Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Núcleo de Prática Jurídica atende mulheres vítimas de violência doméstica

Núcleo de Prática Jurídica atende mulheres vítimas de violência doméstica

Alunas oferecem apoio sob supervisão de docentes
Núcleo de Prática Jurídica atende mulheres vítimas de violência doméstica

O Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realiza atendimentos de mulheres vítimas de violência doméstica em Belo Horizonte, Minas Gerais. O serviço é realizado por alunas, sob supervisão de professoras com experiência jurídica em violência doméstica e de gênero.

“Para além dos atendimentos especializados, o Núcleo pretende amparar as mulheres em estado de violência em todas as suas questões jurídicas, como, por exemplo, ações de família, contratos, possessórias, usucapião, registro civil, medicamentos, assuntos relacionados à Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), indenizações, medicamentos e outras que se façam necessárias para a efetivação de sua segurança e direitos”, informa a Coordenadora do Núcleo, Carine Silva Diniz.

No Núcleo também funciona o Escritório Modelo de “Enfrentamento da Violência Doméstica e de Gênero” que realiza o estudo do tema e da Lei Maria da Penha, com a finalidade de realizar estudo jurídico aprofundado do tema.

Em consonância com os objetivos da ONU para o milênio, as ações agenciadas pelo Núcleo contam com apoio Projeto de Extensão “Justiça pela Paz em Casa: enfrentamento da violência doméstica e da violência de gênero”, coordenado pela professora Luciana Calado Pena. Desde 2016, o projeto promove ações no sentido de fomentar as reflexões sobre assunto, para o empoderamento de mulheres e meninas, além da conscientização de homens sobre a importância de sua participação no enfrentamento desta violência.

Mais informações: 

O Núcleo de Prática Jurídica funciona de segundas às sextas-feiras, das 8h às 21h, na Av. Espírito Santo, n.º 1.989, Lourdes, Belo Horizonte/MG, CEP 30.170-032, telefone (31) 3244-7238.