Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Matriz Curricular / Currículo 9

Currículo 9

por jessica.rodrigues — publicado 16/05/2017 15h48, última modificação 14/01/2020 15h04

Currículo 9: (Ingressantes em Fev/2017)
Carga horária total do curso: 3.680 h/a

 

1º Semestre

Atelier Introdutório: O Ser Humano

Professor/a: Wesley Siqueira de Castro, Paulo Waiseberg e Mozart Vidigal
Carga horária: 80h
Ementa: Ensinar e desenvolver processos de criação e concepção de espaços e objetos, com apresentação, experimentação e discussão por meio de diversas ferramentas de representação gráfica bi e tri dimensionais. Capacidade de registro visual, tátil, sonoro, verbal e gráfico. Explorar a linguagem básica das cores e das formas e sua aplicação no projeto

Teoria e Metodologia do Atelier Introdutório

Professor/a: Wesley Siqueira de Castro
Carga horária: 40h
Ementa: Explorar a linguagem básica das cores e das formas e sua aplicação no projeto por meio dos diversos aspectos teóricos e práticos (física da cor, cor luz e pigmento com suas variações cromáticas) e dos planos, linhas e pontos. Estudo das superfícies transparentes, opacas, translúcidas, efeitos visuais, texturas, brilho, claro/escuro, panejamento, ritmo, seqüência, modulação, seriação, frio/quente, sólido/líquido/vapor, figura/fundo, hierarquia, noções de perspectiva, desenho de observação.

Expressão e Representação I

Professor/a: Camila Marques Zyngier; Carla Alessandra Carvalho Braga Liz; Maria Lúcia Machado e Róccio Rouver Rosi Peres
Carga horária: 80h
Ementa: Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem arquitetônica através de sistemas de projeção cilíndrica e do uso de ferramentas manuais na representação do desenho arquitetônico básico normalizado: plantas, cortes e fachadas. Apresentação das normas, convenções e simbologias empregadas no desenho arquitetônico: NBR 6492 (ABNT). Utilização correta dos instrumentos e materiais de desenho.

História da Artes

Professor/a: Elizabeth Sales de Carvalho
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo e análise crítica do pensamento do discurso, da produção e dos processos de formação e transformação das artes, no período que vai da Antiguidade até a contemporaneidade, considerando os contextos socioeconômico, cultural e artístico: Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo, Vanguardas do século XX, Modernismo e Movimento Moderno, arte pós-moderna e arte contemporânea.

Sistemas Construtivos Vernaculares

Professor/a: Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco
Carga horária: 40h
Ementa: Sistemas construtivos vernáculos disseminados pelo planeta (generalidades construtivas e materiais empregados). Estabilidade estrutural de arquiteturas vernáculas e sua correspondência com sistemas estruturais contemporâneos. Alvenaria estrutural (generalidades, características, blocos/tijolos, estabilidade estrutural e normalização). Considerações tecnológicas para Arquitetura em Terra (generalidades, processos construtivos, sistema estrutural, esforços atuantes, seleção de materiais e sustentabilidade). Solo como material de construção (caracterização tecnológica de solos). Estabilização e melhoramento de solos, com ênfase para solo-cal, solo-cimento e solo-fibra.

Sociedade e Espaço

Professor/a: 
Carga horária: 40h
Ementa: Os pensamentos que estruturam a cidade: a Escola Social Francesa, a Escola de Chicago e a Ecologia Urbana. A cidade como um fato social. O urbano como resultado da interação sócio-espacial, no qual figuram atores que o produzem. Questões urbanas contemporâneas: globalização e fragmentação. Os agentes produtores do espaço urbano. Análise das características da cidade brasileira quanto aos domínios definidos pelos diversos grupos sociais.

Tópicos Optativos I

Professor/a: Marcos Nobre Lima
Carga horária: 40h
Ementa: Ementa variável de acordo com o programa de tópicos eletivos a ser oferecido a cada semestre para opção do aluno no ato de sua matrícula.

Empreendedorismo e Inovação I e II

Professor/a: Leila Vaz da Silva
Carga horária: 40h
Ementa: Estudo dos conceitos de empreendedorismo, inovação e intra-empreendedorismo. Caracterização de empreendedorismo digital. O perfil e habilidades empreendedoras. Conhecendo os estágios na criação de um negócio. Caracterização e delimitação da estrutura e desenvolvimento do negócio. Estudo da pesquisa mercadológica. Conceito e aplicação do planejamento de marketing e do Plano operacional.