discretas e contínuas: cabos, arcos, treliças, pilares e vigas. Carregamentos. Estudo das tensões (Lei de Hooke, deformações, cisalhamento, flexão simples, flexão oblíqua, flexão composta, torção). Flambagem. Geometria das peças e sua relação com os esforços solicitantes. Hiperestática: reações e esforços solicitantes (diagramas). Estudo do pórtico e da grelha. Introdução ao pré-dimensionamento de estruturas. Estudo e análise de casos e projetos estruturais significativos, incluindo detalhes construtivos. Normatização.

Tópicos Optativos II

Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

Urbanismo

Professor/a: Thêmis Amorim Aragão
Carga horária: 40h
Ementa: O surgimento do campo de conhecimento Urbanismo. Principais modelos e correntes de pensamento sobre a cidade. Os culturalistas, os progressistas, os naturalistas. A interdisciplinaridade da questão urbana. O urbanismo nos dias de hoje: noções de Desenho Urbano: percepção e comportamento ambiental, morfologia urbana, análise visual. Os modelos do planejamento urbano no Brasil: o modelo centralizador tecnocrático, o modelo participativo, o planejamento estratégico. Análise da cidade de Brasília e seu sítio físico.


4º Semestre

Arquitetura IV

Professor/a: Brenda Melo Bernardes
Carga horária: 40h
Ementa: Estudos dos conceitos de coordenação modular arquitetônica e urbanística, repetição construtiva e variedade espacial, multifuncionalidade espacial, indeterminação funcional e formal, abertura à intervenção do usuário. Traçados reguladores no espaço urbano e na composição arquitetônica. Detalhes construtivos de serralheria, marcenaria, alvenaria, esquadrias, paginação de revestimentos, coberturas, escadas e rampas. Detalhamento estrutural.

Atelier Integrado IV: O Meio

Professor/a: Brenda Melo Bernardes, Carolina de Castro Anselmo, Natália Achcar Monteiro Silva
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo parcelamento do solo de pequena escala, habitação social ou conjuntos urbanos que envolvam diversidade de usos, equipamentos públicos e complexidade de fluxos. Desenho de espaços exteriores, análise e solução de impactos gerados e a relação do conjunto arquitetônico com a paisagem urbana. Utilização de sistema construtivo estrutural em concreto bem como de conhecimentos básicos sobre instalações hidrossanitárias, drenagem e detalhamento arquitetônico aplicado ao problema. Elaboração de projeto em duas etapas.

Conforto Ambiental I

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero Ramos
Carga horária: 40h
Ementa: Conforto Térmico. Termo-regulação humana, índices de conforto térmico, estratégias bioclimáticas. Ventilação natural (no contexto predial e urbano) e radiação solar (movimento aparente do sol, cartas e relógios solares, projeto de dispositivos de proteção solar). Instalações de ar condicionado e ventilação mecânica (componentes, funcionamento, tipos de sistemas, aplicações e pré-dimensionamento). Cálculo de carga térmica.

Estrutura em Concreto Armado

Professor/a: Ecídia Maria Pinto Soares
Carga horária: 60h
Ementa: Estruturas em concreto armado convencional moldado “in loco”. Generalidades e características do concreto armado e protendido. Aplicações e estabilidade das estruturas de concreto, em função da tipologia e da função estrutural. Dimensionamento de peças através de projeto padrão: caixas d’água, lajes, vigas, pilares, escadas, tirantes. Pré-dimensionamento das peças, com ênfase nos vãos e ordem de grandeza das cargas atuantes. Adequação do sistema estrutural ao projeto arquitetônico. Estruturas prediais (fases, elementos e detalhes construtivos, processo produtivo). Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Estudos da Paisagem I

Professor/a: Karina Machado de Castro Simão e Paola Rogedo Campos
Carga horária: 80h
Ementa: A Legislação Urbana e a formação da paisagem. Análise da paisagem a partir do estudo dos instrumentos da legislação urbanística que regulam o crescimento e o desenvolvimento urbanos. A Constituição de 1988. O Estatuto da Cidade. Planos Diretores. Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo. Código de Obras e Código de Posturas. Análise da paisagem da cidade, proposições de aplicação de instrumentos do Estatuto da Cidade. Ênfase em noções básicas sobre desenho urbano e projeto de parcelamento. Morfologia Urbana.

Expressão e Representação IV

Professor/a: Marcos Nobre de Lima, Vanessa Moura Gomes Juste
Carga horária: 40h
Ementa: Desenho arquitetônico de projeto executivo, através de emprego da ferramenta computacional e/ou desenho manual. Desenho de apresentação de projetos de arquitetura.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade II

Professor/a: Renata Filippetto Oliveira
Carga horária: 60h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo do fim do século XIX a meados do século XX – Vanguardas, Modernismo e Movimento Moderno – considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Instalações Hidrossanitárias

Professor/a: Rogério Mori Sena
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo das instalações hidrossanitárias, prediais e urbanas, e suas implicações na construção e manutenção dos edifícios. Sistemas prediais e urbanos de abastecimento de água, de esgotos sanitários e águas pluviais (generalidades, características, processos e elementos). Pré-dimensionamento de instalações prediais de água fria e quente. Sistemas de tratamento de água e esgoto prediais e urbanos (generalidades, características, processos e elementos). Considerações sobre regime hidrológico e drenagem urbana. Normatização.

Meio Ambiente e Consciência Planetária

Carga horária: 40h
Ementa: A consciência planetária como paradigma civilizatório. Estudo da crise planetária em suas dimensões ecológicas ambiental, social e mental. Sociobiodiversidade, multiculturalismo e sustentabilidade: a dimensão ética e política da consciência planetária. Relações humanas e a apropriação do espaço. Os desafios de viver (n)a cidade e o uso dos recursos naturais: a dimensão socioeconômica da consciência planetária. Salvação, natureza e criação: a dimensão transcendente da consciência planetária.

Oficina de Expressão e Representação IV

Professor/a: Tarcísio Gontijo Cunha
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Tópicos Optativos III

Professor/a: Paulo Waisberg
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

 

5º Semestre

*Até a presente data não existe turma: Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 6, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura V

Professor/a: Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos fundamentais relacionados ao patrimônio histórico cultural arquitetônico e urbanístico. Preservação, proteção e conservação: princípios legais. Tipos de intervenção: restauração, adaptação, revitalização, reconstrução, reciclagem – abordagem tradicional, moderna e contemporânea. Conjunto urbano e bem tombado. Inventário urbano em áreas de interesse de preservação. Técnicas Retrospectivas. Aspectos técnicos, sistemas construtivos, estudos dos materiais, sua história, patologia. Teorias do Restauro, método e técnicas de recuperação, arquétipos formais e detalhes de arquitetura, inerentes aos temas trabalhados no atelier integrado. Ênfase em Minas Gerais.

Atelier Integrado V: O Meio Vivenciado

Professor/a: Guilherme Maciel Araújo, Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos envolvendo edificação e espaço urbano de interesse cultural e de preservação do patrimônio, exercitando a crítica referenciada em questões da história e da teoria da arquitetura e do urbanismo. Formação de postura crítica individual do aluno frente a sua produção, inserida no contexto arquitetônico e urbanístico contemporâneo. Elaboração de levantamento, diagnóstico, definição de critérios e diretrizes de intervenção. Elaboração de projeto de intervenção envolvendo restauro e ampliação, aprofundando no projeto de espaços interiores: espaço vivido / experienciado e suas dimensões funcionais, técnicas, plástico-estéticas e simbólicas.

Estrutura Metálicas e de Madeira

Professor/a: Carolina Albuquerque de Moraes
Carga horária: 60h
Ementa: Generalidades, propriedades, tipos e perfis comerciais, aplicações e detalhes executivos de estruturas metálicas e de madeira. Pré-dimensionamento de elementos estruturais, com ênfase para os vãos e ordem de grandeza das cargas atuantes. Tipologias de estruturas prediais e industriais (processos, elementos e detalhes construtivos, escadas e coberturas). Estabilidade das estruturas de madeira, em função da tipologia e da função estrutural (processos, elementos e detalhes executivos). Estudo da viabilidade econômica e dos processos construtivos para adequação ao projeto arquitetônico e às necessidades do mercado. Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Estudos da Paisagem II

Professor/a: Natália Achcar Monteiro Silva
Carga horária: 40h
Ementa: Intervenções urbanas na história e na contemporaneidade. Os diversos grupos sociais e a apropriação diferenciada do espaço. Pesquisa, interpretação de dados e análise de metodologias de projetos de intervenções. Análises críticas de espaços consolidados e de propostas elaboradas. Estudos de evolução urbana, estrutura morfológica, estrutura funcional e apropriação urbana. A importância do devido tratamento das áreas livres. O paisagismo das áreas livres. Imagem e apropriação do espaço público e privado. Estudos de pós-ocupação. Análise de intervenção na cidade.

Estudos da Paisagem III

Professor/a: Izabella Galera
Carga horária: 40h
Ementa: Processo de planejamento físico-territorial de assentamentos humanos. Avaliação de impactos urbano-ambientais gerados pelas intervenções arquitetônicas e urbanísticas. Legislação ambiental urbana. Ferramentas legais para o planejamento ambiental: zoneamentos, planos diretores, áreas de proteção ambiental, estudos de bacia hidrográfica, entre outros. Estudo de Impacto de Vizinhança e/ ou Estudo de Impacto Ambiental. Estudos de circulação urbana, mobilidade urbana e planejamento de trânsito. Qualidade de vida urbana. O espaço (re) definido pelas relações sociais e pelos agentes concretos atuantes na produção espacial. Normalização e legislação na construção de conjuntos urbanos.

Expressão e Representação V

Professor/a: Natália Achcar Monteiro, Paulo Roberto Duarte Luso dos Santos
Carga horária: 40h
Ementa: Detalhamento de escadas, esquadrias e telhados.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade III

Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo de meados do século XX, a partir da pós-modernidade, até o fim do século XX, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Instalações Elétricas e Luminotécnica

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero ramos
Carga horária: 40h
Ementa: Conceitos básicos de eletricidade e noções de sistemas elétricos. Estudo das instalações eletro-eletrônicas e suas implicações na construção e manutenção dos edifícios. Conforto ambiental luminotécnico / conforto visual. Tipos de sistemas de iluminação natural: zenital, lateral, pátios. Diretrizes de projeto e recursos arquitetônicos. Métodos de cálculo para ambientes iluminados por luz natural e projeto de dispositivos de proteção solar. Dispositivos de iluminação natural (predial e urbana). Orientação de aberturas. Iluminação artificial (prediais e urbanas). Introdução à luminotecnia. Projetos luminotécnicos (luminárias, lâmpadas e acessórios). Normatização.

Oficina de Expressão e Representação V

Professor/a: Glauco Honório Texeira
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Paisagismo

Professor/a: Karina Machado de Castro Simão
Carga horária: 60h
Ementa: Estudo da paisagem a partir dos determinantes culturais, biofísicos, químicos e dos formadores da paisagem urbana. Definição, representação e interpretação dos elementos que moldam a paisagem. Análise da paisagem natural e urbana. Estudo do projeto paisagístico. Tipologias vegetais e seu relacionamento com as atividades humanas. Espaços abertos, praças e parques. Estudo de casos. 


6º Semestre

*Até a presente data não existe turma: Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 6, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura VI

Professor/a: Carolina Albuquerque Moraes
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos relacionados à arquitetura vertical bem como à industrialização da construção no Brasil e no mundo. Coordenação modular construtiva, complexidade compositiva e sistema construtivo vertical. Inserção urbana de edifícios de múltiplos pavimentos e sua relação com os espaços exteriores e públicos. Flexibilização espacial e compatibilização da arquitetura com os sistemas estruturais e de instalações prediais e urbanas. Gerenciamento de projetos complementares. O edifício vertical e a sustentabilidade. Diagnóstico, programa de necessidades, proposta conceitual e estudo de viabilidade das necessidades dos usuários e das metas do empreendedor. Detalhes de arquitetura inerentes ao tema.

Atelier Integrado VI: Relações Sociais e o Meio Político I

Professor/a: Carolina Albuquerque de Moraes, Fábio Abreu de Queiroz
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas arquitetônicos e urbanísticos em situações e funções complexas, de grande escala e impactos urbanos gerados, aprofundando no estudo da relação entre edifício e paisagem. Emprego de sistema construtivo pré-fabricado, construção a seco, com modulações compatibilizadas com as instalações prediais, coberturas e demais detalhes construtivos. Elaboração de projeto de edifício(s) de múltiplos pavimentos aprofundando e avançando na pesquisa em eficiência energética, na produção no mercado imobiliário e na legislação urbana.

Atividades Complementares

Carga horária: 120h
Ementa: Ações extensionistas independentes realizadas pelo aluno com vistas à ampliação cultural e complementação de sua formação profissional, tais como participação e/ou organização de eventos, seminários, festivais e colóquios relacionados com arquitetura e urbanismo, ações sociais, atividades culturais e cursos em outras áreas. Participação em viagens acadêmicas e concursos na área.

Conforto Ambiental II

Professor/a: Jussara Grosch Ludgero Ramos
Carga horária: 60h
Ementa: Conforto Acústico. Exigências humanas para projetos de conforto acústico. Propagação do som em recintos fechados e abertos. Teatros a céu aberto. Ruído urbano, isolamento sonoro e absorção sonora. Tempo de reverberação. Projetos acústicos para teatros e auditórios, igrejas, estúdios de rádio, TV e gravação, escritórios, escolas. Diretrizes de projeto, recursos arquitetônicos, exemplos construídos. Eficiência energética.

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade IV

Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento, do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação da arquitetura e das cidades no Brasil e no mundo, no âmbito das novas posturas arquitetônicas e urbanísticas da contemporaneidade, considerando os contextos sócio-econômico, cultural e artístico.

Metodologia da Pesquisa

Professor: Rodrigo Itaboray Frade
Carga horária: 40h
Ementa: Introdução aos métodos de produção do saber da(s) área(s) epistêmica(s) básica(s) de formação dos discentes, com a atenção voltada para seus determinantes históricos, sua complexidade e sua inter-relação, com ênfase na área específica do curso.

Oficina de Expressão e Representação VI

Professor/a: Róccio Rover Rosi Peres
Carga horária: 20h
Ementa: A representação em diferentes suportes e linguagens tendo em vista as demandas da disciplina de Atelier ministrada no período. A representação como instrumento de investigação do objeto arquitetônico e urbanístico. Confecção de maquetes físicas ou eletrônicas processuais ou de apresentação.

Planejamento e Gestão

Professor/a: Izabella Galera
Carga horária: 40h
Ementa: O ambiente global contemporâneo: paradigmas e conceitos de planejamento e gestão urbana. O contexto brasileiro: atribuições dos governos locais. Gestão urbana democrática: espaços e mecanismos de participação da população. Trajetória das políticas urbanas, ambientais e de patrimônio nas diferentes esferas do poder público, com ênfase na esfera municipal. Políticas urbanas e expectativas populares, envolvendo empreendedores, poder público e a comunidade.

Seminário de Prática Profissional

Professor/a: Renata Filipetto Oliveira
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo da ética e da deontologia nos campos da arquitetura e do urbanismo: conceito filosófico de ética e seus desdobramentos morais; ética e deontologia profissional na sociedade brasileira. Estudo da legislação brasileira relacionada à atuação profissional nos campos da arquitetura e do urbanismo: legislação profissional e legislação trabalhista; direitos autorais; normas legais de proteção e defesa do consumidor. Estudo das áreas de atuação profissional do arquiteto urbanista na sociedade e na economia brasileiras. Análise crítica das formas e modos de atuação do arquiteto urbanista. Estudo das formas de organização e de administração de empresas, obras e serviços nos campos da arquitetura e do urbanismo.

Sistemas Construtivos Industrializados

Professor/a: Eliana Ferreira Nunes
Carga horária: 40h
Ementa: Tipologias de estruturas prediais, comerciais e industriais (materiais, processos, elementos e detalhes construtivos). Estruturas em concreto pré-moldado e pré-fabricado (generalidades, elementos estruturais, seções comerciais e detalhes de execução). Sistemas estruturais mistos em concreto e aço (generalidades e detalhes executivos). Infraestruturas urbanas (passarelas, abrigos etc.). Estudo de viabilidade econômica. Considerações em situação de incêndio. Normatização.

Tópicos Optativos IV

Professor/a: Wesley Siqueira de Castro
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

 

7º Semestre

*Até a presente data não existe turma: Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 6, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Arquitetura VII

Professor/a: Luciana Souza Bragança
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo da relação do edifício com a construção da cidade. As relações entre construção do cotidiano, edifício tipo e edifício monumento. Espaços Intersticiais, vazios urbanos. Detalhes de arquitetura e de urbanismo. Equipamentos urbanos e a cidade. Desenho urbano e a arquitetura. Desenho de espaços exteriores públicos. Diagnóstico, programa de necessidades, proposta conceitual; metas mercadológicas.

Atelier Integrado VII: Relações Sociais e o Meio Político II

Professor/a: Izabella Galera, Luciana Souza Bragança
Carga horária: 120h
Ementa: Resolução de problemas urbanísticos envolvendo situação complexa, de grande escala e impacto gerado na cidade, aprofundando nos estudos das relações entre a arquitetura, o urbanismo e a paisagem. Elaboração de projeto de urbanismo, contemplando intervenção urbana, operação urbana; e/ ou planejamento urbano, com adoção de procedimentos e definição de diretrizes que envolvam agentes públicos e privados diversos, considerando as implicações mercadológicas advindas.

Atelier Integrado de Preparação para o TFG: Trabalho Final de Graduação

Professor/a: Josana Matedi Prates Dias, Márcia Maria Cavalieri
Carga horária: 120h
Ementa: Atelier para elaboração da Proposta para o Trabalho Final de Graduação resgatando os conhecimentos de Métodos e Técnicas de Pesquisa. Formulação do problema de Arquitetura e Urbanismo que o aluno pretende investigar no seu Trabalho Final de Graduação, definição do tema e das justificativas de escolha. Estudo do referencial teórico, coleta de dados, visitas, estudos de casos análogos, cronograma de atividades necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de arquitetura e urbanismo, planejamento urbano e regional, ou monografia no semestre seguinte. Elaboração de programa de necessidades, pré-dimensionamentos, diagramas espaciais diversos, estudos de viabilidade para os casos de projeto de arquitetura, de urbanismo e de planejamento urbano e regional. A elaboração da Proposta para o TFG deverá seguir diretrizes específicas elaboradas dentro desta disciplina.

Estágio Supervisionado

Carga horária: 160h
Ementa: Experiência prática em ambientes profissionais realizada junto a empresas públicas ou privadas, escritórios de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. O aluno deverá participar efetivamente desta experiência profissional colaborando na realização de trabalhos sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados. Desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos e acompanhamento de obras.

Tópicos Especiais em Arquitetura

Carga horária: 40h
Ementa: Análise de códigos de obras e de demais legislações específicas que se aplicam às propostas de TFG para os casos de projetos de arquitetura. Auxílio na formulação de problema de arquitetura e urbanismo que o aluno pretende investigar mediante seu Trabalho Final de Graduação e das justificativas de escolha. Métodos de coleta de dados, de estudos de casos análogos e de estudos de viabilidade econômica. Cronograma de atividades a serem desenvolvidas no semestre seguinte. Auxílio na formulação de problemas, definição de tema, referencial teórico e elaboração de pré-projeto de pesquisa, no caso de trabalhos monográficos na área de Arquitetura. Seminários com temáticas variáveis de acordo com o contexto vivenciado e o interesse dos alunos.

Tópicos Especiais em Cidade e Paisagem

Professor/a: Karina Machado de Castro Simão
Carga horária: 40h
Ementa: Análise da legislação urbana (planos diretores, leis de uso e ocupação do solo, leis de parcelamento, código de posturas, legislação ambiental) como subsídio às propostas de TFG. Métodos de análise do sítio urbano, do entorno e do terreno escolhido pelo aluno, no caso de propostas de projeto arquitetônico e/ou urbanístico e definição de roteiro no caso de propostas de trabalhos de planejamento urbano. Auxílio na formulação de problemas, definição de tema, referencial teórico e elaboração de pré-projeto de pesquisa, no caso de trabalhos monográficos na área de Cidade e Paisagem. Diretrizes para tratamento de áreas livres. Pré-análise de inserção urbana e dos possíveis impactos gerados pelos empreendimentos propostos. Seminários com temáticas variáveis de acordo com o contexto vivenciado e o interesse dos alunos.


8º Semestre

*Até a presente data não existe turma: Os professores aqui atribuídos são baseados nas disciplinas do currículo 6, que possui turma neste período ou por sua área de formação.

Atelier de Cidade e Paisagem

Professor/a: Tarcísio Gontijo Cunha
Carga horária: 120h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir do viés crítico e analítico que abrange a livre área de Cidade e Paisagem.

Atelier de Expressão e Representação

Professor/a: Ezequiel Mendonça Rezende
Carga horária: 60h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir das técnicas de expressão e representação como suporte para a realização de elaboração de partido arquitetônico e urbanístico, diagnósticos, anteprojeto, desenho técnico, montagem e diagramação de pranchas e apresentação em geral

Atelier de História e Teoria da Arquitetura, Cidade e Paisagem

Professor/a: Sandra Lemos Coelho Bontempo
Carga horária: 80h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir do viés crítico e analítico que abrange a área de História e Teoria da Arquitetura Cidade e Paisagem

Atelier de Tecnologia da Construção

Professor/a: Antônio Ananias de Mendonça, Ecídia Maria Pinto Soares, Jussara Grosch Ludgero Ramos, Rogério Mori Sena
Carga horária: 160h
Ementa: Dar suporte à resolução de problemas que contemplam projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais, a partir da acessoria técnica relativa a área de Tecnologia da Construção

Atelier Integrado Final: O Ser humano Arquiteto – TFG Trabalho Final de Graduação

Professor/a: Sandra Lemos Coelho
Carga horária: 20h
Ementa: Resolução de problemas contemplando projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos, planejamento urbano e regional, ou monografias, através de trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno e relacionado com as atribuições profissionais. Sua concepção, conteúdo, desenvolvimento e apresentação devem contemplar as cinco áreas de conhecimento integrantes da matriz curricular. O Trabalho Final de Graduação deverá seguir normas específicas previstas pela presente disciplina.