Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Administração e Ciências Contábeis discutem Educação Fiscal

Administração e Ciências Contábeis discutem Educação Fiscal

por Isabela Carvalho publicado 26/03/2019 15h45, última modificação 26/03/2019 15h45
Administração e Ciências Contábeis discutem Educação Fiscal

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 14 de março, a palestra “Educação Fiscal: um convite à cidadania”, que foi ministrada pelo professor Carlos Eduardo Bernardi da Cruz. A palestra foi direcionada aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e teve como objetivo esclarecer sobre os impostos e tributos pagos pelo cidadão e como eles são importantes no cotidiano das profissões.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Norma Soares, comentou sobre os objetivos da palestra. “A ideia do evento é mostrar a importância dos tributos na cidadania, porque muitas vezes as pessoas lembram que os tributos devem ser recolhidos, mas esquecem o seu verdadeiro propósito, que é investimento na comunidade. Os tributos devem retornar aos cidadãos em forma de saúde, educação, saneamento e segurança, por exemplo”, explicou.

Segundo o palestrante, professor Carlos Eduardo Cruz, o assunto discutido é de grande relevância para a formação dos alunos. “O tema é muito importante e atual, por isso deveria ser permanente na grade curricular. A educação fiscal mostra que todos somos contribuintes, mas nem todos se identificam como pagadores de tributos. Isso faz com que as pessoas não tenham conhecimento dos seus direitos e, quando o cidadão tem acesso à informação, ele começa a entender melhor a importância de conhecer o meio fiscal”, disse.

O coordenador do curso de Administração, professor Walker Nascimento, falou sobre a importância da parceria entre os cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Administração e Contábeis são um conjunto. O que falta na formação do administrador, o contador tem, e o que falta no contador, o administrador tem. Por isso, eu acredito que a unificação dos cursos permite que o aluno tenha experiências distintas, mesmo que as áreas de formação sejam muito próximas”, pontuou.

O palestrante
Possui graduação em História pela Universidade de Uberaba (2010), Direito pelo Centro Universitário Augusto Mota RJ e Pós gradução - especialista em Educação pela Faculdade Pedro II - RJ. Atualmente é gestor de projetos de capacitação da Escola De Administração Fazendária (ESAF). Tem experiência como professor de História, Sociologia e Filosofia. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Fiscal.