Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno da Educação Física doa livro de sua autoria à Biblioteca 24 Horas

Aluno da Educação Física doa livro de sua autoria à Biblioteca 24 Horas

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 23/06/2008 05h00, última modificação 15/12/2015 16h16

A literatura sobre o karatê ainda carece de referências no que se refere aos aspectos históricos e pedagógicos, restringindo-se, muitas vezes, ao ensino de movimentos e técnicas. O livro Caminhos das mãos vazias - Karatê-Dô, de autoria do aluno de Educação Física do Izabela Hendrix, Fernando Guimarães, é uma publicação que busca preencher essa lacuna na bibliografia dessa arte marcial milenar.

Um exemplar da obra foi doado pelo autor à Biblioteca 24 Horas do Izabela como contribuição para disseminar a filosofia e os valores do Karatê. “Mais do que uma luta, vejo o karatê como uma ferramenta educativa, capaz de colaborar para a formação do ser humano”, acredita Fernando Guimarães. Segundo ele, infelizmente, muitos desses valores ficam reduzidos à conquista de medalhas, esquecendo de questões fundamentais como disciplina, cortesia e humildade.

Além de professor, Guimarães foi campeão brasileiro universitário de karatê.