Docentes de Música do Izabela participam de evento no Chile
Ao longo de dez dias, 40 musicistas selecionados de oito países diferentes compartilharam seus conhecimentos sobre música, cultura e tradições. O ChilÉtino 2018 foi realizado entre os dias 10 e 19 de fevereiro em Rancagua, no Chile, e contou com a participação de dois professores do curso de Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Gelson Luiz da Silva e Mateus Espinha Oliveira trabalharam com colombianos, chilenos, integrantes do povo Mapuche (população do sul do Chile), dinamarqueses, alemães, franceses e indianos. O encontro foi promovido pela “Asociación Cultural Ensamble Transatlántico” em colaboração com o “Consejo Nacional de La Cultura y las Artes”, do governo chileno.
Reunidos em uma fazenda, os músicos ensaiaram durante três dias o repertório de 16 canções, sendo duas de cada país. As músicas brasileiras escolhidas foram “Recordações”, de Pixinguinha, e “Asa Branca”, de Teixeira/Gonzaga. “O objetivo é realizar um intercâmbio musical com tradições de países diversos. Foi uma experiência fantástica, com músicos supertalentosos e repertório sofisticado e belo”, relata Gelson Luiz da Silva.
A seleção internacional foi apresentada em cinco concertos para uma audiência de cerca de duas mil pessoas. Antes disso, todos os musicistas participaram de oficinas para aprender a canção e seu contexto histórico-social. Os professores do Izabela falaram a respeito da cultura brasileira e ensinaram as duas canções executadas.
“O ChilÉtino é de suma relevância na formação de qualquer músico, devido à interação e aproximação com gêneros de diferentes regiões do mundo, realizadas por nativos das culturas, como no caso do “Raga” Indiano, da “Canção Celta” e da tradição do “’Povo Mapuche”, que ainda resiste à dominação ocidental no Chile”, define o docente.
Esses conhecimentos adquiridos são, agora, compartilhados com os alunos do Izabela Hendrix, como explica o professor: “o evento enriquece em muito a construção de conhecimentos em áreas diversas, como Música e Cultura, História da Música, Estética, Percepção Musical e Práticas Pedagógicas”.
Assista à apresentação na transmissão oficial do Departamento de Cultura Rengo. Para saber mais sobre o encontro ChilÉtino, leia o texto de Valeria Moraga, uma das musicistas participantes.