Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Izabela Hendrix participam de Ação Social em Sabará

Alunos do Izabela Hendrix participam de Ação Social em Sabará

Alunos do Izabela Hendrix participam de Ação Social em Sabará

Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix participaram de uma ação social no Projeto Tiú realizada no mês de junho. A visita foi promovida pela professora Norma Saraiva, que ministra a disciplina de Controladoria nos cursos citados. Na visita, os alunos promoveram um dia diferente para as crianças, com lanches típicos do mês de junho, música e muita diversão.

Atendendo cerca de 80 crianças de zero a doze anos, o projeto que atua na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, é uma entidade sem fins lucrativos que visa oferecer alimentação, lazer, aprendizado e aconchego para crianças que estão em situação de vulnerabilidade e, na maioria dos casos, em situação de rua e sem lar.

A professora Norma Saraiva explicou como surgiu a parceria para o projeto. “Durante uma iniciativa do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) conhecemos o Senhor Tiú, que coordena o projeto, e ele relatou as necessidades que o projeto tinha. Como todos os semestres temos a proposta de promover alguma ação voltada para a comunidade, escolhemos o projeto Tiú para ajudar”, explicou. Na ocasião, a professora e os alunos se organizaram para arrecadar alimentos e material escolar para as crianças do projeto.

Com o lema “Estude, pois a caneta é mais leve que a pá”, o responsável pelo projeto social, apelidado carinhosamente pela comunidade como Senhor Tiú, conta que a visita dos discentes superou suas expectativas. “Não esperava tanta ajuda e engajamento. Recebemos alimentos que irão durar até o final do ano. Tudo é feito por meio de doações e grande parte sai do meu próprio bolso para manter esse projeto vivo, as pessoas que trabalham aqui não recebem nenhuma remuneração e fazem tudo por amor”, relata. “Mais importante mesmo foi o carinho e atenção com as crianças, o momento de alegria ajudou bastante na autoestima delas, é bem gratificante”, afirma Tiú, que além de idealizador da ação, é dono do imóvel onde funciona o projeto.

Ítalo Sousa, aluno do curso de administração, relata que ao ver o quão essencial é o projeto, fez com que o curto momento que esteve ali se tornasse especial. O graduando relaciona sua experiência e a importância da visita com a ação ao idealizador do projeto, pois em conversa com o Senhor Tiú, pode observar o brilho em seu olhar e ver o como é gratificante é ajudar um projeto que se sustenta com tantas dificuldades pelo fato de não obter nenhuma ajuda governamental ou empresarial. “Muitas dessas crianças não têm nem o que comer em casa, e o Tiú é o único refugio para saciar a fome, a baixa renda dos pais, o envolvimento com o crime e o número alto de filhos por família deixam as condições precárias. Nesse sentido, o projeto é essencial para que essas crianças não fiquem soltas pelas ruas vendo a triste realidade dessa sociedade onde poucos têm muito e muitos tem pouco”, explica.

A estudante de Ciências Contábeis Hosana Souza descreve sua participação como uma importante experiência para seu crescimento pessoal e diz que se sente realizada por tornar o dia das crianças mais divertido. “Me doei ao máximo e isso foi muito gratificante. Este foi o primeiro projeto que participei e pretendo participar de muitos outros, pois quero sempre fazer o dia de alguém, seja quem for, um pouco melhor”, pontua. Hosana disse ainda que espera que o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix continue incentivando o engajamento dos alunos em projetos sociais, pois acredita ser de grande relevância na formação de todos os discentes.

Conheça o Projeto Tiú nas redes sociais e saiba mais sobre o trabalho e formas de doação.

 

Projeto Tiú