Você está aqui: Página Inicial / Izabela Hendrix discute Direitos Humanos em palestra

Izabela Hendrix discute Direitos Humanos em palestra

por Isabela Carvalho publicado 05/09/2019 19h37, última modificação 05/09/2019 19h37
Izabela Hendrix discute Direitos Humanos em palestra

O curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 27 de agosto, uma palestra sobre “Direitos Humanos e a igualdade na tradição judaica-cristã”. A mesa do evento foi composta pelos professores José Luiz Quadros de Magalhães e Luciano Sathler.

O coordenador do curso de Direito, professor José Luiz Quadros de Magalhães, falou sobre o evento. “A ideia dessa aula inaugural é trabalhar dentro dos direitos humanos na tradição judaica-cristã. A discussão dos direitos humanos é muito importante no cenário atual do país que enfrenta perdas de direitos fundamentais que são reconhecidos internacionalmente”, disse.

O professor ainda enfatizou como eventos nessa temática podem tornar a formação acadêmica dos estudantes mais completa. “Antigamente os cursos pensavam em formar profissionais técnicos, mas hoje essa parte técnica é cumprida por meio da tecnologia, inteligência artificial e robótica, de forma bem mais rápida e eficiente. Diante disso, os cursos voltam a ter a característica fundamental de estimular a criação, o pensamento, a filosofia e de formar profissionais com visão crítica do direito em uma sociedade que é dinâmica”, pontuou.

O reitor da Instituição, professor Luciano Sathler, falou sobre os acontecimentos históricos que motivaram a declaração dos Direitos Humanos. “A partir da matriz moral religiosa trazida pela tradição judaico-cristã e dos fenômenos ocorridos especialmente no século XX, quando se criou uma massificação da indústria da morte, na Primeira e Segunda Guerra Mundial e no Holocausto, chegou-se ao ponto das nações se disporem a assinar a carta dos Direitos Humanos”, explicou.

O professor Luciano Sathler ressaltou a importância de compreender a legislação para interpretar a dinâmica dos Direitos Humanos na sociedade. “É muito importante para os alunos conhecerem a origem do que move a legislação no nível constitucional e internacional. Os direitos humanos sofrem avanços e retrocessos, dependendo do momento histórico ou político. No entanto, mesmo em meio a embates, continua avançando enquanto tema, no campo do direito e na sociedade”, concluiu.

O início do semestre foi marcado pela aula magna e permitiu que aos alunos do curso de Direito ampliassem o debate sobre o contexto atual e histórico dos Direitos Humanos.