Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes de Enfermagem publicam artigos em periódico internacional

Alunos e docentes de Enfermagem publicam artigos em periódico internacional

por Admin publicado 18/02/2021 18h36, última modificação 18/02/2021 18h36
Alunos e docentes de Enfermagem publicam artigos em periódico internacional

O estímulo à pesquisa faz parte dos princípios do curso de Enfermagem do Izabela Hendrix e da Rede Metodista. Sendo assim, os acadêmicos são incentivados desde os períodos iniciais a realizar pesquisas e a produzir artigos.

Neste contexto, dois docentes e dois alunos do 8º período do curso publicaram artigos no periódico “International Journal of Development Research”.

Artigo sobre câncer de colo de útero

Artigo pré-natal

Para a coordenadora do curso, Gabriela Rossi Ferreira, a publicação em um periódico internacional comprova o compromisso da instituição com a pesquisa. “Traz mais visibilidade acadêmica ao nosso discente, ao curso, além de aumentar o conceito deste futuro profissional no mercado de trabalho”, afirmou a educadora.

Câncer de colo de útero

O câncer tem se tornado um problema mundial e alguns deles são preveníveis e completamente tratáveis, como é o caso do câncer de colo de útero. O câncer cervical é um grave problema de saúde pública, representando a quarta causa de câncer entre mulheres em todo o mundo.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (2020), ocorrem 16.710 mil novos casos deste tumor para cada ano de triênio 2020-2022, com risco de 15,38 casos para cada 100 mil mulheres.

O enfermeiro é crucial no diagnóstico precoce, utilizando-se de ferramentas como a consulta de enfermagem e do exame ginecológico. Todavia, em algumas situações a patologia se desenvolve e o foco do enfermeiro se volta aos cuidados relacionados à manutenção de qualidade de vida e assistência direta no tratamento curativo.