Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula Magna dos cursos de tecnologia recebe diretor do Raja Valley

Aula Magna dos cursos de tecnologia recebe diretor do Raja Valley

por Isabela Carvalho publicado 16/04/2019 16h18, última modificação 16/04/2019 16h18
Aula Magna dos cursos de tecnologia recebe diretor do Raja Valley

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix recebeu no dia 26 de março, o Administrador de Empresas e diretor do Centro de Inovação Raja Valley, João Paulo Zica Fialho, que ministrou a aula magna dos cursos de Ciência de Dados, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bioinformática com o tema “Tecnologia, Inovação e Negócios”. O evento também recebeu alunos do Centro de Ensino Grau Técnico.

O palestrante, João Paulo Zica Fialho, explicou a importância dos assuntos abordados por ele. “Atualmente existe toda essa onda de transformação de empresas de modelo tradicional para o modelo digital. É preciso plantar a semente nos futuros profissionais dentro da própria universidade desde cedo, para que eles possam saber o que virá pela frente, como é o processo de transformação nas empresas, entre outras coisas”, afirmou.

João falou também sobre a parceria da empresa Raja Valey com o Izabela Hendrix. “Essa é uma parceria que a gente vem trilhando há bastante tempo, desde quando o Izabela lançou os cursos da área de tecnologia e sempre colaboramos um com o outro”, finalizou.

Raja Valley tem como objetivo conectar empreendedores, startups, investidores, instituições de ensino e o mercado de inovação e tecnologia como um todo, potencializando o desenvolvimento de novos negócios e novas parcerias.

A relevância do tema
O Coordenador do Curso de Ciência da Computação, professor Lúcio Campos, contou sobre os objetivos da aula. “A ideia principal foi trazer profissionais de mercado que possam passar para os alunos a importância de aliar teoria e prática. O objetivo é que possam também visualizar como está o mercado de trabalho, o que é preciso fazer para se inserir nele e qual a sua perspectiva. É muito importante para os nossos alunos o contato com profissionais como o João, que tem essa visão de negócios e que podem mostrar o que eles devem buscar, quais caminhos devem trilhar e a que devem se dedicar”, disse.

Lúcio ainda comentou sobre a participação do público externo. “Abrimos o evento para a comunidade e recebemos 20 alunos do Colégio Grau Técnico que solicitou as vagas para participação. Recebemos também professores e alunos da UFMG que estão buscando entendimento por esse mercado”, completou.

Segundo a coordenadora do curso de Bioinformática, Fabiana Alves, o evento é uma forma de mostrar para os alunos como está o mercado de trabalho. “Além de levar conhecimentos para os cursos, a aula magna é uma forma de colaboração com a empresa Raja Valley. A empresa é uma das mais importantes na área de tecnologia de Belo Horizonte e de Minas Gerais e é uma forma de fazer parcerias com o mundo externo”, falou.

O coordenador do curso de Ciência de Dados, Neylson Crepalde contou sobre a importância da visita do diretor da Raja Valey. “Recebemos uma das pessoas da diretoria da, talvez, mais importante aceleradora de Belo Horizonte e Minas Gerais. A empresa tem um trabalho sensacional em Minas Gerais, engajado no ecossistema de desenvolvimento econômico ligado a tecnologia. São pessoas que estão completamente antenadas ao desenvolvimento tecnológico e isso se traduz em planos de negócios eficientes. Para nós, receber uma pessoa com essa experiência e bagagem é super importante para que os alunos tenham a dimensão das várias frentes de trabalho que eles podem desenvolver”, explicou.

Sobre o Palestrante:
João Paulo Zica Fialho é graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e está cursando Pós-Graduação em CBA Marketing pelo IBMEC. Empreendeu por 12 anos coordenando parcerias do centro de treinamento oficial Microsoft, Symantec, VMware e Adobe, revenda de licenças e serviços de infraestrutura destes fabricantes. Empresário de dupla sertaneja e sócio de estúdio de musica Astros no Palco. Sócio de franquias 5a Sec e KFC. Socio Fundador da Pillow Aceleradora de Startups. Idealizador do projeto Raja Valley (centro de inovação) e Raja Ventures (pré-aceleradora, aceleradora e investidora de Startups). Entusiasta de inovação e adepto a internacionalização de projetos atua como MatchMaker no Raja Valley.