Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Izabela discute Simulação de Tráfego na Semana da Extensão

Izabela discute Simulação de Tráfego na Semana da Extensão

por Isabela Carvalho publicado 19/10/2018 13h53, última modificação 19/10/2018 18h19
Izabela discute Simulação de Tráfego na Semana da Extensão

O tema “O conceito de Simulação de Tráfego” foi um dos assuntos discutidos durante a Semana da Extensão Universitária realizada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. O evento, que ocorreu no dia 25 de setembro, contou com a participação do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela, Ewerton Sanches.

O coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e de Produção, professor Lúcio Campos, explicou o objetivo da palestra. “A palestra é bem interessante porque vai abordar a parte prática. Dentro de sala vemos a teoria e o palestrante irá apresentar a utilização de ferramentas para fazer simulações e testes, conforme é feito pelas empresas que prestam serviço de gestão de transportes nas cidades”, afirmou.

O palestrante, Ewerton Sanches, falou sobre a importância de discutir a questão em um evento como a Semana da Extensão. “O assunto tem muito a ver com o tema da Semana, que é discutir a ciência e tecnologia a favor da democracia. A simulação de tráfego é uma ferramenta tecnológica e científica que ajuda a promover a democracia no transporte”, ressaltou.

Ainda de acordo com Ewerton, a discussão do tema é importante, pois envolve diversas áreas de conhecimento. “A engenharia de tráfego é desenvolvida por engenheiros civis, mas não quer dizer que somente essa área utiliza. No urbanismo, por exemplo, é essencial. Em algum outro trabalho no âmbito social isso também é importante. O tráfego faz parte do impacto ambiental. Então a mobilidade urbana não é própria da engenharia, ela é multidisciplinar”, explicou.

O evento teve ainda a proposta de discutir o planejamento urbano e apresentar ferramentas e softwares de elaboração das ruas e rodovias para os estudantes.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).

O conceito de "Simulação de Tráfego"