Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / NAF realiza minicurso de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física

NAF realiza minicurso de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física

por raissa.ferreira — publicado 26/03/2018 11h40, última modificação 03/04/2018 11h27
NAF realiza minicurso de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoverá, no dia 7 de abril, o minicurso de Imposto de Renda de Pessoa Física. A atividade capacitará os participantes à realizar a declaração de de 2018.

O evento tem início às 8h30 e é aberto a alunos, funcionários, professores, empresários e pessoas da comunidade. Durante o minicurso, os professores receberão doações de um item de higiene pessoal que será doado ao INAPER – Instituto de Apoio e Orientação a Pessoa em Situação de Rua.

Realize sua inscrição, clicando aqui.

O que é a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF?

A Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda - Pessoa Física (DIRPF) consiste em obrigação anual de cada contribuinte do imposto de renda, segundo as normas estipuladas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Anualmente o contribuinte deve prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) para apurar possíveis débitos (valores a pagar de imposto) ou créditos (restituição de imposto).

Confira detalhes do minicurso:

• Apresentação do NAF;
• Declaração/informações sobre como funciona o projeto NAF na prática;
• A questão da obrigatoriedade de entrega do IRPF 2017/2018;
• Formas de entrega do documento;
• Regime de tributação – completo e simplificado;
• Rendimento tributáveis, isentos e não tributáveis;
• Deduções e pagamentos;
• Bens e direitos;
• Declarações em conjunto ou separado;
• Novidades da DIRPF;
• Legislações;
• Forma de elaboração da declaração;
• Retenções;
• Despesas dedutíveis;
• Prazo de entrega;
• Entrega após o prazo;
• Penalidade/multa por atraso na entrega da declaração;
• Possibilidade de retificação;
• Certificação digital;
• Pagamento;
• Envio da DIRPF;
• Espólio e outros temas.

Dúvidas:  ou

Conheça os palestrantes

Geraldo de Assis Souza Júnior
Doutorando em Administração pela UDE Universidad de La Empresa em Montevidéu. Possui 28 anos de experiência nas áreas de controladoria e contabilidade de fundos de pensão de grande, médio, pequeno porte e consultoria exclusivamente para as EFPC. Coordenador e professor de cursos de graduação de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais e do curso de MBA em Previdência Complementar promovido pela PUCMINAS.

Norma Saraiva Soares
Mestre em Economia de Empresas com ênfase em Finanças Empresariais na Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD. Pós-Graduada em Auditoria Externa pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Ciências Contábeis e licenciatura Plena em Matemática pela PUC/MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Sócia Diretora da empresa Pension Brasil Ltda., mais de vinte e cinco anos de experiência de mercado na área Contábil, mais de quinze anos na área de docência e professora no Centro Universitário Izabela Hendrix.

Minicurso: Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física
Data: