Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Izabela sedia II Seminário Nacional realizado pelo Conselho de Arquitetura

Izabela sedia II Seminário Nacional realizado pelo Conselho de Arquitetura

por Isabela Carvalho publicado 29/10/2018 18h25, última modificação 08/11/2018 18h01
Izabela sedia II Seminário Nacional realizado pelo Conselho de Arquitetura

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix sediou, nos dias 19 e 20 de outubro, o II Seminário Nacional de Ensino e Formação Profissional realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). O evento, que foi voltado para estudantes e profissionais da área, contou com a participação do Vice-Presidente do CAU/MG, Paulo Henrique Silva de Souza, do Coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF – CAU/MG), professor Dr. Ítalo Itamar Stephan, do Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), professor Dr. João Carlos Correia, além do reitor do Izabela Hendrix, professor Dr. Luciano Satlher, e docentes da Instituição.

Para o professor Luciano Satlher sediar um evento desta magnitude mostra como o Izabela tem cada vez mais buscado mostrar para o estudante as diversas possibilidades do mercado. “Temos a presença de profissionais com ensino de outras metodologias e de vários coordenadores de curso que estão interligados com arquitetura e urbanismo. Nesse sentido, a presença do CAU ajuda a esclarecer dúvidas recorrentes dos estudantes e até mesmo de quem já é atuante, além de mostrar várias possibilidades para os que estão formando”, esclareceu.

O coordenador do CEF, Ítalo Itamar, explicou sobre as tendências do ensino da arquitetura e urbanismo e sobre como a tecnologia tem se tornado aliada do profissional. “Conduzir os ensinos de arquitetura e urbanismo no futuro, com tantas tecnologias surgindo a todo instante, parece uma complicação para alguns, porém esses recursos devem ser vistos como parceiros e não como obstáculos”, afirmou.

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Flávio Lemos Carsalade, que palestrou sobre as "Questões contemporâneas do ensino de arquitetura e urbanismo",comentou os objetivos do seminário. “A ideia é discutir os desafios que temos enfrentado pela multiplicação dos cursos de arquitetura, os contratempos criados pelo mercado, o obstáculo que as instituições encontram para levar ensino de qualidade, a baixa demanda de estágio que enfrentamos no ramo e quais as metodologias que estamos utilizando para enfrentar esses contratempos, além de fomentar discussões com a comunidade acadêmica e os profissionais atuantes”, pontuou.

A professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Maria Reis de Goes Monteiro, que palestrou sobre "A cidade como lugar de ensino-aprendizagem", falou sobre a importância de o profissional ampliar seus olhares para as cidades. “O contexto que vemos a cidade depende da perspectiva e do olhar do arquiteto e urbanista. A criatividade não é algo que surge, ela é incentivada a aparecer, pois uma ideia precisa ser desenvolvida depois de se enxergar todos os ângulos”, explicou.

Para a professora do Izabela, Patrícia Elizabeth Barbosa, o seminário conseguiu aproximar os discentes das novas tendências do mercado, promovendo assim uma conexão da teoria com prática. “Com apoiadores como o CAU, o Curso do Izabela consegue aproximar os estudantes das melhores práticas e discussões pertinentes ao campo profissional do arquiteto e urbanista, promovendo assim uma a interface entre a sala de aula e o campo”, pontuou.

A professora do Izabela, Regina Xavier, comentou a importância do Seminário para os professores presentes no sentido de fomentar o conhecimento e metodologias de ensino. “Nesta discussão vários professores da instituição estavam presentes e, através dos debates, puderam ter mais embasamento para o pensamento crítico na construção dos conteúdos programáticos das disciplinas. Além disso, colaboraram através de sugestões para as novas estratégias didáticas na transmissão do conhecimento do professor para os alunos”, explicou.

O seminário ainda tratou de outros assuntos referentes ao dia a dia do profissional, além de promover o debate entre os palestrantes e o público.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).

II Seminário Nacional de Ensino e Formação Profissional CAU