Você está aqui: Página Inicial / Arquitetura e Urbanismo / Prêmios e reconhecimento

Prêmios e reconhecimento

por luan.matias — publicado 11/09/2017 17h33, última modificação 14/07/2021 15h48

EQUIPE DO GUIA DA FACULDADE - AVALIAÇÃO DE CURSOS QUERO/ESTADÃO

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix conquistou 52 estrelas no Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação 2020, que avaliou mais de 14 mil cursos superiores no Brasil. É a segunda edição do ranking, elaborado em parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do País. São levados em conta critérios como proposta curricular dos cursos e qualidade do corpo docente.

O Guia Estadão-Quero Educação utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares”. A equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião este ano de 9 mil de professores que atuam no ensino superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do ranking.

A partir de 2020, tanto cursos da modalidade presencial como a distância passaram a ser avaliados, porém seguindo critérios como as cidades nos quais são oferecidos. Caso a IES ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

O coordenador de cada curso avaliado recebe questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

  • Características da proposta de ensino do curso
  • Perfil dos professores vinculados ao curso
  • Condições de materiais e equipamentos oferecidos

O curso de Arquitetura e Urbanismo obteve 4 estrelas sendo considerado MUITO BOM.

Clique aqui e confira.

ENADE

O cálculo do Conceito ENADE é realizado para cada curso de uma Instituição de Educação Superior enquadrado em uma área de abrangência no ENADE. A nota final do curso depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente de Conhecimento Específico e no Componente de Formação Geral. Os conceitos utilizados no ENADE variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor aumenta, melhor terá sido o desempenho no exame. xtensãoO curso de Arquitetura e Urbanismo obteve o conceito 3.

PRÊMIO TCC 2020 DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE MINAS GERAIS (CAU/MG)

O Prêmio TCC é um importante veículo na aproximação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo junto às Instituições de Ensino, um instrumento de diálogo e de reconhecimento dos esforços realizados na formação dos futuros Arquitetos e Urbanistas.

Desde 2017 o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio de sua Comissão de Ensino e Formação – CEF-CAU/MG, realiza anualmente a premiação dos trabalhos de conclusão de Cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado. Com inscrições feitas por Instituições de Ensino Superior de diferentes regiões do território mineiro, a revelação dos vencedores e entrega do prêmio era realizada em uma solenidade presencial, que integrava a programação do Seminário de Ensino e Formação do CAU/MG. Com a pandemia do novo coronavírus, e a consequente necessidade de se manter o distanciamento social, o cenário mudou. Todas as etapas da competição, desde o julgamento até a premiação em si, foram executadas remotamente para que a mesma pudesse acontecer.

Dentre os indicados e premiados, estão dois alunos egressos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix: Marcelo Auler Pinto da Silva, orientado pelo professor Fábio Abreu de Queiroz, que propõe a criação do Museu de Arte Urbana, no centro de Belo Horizonte que teve menção honrosa, e Mariana Tavares Rossi, orientada pelo professor Lizandro Edmundo Cordeiro de Melo Franco, com a proposta de Reativação da Casa de Cultura de Sabará, como forma de valorizar a cultura nos centros históricos.

Guia do Estudante 2018


O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix conquistou 3 estrelas no Guia do Estudante 2018.

Essa conquista reflete a excelência do curso, que forma um arquiteto eficiente e criativo, preparado para realizar projetos que respeitem e valorizem aspectos sociais, econômicos e ambientais, sem abrir mão da estética e da inovação.

O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, avalia desde 1988 os cursos das principais universidades e é um dos grandes referenciais para os futuros universitários. Na edição de 2018, 16 graduações do Izabela Hendrix foram ranqueadas e, ao todo, a instituição conquistou 52 estrelas.

Guia do Estudante 2017


O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix conquistou 3 estrelas no Guia do Estudante 2017.

Essa conquista reflete a excelência do curso, que forma um arquiteto eficiente e criativo, preparado para realizar projetos que respeitem e valorizem aspectos sociais, econômicos e ambientais, sem abrir mão da estética e da inovação.

O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, avalia desde 1988 os cursos das principais universidades e é um dos grandes referenciais para os futuros universitários. Na edição de 2017, 14 graduações do Izabela Hendrix foram ranqueadas e, ao todo, a instituição conquistou 46 estrelas.