Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da disciplina de Libras conhecem um pouco mais sobre o surdo, sua cultura e identidade

Alunos da disciplina de Libras conhecem um pouco mais sobre o surdo, sua cultura e identidade

por Jeferson Tavares publicado 02/05/2018 13h44, última modificação 07/05/2018 17h19
No último dia 19, os alunos dos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia, Ciências Biológicas e Teologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix assistiram a uma palestra ministrada pelo Arquiteto surdo, Ademar Alves de Oliveira Junior, sobre o universo da surdez.
 
O palestrante contou sobre sua trajetória de vida, os encontros e desencontros vividos até o momento como Conselheiro Titular da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) e convidou os discentes a refletirem acerca da surdez como uma diferença cultural e linguística.
 
Gisele Candida de Oliveira Machado, irmã do convidado e aluna do curso de Fonoaudiologia, compartilhou experiências de sua infância e convivência cotidiana com seu irmão.
 
Como auxiliares na palestra, Ademar trouxe a intérprete de Libras/Português, Aline Carvalho, além de um colega surdo francês e a surda cega Lara Gontijo, que pôde explicar aos alunos as nove formas de comunicação que o surdo ou o cego pode utilizar.
 
A professora Laysa Akeho do curso de Pedagogia do Centro Universitário Izabela Hendrix acrescenta que os alunos aprenderam que a cultura surda diz respeito a uma leitura de mundo, percepções singulares, e posições políticas e ideológicas que esse grupo, ao interagir e estar no mundo, compartilha entre si. “Talvez o mais importante para os alunos tenha sido entender que ao mesmo tempo em que precisamos compreender que nesse grupo há algumas características e experiências de vida em comum que os identifiquem, não podem ser tratados como um grupo homogêneo, visto que cada surdo tem sua singularidade histórica e social.”
 
Confira fotos do evento:

palestra debate formas de comunicação com deficientes auditivos e visuais