Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do Izabela Hendrix participam de Ação Social em Sabará

Alunos do Izabela Hendrix participam de Ação Social em Sabará

Os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix participaram de uma ação social no Projeto Tiú realizada no mês de junho. A visita foi promovida pela professora Norma Saraiva, que ministra a disciplina de Controladoria nos cursos citados. Na visita, os alunos promoveram um dia diferente para as crianças, com lanches típicos do mês de junho, música e muita diversão.

Atendendo cerca de 80 crianças de zero a doze anos, o projeto que atua na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, é uma entidade sem fins lucrativos que visa oferecer alimentação, lazer, aprendizado e aconchego para crianças que estão em situação de vulnerabilidade e, na maioria dos casos, em situação de rua e sem lar.

A professora Norma Saraiva explicou como surgiu a parceria para o projeto. “Durante uma iniciativa do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) conhecemos o Senhor Tiú, que coordena o projeto, e ele relatou as necessidades que o projeto tinha. Como todos os semestres temos a proposta de promover alguma ação voltada para a comunidade, escolhemos o projeto Tiú para ajudar”, explicou. Na ocasião, a professora e os alunos se organizaram para arrecadar alimentos e material escolar para as crianças do projeto.

Com o lema “Estude, pois a caneta é mais leve que a pá”, o responsável pelo projeto social, apelidado carinhosamente pela comunidade como Senhor Tiú, conta que a visita dos discentes superou suas expectativas. “Não esperava tanta ajuda e engajamento. Recebemos alimentos que irão durar até o final do ano. Tudo é feito por meio de doações e grande parte sai do meu próprio bolso para manter esse projeto vivo, as pessoas que trabalham aqui não recebem nenhuma remuneração e fazem tudo por amor”, relata. “Mais importante mesmo foi o carinho e atenção com as crianças, o momento de alegria ajudou bastante na autoestima delas, é bem gratificante”, afirma Tiú, que além de idealizador da ação, é dono do imóvel onde funciona o projeto.

Ítalo Sousa, aluno do curso de administração, relata que ao ver o quão essencial é o projeto, fez com que o curto momento que esteve ali se tornasse especial. O graduando relaciona sua experiência e a importância da visita com a ação ao idealizador do projeto, pois em conversa com o Senhor Tiú, pode observar o brilho em seu olhar e ver o como é gratificante é ajudar um projeto que se sustenta com tantas dificuldades pelo fato de não obter nenhuma ajuda governamental ou empresarial. “Muitas dessas crianças não têm nem o que comer em casa, e o Tiú é o único refugio para saciar a fome, a baixa renda dos pais, o envolvimento com o crime e o número alto de filhos por família deixam as condições precárias. Nesse sentido, o projeto é essencial para que essas crianças não fiquem soltas pelas ruas vendo a triste realidade dessa sociedade onde poucos têm muito e muitos tem pouco”, explica.

A estudante de Ciências Contábeis Hosana Souza descreve sua participação como uma importante experiência para seu crescimento pessoal e diz que se sente realizada por tornar o dia das crianças mais divertido. “Me doei ao máximo e isso foi muito gratificante. Este foi o primeiro projeto que participei e pretendo participar de muitos outros, pois quero sempre fazer o dia de alguém, seja quem for, um pouco melhor”, pontua. Hosana disse ainda que espera que o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix continue incentivando o engajamento dos alunos em projetos sociais, pois acredita ser de grande relevância na formação de todos os discentes.

Conheça o Projeto Tiú nas redes sociais e saiba mais sobre o trabalho e formas de doação.

Projeto Tiú