Você está aqui: Página Inicial / Ciência da Computação / Notícias / Entrevista | Coordenador do curso de Ciência da Computação fala sobre os diferenciais da graduação ofertada no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 18/12/2018 17h22, última modificação 18/12/2018 17h22

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix lança, no primeiro semestre de 2019, o curso de Ciência da Computação, que será coordenado pelo professor Lúcio Campos. O curso proporcionará aos alunos conhecimentos sobre estruturas de dados e algoritmos, linguagens de programação, design e administração de sistemas de banco de dados, engenharia de software e lógica digital.

O coordenador do curso, Lúcio Campos, é formado em processamento de dados com MBA em Gestão Empresarial, é mestre em Economia e doutorando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lúcio atua há 10 anos na área de Tecnologia da Informação (TI), com governança de TI, como administrador de redes e como gestor administrativo. Além disso, possui a certificação Certified Professionals em Windows Server, da Microsoft.

Em entrevista, Lúcio comentou sobre os diferenciais do curso, sobre a área de atuação do profissional e a perspectiva de mercado na área da Ciência da Computação.

Izabela Hendrix: Quais são os diferenciais do curso oferecido pelo Izabela Hendrix?
Lúcio Campos: O curso de Ciência da Computação terá como diferencial a formação em dados, em desenvolvimento Web Mobile e computação em nuvem. O curso contará com professores preparados e parcerias com AWS Academy, da Amazon. Os professores estão fazendo certificação da Amazon para poderem oferecer aos alunos conteúdo e desenvolvimento de serviços nessas nuvens. Além dessas parcerias, temos buscado certificações como a Cisco Certified Internetwork Expert  pra desenvolvimento de certificações em redes de computadores. Um dos objetivos, além da formação do bacharel em Ciência da Computação, é uma formação de certificações em áreas com redes computadores e computação das nuvens.

IH: O que os alunos ingressantes podem esperar da grade curricular e do curso?
LC:O curso terá carga horária de três mil horas, com formação em quatro anos, sendo assim, oito semestres. O curso de Ciência da Computação do Izabela terá como benefício parcerias com entidades, empresas de ciência e inovação como a Raja Valley, que irão auxiliar na formação de conhecimento e desenvolvimentos dos alunos.

IH: Em relação ao mercado como está a área da Ciência da Computação?
LC: Por Belo Horizonte ser considerado o grande centro de inovação tecnológica do estado, com diversos Parques Tecnológicos, com várias empresas e startups na área de tecnologia, a cidade apresenta oportunidade muito grande para desenvolvedores e futuros  cientistas da computação. A demanda tem sido cada vez maior independente da área, pois toda startup depende de profissionais da computação para o desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento de suporte, softwares, estruturas, sistemas, por exemplo. A ideia é aproveitar as oportunidades que a região metropolitana de Belo Horizonte oferece.

IH: Qual sua mensagem para os estudantes que pretendem cursar Ciência da Computação no Izabela Hendrix?
LC: Aproveitem essa grande oportunidade do curso que estamos lançando com professores capacitados e formação que irá preparar o estudante para um grande potencial de desenvolvimento e aplicação prática dos conteúdos.