Você está aqui: Página Inicial / Notícias Antigas / Competição de ciclismo é palco para atividades dos cursos de Educação Física e Fisioterapia

por rodrigo.melo — publicado 04/10/2016 13h08, última modificação 04/10/2016 13h17
Graduações contribuíram com suporte básico à vida e apoio logístico na Copa Mineira de Mountain Bike

No final de semana dos dias 17 e 18 de setembro, a cidade de Mateus Leme, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), recebeu o Desafio de Ouro: Copa Mineira de Mountain Bike - Downhill 2016. Na ocasião, os cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix integraram a equipe de organização do torneio.

Para atuarem na competição, alunos das duas graduações receberam diversos treinamentos para oferecerem suporte básico à vida aos competidores e apoio logístico durante as provas. Coordenados pelos professores Gustavo Tasca Ferreira e Rodrigo Gontijo Cunha, os discentes tiveram aulas sobre primeiros socorros, logística e regras da Copa, além de informações técnicas sobre bicicletas. O Izabela Hendrix já havia sido parceiro do evento em etapa realizada na cidade de Pará de Minas.

Para Rodrigo Gontijo Cunha, a aplicação técnica de bases aprendidas em aulas teóricas é um elemento fundamental para os estudantes. “Na competição, o aluno vivencia na prática a organização e logística do evento, além de atuar com intervenção no suporte básico à vida”, explica. “As atividades deste tipo têm como funções despertar e manter o interesse dos alunos, envolve-los em investigações científicas e também desenvolver capacidades de resolver problemas e compreender conceitos básicos”, detalha.

Pedagogicamente, Rodrigo Gontijo Cunha destaca a autonomia dos estudantes no processo de criação dos saberes que irão compor a sua graduação. “As transformações pelas quais a humanidade passou geraram consequências profundas na sociedade. Com isso, é necessária a adequação do sistema educacional a esse novo contexto: o estudante constrói seu próprio conhecimento tendo a parte prática e o estímulo do professor”, esclarece.

A competição

A Copa Mineira de Mountain Bike - Downhill é um evento de alto nível competitivo e reconhecida por proporcionar grande interação do público com o esporte. O torneio é disputado por atletas de todo o Brasil e também de outros países. A etapa realizada em Mateus Leme vale pontos para o ranking nacional. O Downhill é uma modalidade do ciclismo surgida na década de 1970 na Califórnia (EUA) e que desafia os atletas a descerem o mais rápido possível um dado percurso.