Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

por Isabela Carvalho publicado 13/12/2018 15h10, última modificação 13/12/2018 15h35
Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

A egressa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Ingrid Aleixo, apresentou no primeiro semestre desse ano um artigo no II Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS BRASIL. O artigo foi escrito pela Arquiteta e Urbanista, em parceria com os professores Regina Xavier e o Bernardo Capute, com o tema “Intervenção em edifícios preexistentes”.

O Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL deste ano apresentou um panorama das discussões sobre o patrimônio no país e discutiu os desafios da preservação do patrimônio moderno, a partir de conferências e mesas-redondas que traçaram o estado da arte do debate nacional. O objetivo do Simpósio é contribuir para o avanço da área do patrimônio cultural, promovendo eventos científicos internacionais de alto nível, que reúne especialistas de todo o país e do exterior.

O professor Bernardo Capute comentou sobre o incentivo do Izabela Hendrix em projetos de pesquisa. “A instituição sempre nos estimulou a participar de pesquisas e extensão, então pensamos em aproveitar as pesquisas que os alunos fazem. A egressa Ingrid Teixeira, que foi orientada por mim e pela professora Regina Xavier, teve destaque no seu projeto e, depois de uma conversa, decidimos transformar sua pesquisa em um artigo que foi submetido ao Congresso e aceito”, explicou.

De acordo com a professora Regina Xavier, trabalhar temas atuais com os alunos é de grande importância. “Orientei a egressa em sua monografia e sempre incentivamos os alunos a trabalharem a pesquisa com temas atuais e relevantes, para entender qual a realidade e atuação do arquiteto. Trabalhar temas da atualidade é muito importante para o Centro Universitário e para que todos os alunos estejam preparados para enfrentar um mercado real”, explicou.

O ICOMOS é uma organização não governamental global associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.