Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Estudo dos genomas é tema de curso no Izabela Hendrix

Estudo dos genomas é tema de curso no Izabela Hendrix

por jessica.rodrigues — publicado 30/07/2018 10h29, última modificação 03/08/2018 17h34
Estudo dos genomas é tema de curso no Izabela Hendrix

As graduações em Bioinformática, Ciências de Dados e Engenharia da Computação promovem, no dia 1º de setembro de 2018, o curso “Genômica Comparativa”, das 8h às 12h, no laboratório de informática 2204, localizado no campus Praça da Liberdade. A iniciativa é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.

Genômica Comparativa é a ciência responsável por estudar as similaridades entre os genomas. No curso, as pesquisadoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Carolina Barbosa Caetano e Jéssica Gabrielle Vidal da Silva abordarão sobre as noções básicas de técnicas de sequenciamento e montagem de sequências de DNA. Além de apresentar o banco de dados para análises genômicas e as noções de genômica comparativa, que incluem avaliação da plasticidade genômica, como pangenoma, análise de sintenia gênica, filogenia e identificação de profagos.

Conheça as pesquisadoras:

Ana Carolina Barbosa Caetano é formada em Biomedicina pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e mestranda em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua com montagem, anotação de genomas e análises de genômica comparativa. Além disso, possui experiência em cultura de células para o isolamento de arbovírus e no diagnóstico de diversas patologias utilizando métodos de biologia molecular.

Jéssica Gabrielle Vidal da Silva é mestranda em Bioinformática na Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atuou como técnica em Gnotobiologia no Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de microbiologia com ênfase em microbiota, probióticos e prebióticos. Atualmente trabalha com montagem, anotação de genomas e análises de genômica comparativa.

Genômica Comparativa
Data: 1º de setembro de 2018
Horário: 8h às 12h
Local:  laboratório de informática 2204 - campus Praça da Liberdade (Rua da Bahia, 2020, Belo Horizonte)