Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Curso de Arquitetura e Urbanismo promove missão de estudos em Buenos Aires

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove missão de estudos em Buenos Aires

por Isabela Carvalho publicado 21/05/2018 16h38, última modificação 03/07/2018 16h42
Foram 12 estudantes selecionados para o programa
Estão abertas, até 24 de junho de 2018, as inscrições para o processo seletivo da "Missão Internacional de Estudos em Buenos Aires". A Missão é oferecida pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em cooperação com a Leuphana University (Lüneburg, Alemanha) e com a FADU-UBA (Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad de Buenos Aires, Argentina), com apoio do grupo de pesquisas Atelier Américas da Escola de Arquitetura da UFMG.

O programa será realizado no segundo semestre deste ano e contempla: um seminário preparatório em agosto, em Belo Horizonte, e um workshop acompanhado de excursão com duração de 10 dias em Buenos Aires, em setembro (entre os dias 20 e 30), e visita de dois dias (opcional) a Montevidéu (1º e 2 de outubro).

A Missão de Estudos irá possibilitar a imersão intercultural dos alunos brasileiros ao discutir, em Buenos Aires, desafios urbanos atuais nas metrópoles latino-americanas, tendo em foco a questão habitacional e processos de auto-organização. Os alunos participarão, junto a professores e estudantes de outras duas nacionalidades (argentinos e alemães), de um workshop na FADU-UBA e de um programa de visitas guiadas a diversos bairros e edifícios, além de reuniões com agentes culturais e representantes do poder público. Adicionalmente, será oferecida uma extensão de dois dias da Missão em visita a Montevidéu (nos dias 1º e 2 de outubro).

A iniciativa é direcionada a alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Izabela Hendrix, mas egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo de outras unidades da Rede Metodista também podem se inscrever.

A Missão está organizada como uma disciplina concentrada de 40 horas-aula. Dessa forma, os alunos serão avaliados e, mediante aprovação, poderão solicitar o aproveitamento de créditos em substituição de uma disciplina optativa de 40 horas aula da grade regular do curso.

A avaliação se dará por meio de presença no Seminário Introdutório (em Belo Horizonte), de envolvimento no workshop e no programa de visitas guiadas (Buenos Aires) e pela entrega de relatório após a finalização da Missão. Todos os alunos receberão certificado de participação em atividade acadêmica internacional.

Os interessados devem realizar inscrição mediante envio de ficha de inscrição preenchida (e acompanhada de cópia dos documentos requisitados) para o e-mail ari.izabela@izabelahendrix.metodista.br até 22h do dia 24 de junho de 2018.

A taxa de inscrição, para os alunos selecionados é de R$958,00, e refere-se aos custos administrativos da Missão, cobrindo despesas de organização, logística no Brasil e na Argentina, custos relacionados a colaborações no exterior e emissão de certificados. O pagamento deverá ser feito à vista e não haverá reembolso em caso de desistência. Custos relacionados a passagens aéreas, acomodação, alimentação, transportes terrestres e seguro viagem são de responsabilidade dos participantes.

Universidades parceiras
FADU-UBA (Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad de Buenos Aires, Argentina) é uma instituição pública e reconhecida como a 2ª melhor escola de Arquitetura da América Latina. Seu edifício foi concebido seguindo as proposições do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e conta com cerca de 25.000 alunos de graduação e 1.000 alunos de pós-graduação.
Leuphana University é uma universidade pública localizada em Lüneburg, Baixa Saxônia, Alemanha. Reconhecida por estabelecer um modelo de inovação e internacionalização único dentro do panorama acadêmico alemão, a instituição tem recebido vários prêmios.
O grupo de pesquisas Atelier Américas produz estudos que visam discutir os desafios urbanos atuais nas Américas.

A descrição detalhada da Missão pode ser conferida AQUI. Confira também o edital da Missão AQUI.

Alunos selecionados:

Ana Clara Brandão