Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Atrações culturais no segundo dia do Encontro das Licenciaturas

Atrações culturais no segundo dia do Encontro das Licenciaturas

por Isabela Carvalho publicado 22/05/2019 13h23, última modificação 22/05/2019 14h32
Atrações culturais no segundo dia do Encontro das Licenciaturas

O II Encontro das Licenciaturas, promovido pelos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Música, Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, discutiu o tema “Os desafios da educação inclusiva: uma abordagem multidisciplinar” no segundo dia de palestras.

A psicóloga e coordenadora do Apoio Psicopedagógico do Izabela Hendrix, Débora Menezes, comentou sobre a importância de trazer a discussão do tema para os cursos de licenciatura. “É importante para os nossos alunos dialogar com esses temas para que eles entendam quais são as políticas de saúde mental vigentes, que visam a não internação e a inserção dos portadores de sofrimento mental no meio social. Além disso, a ideia é sensibilizar os alunos para a temática e qualificar a atuação deles para o mercado de trabalho”, comentou.

A produtora cultural da Mostra “Nos Porões da Loucura”, Ana Gusmão, comentou sobre a exibição do curta ‘O Sufoco da Vida’. “O curta trata de questões relevantes como medicalização e ressocialização através da arte, de uma forma muito leve. Em um tempo de tantas políticas públicas de retrocesso, um filme como esse é essencial de ser assistido, e também ressalta a importância de ligar os conceitos de saúde mental e liberdade. O debate ajuda principalmente a desmistificar os tabus da área da saúde mental”, afirmou.

A pedagoga convidada para o evento, Mariana Bizzotto, falou da importância do debate para os estudantes. “Acredito que são discussões que nos tocam no âmbito da compaixão e da identificação. Além de nos ajudarem no reconhecimento da diferença pelo viés da afetividade e pela arte. Nas escolas, muitas vezes, os pedagogos não contam com políticas públicas, mas quando conseguimos enxergar o outro e relacionar essa diferença, nós podemos fazer transformações”, finalizou.