Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ação Global divulga balanço final: confira como alunos do Izabela Hendrix participaram do projeto

por raissa.ferreira — publicado 30/06/2017 17h20, última modificação 30/06/2017 17h22
Atividades no evento ajudaram os estudantes de graduação a unir teoria e prática

No dia 27 de maio foi realizada a edição de 2017 do programa Ação Global, promovido pela Rede Globo em 28 cidades brasileiras. Em Minas Gerais, o evento ocorreu em Brumadinho e vários alunos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix contribuíram para ajudar nos atendimentos e atividades.

O balanço nacional da ação foi divulgado nesta sexta-feira (30). Neste ano, foram realizados 1.158.785 atendimentos para 470.728 brasileiros, com a mobilização de 23 mil voluntários. Entre as ações realizadas pelo programa, estão: orientação jurídica, emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas, aplicação de vacinas, avaliação nutricional e prevenção de diferentes enfermidades.

Participação do Izabela

Os alunos do Izabela contribuíram com o evento atuando em três estandes: “Causadores das doenças”, organizado pelos alunos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária, “Doenças e avaliações”, promovido pelos estudantes de Biomedicina e Enfermagem e um sobre “Tratamento e alternativa de como enfrentar doenças”, dos alunos de Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia.

Mais de 60 estudantes se envolveram no projeto, oferecendo oficinas sobre higienização, tratamentos e alternativas de doenças, compostagem doméstica, sabão caseiro, entre muitos outros temas. O professor Rodrigo Gontijo Cunha, docente dos cursos da área de saúde do Izabela, dirigiu as atividades dos alunos no Ação Global.

Ele conta que em eventos como esse, “busca-se explorar os conceitos e teorias estimuladas em sala de aula, analisar e agir de acordo com cada curso com suas competências e habilidades. Os paradigmas e as intervenções vêm de acordo com os conceitos e determinações amplamente discutidas em sala de aula que através destes eventos podem ser melhor explorados a fim de colaborar nas mudanças e transformações na Educação”.

O Izabela já havia participado do evento no ano passado e engaja os alunos em diversas atividades que visam aliar a teoria e a prática: “a prática prepara o aluno de forma integral desenvolvendo competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21. Enquanto o mundo abre espaço e cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades”.

Alunos do Izabela Hendrix participam do Ação Global