Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam Diamantina para conhecer história e cultura da cidade

por raissa.ferreira — publicado 04/09/2018 12h38, última modificação 04/09/2018 12h38
Viagem visa fortalecer repertório dos estudantes e valorizar o patrimônio do Brasil

Nos dias 1 e 2 de setembro, a professora Sandra Lemos Coelho Bontempo levou 55 alunos, dos períodos 3, 4 e 6, integral e noite, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix para conhecer a história e cultura da cidade de Diamantina, em Minas Gerais.

Os estudantes fizeram um breve passeio pelas ruas de Diamantina, percorrendo as igrejas do período barroco, conhecendo um pouco da arquitetura, arte, sistemas construtivos e paisagem local. De acordo com a docente, essa foi uma experiência singular, que almeja fortalecer o repertório cultural, bem como valorizar a importância do patrimônio cultural.

A proposta da disciplina “História III – Brasil” é conhecer a formação e a transformação da arquitetura e das cidades, no período que vai do descobrimento do Brasil até o final do século XIX. Diante disso, todos os anos, os alunos são estimulados a percorrer cidades históricas no Brasil, especialmente em Minas Gerais, e conhecer um pouco da cultura local.

Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. A localidade teve forte crescimento quando da descoberta dos diamantes em 1729.

Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de "patrimônio histórico nacional". E, no ano de 1999, foi elevada à categoria de "Patrimônio da Humanidade".

Confira fotos:

Viagem a Diamantina - 2018