O que é?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo destinado aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país.

O exame acontece anualmente e é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC (governo federal).

O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes considerando:

oq1.jpg

Declarações:

Professor Ms. Silas Fernandes Rocha - Coordenador do curso de Administração
O estudante é parte integrante do processo, pois por meio de sua participação no ENADE ele demonstrará todo conhecimento, habilidades e competências desenvolvidas durante a graduação. Desta forma, o próprio estudante deve estar engajado neste processo, pois o seu comprometimento pode interferir e muito neste resultado, que poderá ser um divisor de águas para o sucesso de sua carreira profissional.

 

 

Professora Ms. Norma Saraiva Soares - Coordenadora do curso de Ciências Contábeis
O ENADE não é apenas uma medida de avaliação externa. O ENADE é uma importante ferramenta de "feedback" das condições de formação dos estudantes egressos dos cursos avaliados. Servirá também para que as IES possam avaliar os seus Projetos Pedagógicos dos cursos, a pertinência das suas matrizes curriculares e, através da análise das respostas ao Questionário do Estudante, a percepção destes quanto a diversos aspectos da vida acadêmica.

 

 

Professora Ms. Josana Matedi Prates Dias - Coordenadora do curso de Design de Interiores
O ENADE avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Essa avaliação serve como um importante parâmetro para construirmos continuamente o projeto pedagógico do curso e sua implementação na sala de aula, nos laboratórios, na extensão e na pesquisa.

 

 

Professor Dr. Marcelo Jabour Rios - Coordenador do curso de Direito

O ENADE representa uma oportunidade para demonstrarmos a seriedade de nossa instituição, a qualidade do curso de Direito e as habilidades e competências adquiridas pelos nossos alunos para o exercício da advocacia ou das demais carreiras jurídicas.

 

 

Professor Ms. Antônio Carlos Ferrarezi - Coordenador do curso de Pedagogia

O ENADE é componente obrigatório dos cursos de graduação. Trata-se de um exame que avalia o desempenho dos estudantes de nível superior. Tem grande importância, dentre outros fatores, porque seu resultado influencia diretamente na avaliação feita, pelo MEC, de todos os cursos de graduação no país. Portanto, a prova ENADE deve ser tratada com muita seriedade por parte de todos: estudantes e as respectivas IES.