Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 117 anos: celebração especial marca aniversário do Izabela Hendrix

117 anos: celebração especial marca aniversário do Izabela Hendrix

por Roberta Parizotto publicado 06/10/2021 15h58, última modificação 06/10/2021 16h11
117 anos: celebração especial marca aniversário do Izabela Hendrix
Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte – Pátio Interno

Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. Salmos 34:1-3

117 anos!

No dia 05 de outubro de 1904, Belo Horizonte, cidade menina em seus sete anos de idade, recebe uma nova escola: o Colégio Izabela Hendrix.

Mais de um século educando e ensinando sucessivas gerações merece grande comemoração, que seja o reconhecimento de todos os passos de cada momento de tão longa história.

Tudo começou com o sonho da missionária metodista norte-americana, Martha Hite Watts, a inesquecível fundadora que ousou se antecipar no tempo e no espaço, a fim de preparar o solo e lançar a semente. Esta logo se fez arbusto, se transformou em árvore frondosa a oferecer sombra, flores e frutos às sucessivas gerações que se abrigaram sob a sua ramagem acolhedora. Ainda vislumbramos essas transformações na continuidade de propósito inauditas.

Nestes seus 117 anos de história, o Izabela Hendrix tem apresentado inteligência, criatividade e arte na evolução do tempo de uma saga heroica, construída por mãos de homens e mulheres, os quais transformaram esse espaço estudantil na Família Izabelina.

Esses acontecimentos trouxeram uma marca distintiva e a capacidade de unir pessoas, as quais pautam suas condutas pelo conselho do Livro de Provérbios 22:1: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”, caracterizando essa família como agente transformadora da realidade, capaz de pautar sua vida e missão pelos valores irrefutáveis do Reino de Deus.

Neste contexto, a palavra ‘missão’ não se restringe somente à obra evangélica de propagação da fé cristã, mas também, no sentido mais amplo, à educação escolar e universitária, vista como um processo contínuo de desenvolvimento do indivíduo, voltado para a formação de caráter como condição para uma nova vida.

Portanto, rendemos ação de graças pelos 117 anos de vida do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

Apesar de estarmos em tempos difíceis, afirmamos com o Salmista: “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor dá a seu povo a bênção da paz” – Salmos 29:11.

Em meio a uma tragédia de grandes proporções que marca a história da humanidade, a pandemia do Covid-19, chegamos ao ano de 2021 com a maior parte das atividades educativas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix sendo desenvolvidas a distância e de forma síncrona, com mediação das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Essa mudança foi adotada pelas instituições de ensino superior para reduzir a velocidade do contágio pelo vírus, em atendimento aos protocolos sanitários estabelecidos pelo Poder Público.

O Colégio Metodista Izabela Hendrix teve suas atividades suspensas em meio a uma multifacetada crise agravada pelo Coronavírus – fato inédito na história da Instituição.

Por isso, mais do que nunca, todos os esforços, cuidados e orações vão no sentido de redobrar as forças, trabalhar muito e confiar que Deus está no controle de tudo, que Ele fortalecerá professores/as, funcionários/as, estudantes e suas famílias na travessia desse momento desafiador.

O Revmo. Bispo Roberto Alves de Souza, Bispo-Presidente da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, preparou uma mensagem especial para esse momento de celebração e clamor, veja o vídeo a seguir:

registrado em: