Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Egressa do Izabela Hendrix apresenta projeto na Prefeitura de Santa Luzia

Egressa do Izabela Hendrix apresenta projeto na Prefeitura de Santa Luzia

A Prefeitura de Santa Luzia realizou, no dia 3 de dezembro, uma reunião para apresentação do projeto “Um parque é mais que um parque” desenvolvido pela egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Sabrina Venturato, e com supervisão da professora do curso, Regina Xavier. O projeto visa à construção de um parque às margens do Rio das Velhas, incluindo a despoluição das águas.

A construção do parque tem como objetivo promover uma melhoria no visual na cidade e atrair atenção da comunidade para importância da preservação dos recursos hídricos. Participaram da reunião, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcos Vinicius Polignano; a Arquiteta e Urbanista Sabrina Venturato; a diretora da Phytorestore, Lilian Gregori; o Secretário de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento, Geraldo Ramires; além de representantes da Secretária de Meio Ambiente.

Em entrevista à prefeitura de Santa Luzia, Sabrina Venturato, falou sobre a necessidade de iniciativas como essa para o município. “Quando comecei a desenvolver o projeto no final do curso de graduação, eu percebi quanto o município precisava de uma proposta interessante, não só a ideia de criar espaços para esse convívio de atividades, mas também de conservação para o meio ambiente. O projeto contempla a construção de um parque fluvial, que tem como objetivo preservar o que já existe, recuperar o que está degradado, incluindo a bacia hidrográfica do Rio das Velhas, e criar espaços públicos de convívio, de esporte e lazer em nosso município”, pontuou Sabrina.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Regina Xavier, ressaltou a relevância do projeto e sua importância para a cidade. “O projeto é fundamental, pois Santa Luzia, assim como tantas outras cidades é banhada pelo Rio das Velhas. O problema é que, normalmente, os rios recebem esgotos das cidades, são assoreados e quando chega o período de chuvas eles transbordam criando um grande transtorno para a população. Quando pensamos em parques, trabalhamos com o intuito de evitar coisas ruis para a população e mostrar que se pode ter uma boa relação com os rios. A ideia do parque é recuperar as matas ciliares, evitar erosão e controlar a questão da vazão do rio. Os participantes da reunião gostaram muito do projeto e estão buscando um meio de colocá-lo em prática”, explicou.

O projeto tem como objetivo promover a valorização ambiental do município, demonstrando a preocupação com o Rio das Velhas, que faz parte de Santa Luzia, e recebe esgoto do Rio Arrudas e do Córrego do Onça. Atualmente, o rio apresenta um cenário de esgoto a céu aberto dentro do município.