Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

Egressa do Izabela apresenta artigo em Simpósio Científico do ICOMOS BRASIL

A egressa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Ingrid Aleixo, apresentou no primeiro semestre desse ano um artigo no II Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS BRASIL. O artigo foi escrito pela Arquiteta e Urbanista, em parceria com os professores Regina Xavier e o Bernardo Capute, com o tema “Intervenção em edifícios preexistentes”.

O Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL deste ano apresentou um panorama das discussões sobre o patrimônio no país e discutiu os desafios da preservação do patrimônio moderno, a partir de conferências e mesas-redondas que traçaram o estado da arte do debate nacional. O objetivo do Simpósio é contribuir para o avanço da área do patrimônio cultural, promovendo eventos científicos internacionais de alto nível, que reúne especialistas de todo o país e do exterior.

O professor Bernardo Capute comentou sobre o incentivo do Izabela Hendrix em projetos de pesquisa. “A instituição sempre nos estimulou a participar de pesquisas e extensão, então pensamos em aproveitar as pesquisas que os alunos fazem. A egressa Ingrid Teixeira, que foi orientada por mim e pela professora Regina Xavier, teve destaque no seu projeto e, depois de uma conversa, decidimos transformar sua pesquisa em um artigo que foi submetido ao Congresso e aceito”, explicou.

De acordo com a professora Regina Xavier, trabalhar temas atuais com os alunos é de grande importância. “Orientei a egressa em sua monografia e sempre incentivamos os alunos a trabalharem a pesquisa com temas atuais e relevantes, para entender qual a realidade e atuação do arquiteto. Trabalhar temas da atualidade é muito importante para o Centro Universitário e para que todos os alunos estejam preparados para enfrentar um mercado real”, explicou.

O ICOMOS é uma organização não governamental global associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.