Você está aqui: Página Inicial / Engenharia / Expo Engenharias exibe trabalhos e proporciona desafios aos alunos

Expo Engenharias exibe trabalhos e proporciona desafios aos alunos

por Isabela Carvalho publicado 20/11/2018 14h18, última modificação 20/11/2018 16h42
Expo Engenharias exibe trabalhos e proporciona desafios aos alunos

Entre os dias 6 e 8 de novembro, os cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, Civil e Computação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveram a Expo Engenharias, que contou com apresentação de trabalhos, oficina de “Técnicas de geoprocessamento como suporte a análises hidrológicas” e o desafio “A ponte”.

O Coordenador do Curso de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental e Sanitária, Derival Martins, falou sobre como os trabalhos ajudam a desenvolver a vida acadêmica dos estudantes. “A apresentação dos trabalhos está ligada a cada disciplina, então foi o momento em que os alunos puderam apresentar seus projetos de extensão, projetos de empreendedorismo e ideia de novas empresas que os professores analisam e avaliaram. Esse ano em especial, os docentes ficaram muito satisfeitos com os resultados. Tivemos também a novidade da competição da ponte de palitos que promoveu entretenimento e sabedoria à comunidade acadêmica”, contou.

O professor Mauro Venício, que ajudou na inspeção e organização dos projetos, falou sobre a importância da exposição dos trabalhos. “As atividades foram ligadas a empreendedorismo e inovação e melhorias de projetos já existentes. Trabalhei com os alunos durante o semestre e a exposição é o resultado do trabalho deles dentro de sala. O nosso objetivo durante o processo sempre foi motivar os estudantes explorar áreas divergentes. Há muitos trabalhos que se continuarem os investimentos, talvez possam surgir produtos e negócios para o mercado”, afirmou.

A docente dos cursos de Engenharia, Adilza Dode explicou como participar do projeto colabora com os conhecimentos dos estudantes de Engenharias. “A exposição proporciona que os alunos coloquem em prática tudo que aprenderam em sala de aula por meio de maquetes e banners. Além disso, os estudantes podem trocar conhecimento com outras equipes participantes que tratam de temas como tratamento de água, esgoto, poluição em antena de celular, poluição eletromagnética, entre outros assuntos”, explicou.

A ponte
No dia 8 de novembro os alunos da disciplina Teoria das Estruturas I, do curso de Engenharia Civil, participaram do concurso “A ponte” em que construíram pontes de palitos, com o objetivo que elas suportassem o maior peso possível. Inspirado em um concurso já existente, as pontes deveriam obedecer às mesmas regras de tamanho, peso, altura, tipo de palitos, acabamentos e colas específicas.

Segundo o organizador do concurso, professor Alexandre Lopes, o evento deu aos alunos a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “Os alunos sempre me pediam atividades mais práticas, então apresentei esse projeto que foi bem aceito, e os monitorei durante o semestre na construção da ponte. As atividades práticas fazem com que os alunos enxerguem a aplicabilidade da engenharia e adquiram motivação para continuar o curso”, afirmou.

Os alunos foram avaliados e posteriormente receberão pontos na disciplina. A equipe vencedora receberá um certificado de honra ao mérito de destaque acadêmico.

Veja mais fotos do evento (Passe o mouse sobre a foto):

Expo Engenharias