Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arquitetura Efêmera: regata com barcos de papelão demonstra eficácia de projetos

Arquitetura Efêmera: regata com barcos de papelão demonstra eficácia de projetos

por Ilsa Martins Goncalves publicado 06/07/2018 11h05, última modificação 11/07/2018 12h17
Arquitetura Efêmera: regata com barcos de papelão demonstra eficácia de projetos

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores realizaram no último sábado, dia 30 de junho, mais uma edição da corrida de Barcos de Papelão. Os professores Wesley Castro, Paulo Waisberg e João Marcos Gontijo supervisionaram o evento, que ocorreu na área da piscina da instituição.

A regata com os "Barcos de Papelão" existe desde a década de 80 no curso de Arquitetura e Urbanismo do Izabela, ficou esquecida durante alguns anos e, há alguns anos, foi implantada novamente por alguns professores.

O objetivo da atividade é aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre de forma prática, criando barcos de papelão que consigam suportar o peso de um ser humano sem afundar. O professor Wesley Castro comentou o processo de criação do trabalho. “Tudo é acompanhado pelos professores. A elaboração dos croquis é o primeiro passo, a seguir vem os desenhos técnicos, as maquetes e finalmente o protótipo em tamanho real. É bom salientar que todo o trabalho é feito em grupo”, explicou.

Ao final do semestre, os trabalhos são expostos na piscina do Izabela, onde uma corrida é realizada e, posteriormente, uma batalha naval. Os professores avaliam a atividade desde o começo, observando a hidrodinâmica e resistência dos barcos de papelão, tal como o design e as alegorias referentes ao tema de cada um.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Corrida de Barcos