Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Izabela Hendrix firma parceria com Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior

por luan.matias — publicado 13/03/2018 16h57, última modificação 21/05/2018 20h11
Iniciativa visa promover parcerias internacionais e intercâmbio de informações
Reitor Luciano Sathler (à esquerda), ao lado do subsecretário Márcio Rosa Portes (no centro)

O reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, professor Luciano Sathler, recebeu no final de fevereiro o subsecretário executivo do Núcleo Mineiro de Internacionalização do Ensino Superior (Numies), professor Márcio Rosa Portes. Na oportunidade, ficou oficializada a adesão do Izabela Hendrix ao Núcleo.

Vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Numies foi criado pelo Governo do Estado em abril de 2016, com a proposta de fortalecer o potencial acadêmico, científico e tecnológico de Minas Gerais.

“O Núcleo foi inspirado nas redes de universidades existentes em outros países, que impulsionam o compartilhamento de conhecimento e internacionalização”, explica Márcio.

Entre as ações já desenvolvidas pelo Numies, estão missões para Argentina, China, Holanda e Reino Unido, workshops e a viabilização da participação de professores em colóquios e palestras no exterior, além da recepção de delegações nacionais e internacionais interessadas em conhecer o ensino superior mineiro.

Acordo de cooperação

Inicialmente em articulação com a educação superior pública, o Numies recentemente fechou parceria com duas instituições particulares: o Izabela Hendrix é um dos dois novos membros-parceiros. “Instituições privadas, tal qual o Izabela Hendrix, com grande relevância na produção de conhecimento e na oferta de ensino superior à população mineira, não poderiam ficar de fora desta oportunidade”, ressaltou o subsecretário.

O reitor Luciano Sathler destacou que a internacionalização é um dos eixos prioritários de atuação da Instituição. “Isso implica em diferentes objetivos estratégicos a serem perseguidos”, disse.

Diversas ações concretas estão entre as metas apontadas por Sathler, como o aumento da mobilidade internacional de alunos e professores, a atração de estudantes e pesquisadores estrangeiros e o oferecimento de disciplinas em outras línguas.

Na prática, a parceria com o Numies irá fomentar políticas públicas e parcerias internacionais para cooperações acadêmicas e intercâmbio de informações. “É na articulação, promoção e desenvolvimento de acordos de cooperação entre instituições de ensino mineiras e instituições internacionais que teremos pesquisadores e alunos cada vez mais comprometidos com a internacionalização”, destacou o reitor.

Trabalhos em parceria

Com a proposta de estimular a cidadania, contextualizar as relações de ensino-aprendizagem e propor uma formação integrada com as necessidades da sociedade, o Izabela Hendrix possui parcerias com empresas, órgãos governamentais e organizações do terceiro setor.

Somente nas últimas semanas, a Instituição passou a ocupar um cargo no Conselho Municipal de Saneamento de Belo Horizonte, aderiu ao Programa Instituição Amiga do Empreendedor e se tornou parceira da agência Super Estágios.