Serviços

por kesia.ventura — publicado 12/11/2015 17h51, última modificação 25/05/2018 14h37

Serviços da Orientação Profissional

ENTREVISTAS INDIVIDUAIS

A Orientação Profissional será desenvolvida nas modalidades de atendimento individual, tendo como objetivo principal a aquisição do autoconhecimento necessário para proceder a uma escolha consciente do curso já em andamento ou até uma nova escolha de curso. Ao final desse processo, o orientando receberá um relatório assinalando características e habilidades identificadas, favorecendo a sua escolha e uma inserção mais apropriadas do indivíduo no curso e profissão desejada


ANÁLISE PROFISSIONAL 

Após a entrevista e aplicação dos testes psicológicos, será elaborada a avaliação psicológica que visa orientar o aluno para que suas competências já desenvolvidas e outras a serem construídas, estejam alinhadas a sua escolha profissional. Ajudar o aluno a criar estratégias e propor soluções junto é o objetivo do núcleo de estágio.

O processo de orientação profissional é realizado, geralmente, entre 3 a 5 sessões individuais.

 


SALA DE CUIDADOS

Serviço de Atendimento Psicopedagógico

Muitos são os desafios enfrentados pelas instituições de ensino para promover uma educação de qualidade que leve em conta as diversidades no aprender. A inclusão tem sido um dos eixos da proposta institucional do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

O Serviço de Atendimento Psicopedagógico disponibiliza uma psicologa para o acompanhamento das necessidades psicoemocionais dos membros da comunidade acadêmica (alunos/as, professores/as, funcionários/as). O objetivo é criar um espaço de produção e partilha de conhecimento e promoção da saúde mental na comunidade interna e externa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Agendamento no telefone 3244-7263.

TESTES PSICOLÓGICOS

Os testes psicológicos se constituem como instrumentos da avaliação psicológica e são utilizados nos processos de orientação profissional quando se precisa de material fidedigno, passível de reaplicação, que chegue a conclusões confiáveis em curto espaço de tempo para tomada de decisões. Acredita-se, portanto, que há possibilidade de realizar avaliações psicológicas sem o uso de testes psicológicos, mas muitas vezes necessita-se de produção que vá além da entrevista.

ENCAMINHAMENTO PARA OFICINAS

Após análise profissional e mapeamento do perfil comportamental, o aluno será encaminhado para participação em oficinas, ofertadas em parceria com as agências de extensão do CEUNIH, objetivando melhor prepará-lo para inserção no concorrido mercado de trabalho como: desenvolvimento de carreira, identificação de competências, elaboração de currículo, comportamentos essenciais para participação em dinâmicas de grupo.

Todos esses serviços serão indicados após a orientação profissional e a análise da necessidade das oficinas.

Para acesso aos serviços, entre em contato pelo telefone (31) 3244-7288 ou por email: e agende seu horário.


PROGRAMA DE COACHING


O programa de coaching é realizado em 3 (três) sessões e visa sensibilizar e conscientizar os participantes a respeito da importância do autoconhecimento para atingir os objetivos profissionais e realização pessoal. Contribui para que os participantes identifiquem e avaliem seus recursos, dificuldades e tracem um plano que permita superar os obstáculos e alcançar os resultados desejados.

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE CURRÍCULO: EMPREGABILIDADE E MERCADO

Busca oferecer orientações relativas ao comportamento do indivíduo na etapa referente a entrevistas de emprego, destacando os pontos positivos para que se alcance o sucesso nesse processo, apresentando ao candidato dicas de comportamentos durante a entrevista e dinâmicas de emprego.

Oferece orientações na elaboração do currículo de modo a torná-lo uma ferramenta objetiva e eficaz, contribuindo com o seu processo de inserção profissional, além de maximizar os seus pontos fortes para o concorrido mercado de trabalho. Consistirá na orientação para elaboração e atualização do Currículo.

Após o aluno passar pela Orientação Profissional, será encaminhado a essa oficina.

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA

A Orientação Empreendedora tem como objetivo auxiliar aluno(a)s e ex-aluno(a)s que desejam abrir ou melhorar seu próprio negócio, a partir de orientações de elaboração de Planos de Negócios, bem como consultoria nas áreas de Marketing, Finanças, RH e Organização.


ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS E ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO


Acompanhar o nosso aluno/candidato a vaga de emprego e/ou estágio, de modo que sejam realizadas as etapas anteriores, e em caso de efetivação para a vaga, realizar o acompanhamento profissional pelo período de 90 dias, identificando as dificuldades que esse profissional possa encontrar no ambiente de trabalho, avaliar se as competências exigidas pelo mercado de trabalho estão alinhadas aos conteúdos abordados nos cursos.

A aplicação destas ferramentas visa preparar os alunos para o concorrido mercado de trabalho, ou permitir que suas chances sejam aumentadas em decorrência da sua melhor preparação e apresentação.

As etapas constantes no programa de Orientação profissional conta com parceria das Agências do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix:

AGÊNCIA ORIENTE – Orientação Empreendedora – Professoras  Leila Vaz e Rozeli Dutra

ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO

O curso de Fonoaudiologia do Izabela Hendrix, por meio das "Clínicas Integradas de Saúde", oferece atendimento clínico aos alunos e ao público em geral nas mais diferentes áreas da Fonoaudiologia, a saber: Voz, Linguagem, Audição e Motricidade Orofacial, incluindo Fala.

Os atendimentos são feitos a partir de inscrição prévia, feita pelo telefone 3245-6691. Á medida que vão surgindo vagas para atendimento, os pacientes em fila de espera vão sendo chamados, respeitando-se a ordem de inscrição.

Os atendimentos acontecem em horários variados, entre 8h e 17 h, de segunda a sexta feira.