Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Biomedicina e Enfermagem realizam ação sobre saúde do homem

Biomedicina e Enfermagem realizam ação sobre saúde do homem

por Isabela Carvalho publicado 18/12/2018 14h19, última modificação 18/12/2018 16h20
Biomedicina e Enfermagem realizam ação sobre saúde do homem

Os cursos de Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram, no dia 29 de novembro, a ação “Novembro Azul” com o intuito de alertar aos homens sobre os perigos do câncer de próstata e também quanto à prevenção do Diabetes. A ação foi proposta pelo projeto de extensão Saúde Coletiva, realizado pelos cursos.

A coordenadora do curso de enfermagem, Miriam Ribeiro, explicou que o propósito da ação é permitir que os estudantes coloquem em prática o que eles veem na teoria e alertar aos homens a importância do exame de próstata. “O evento proporciona aos alunos colocar em prática a educação em saúde e alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.  A proposta é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas”, falou.

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Rafaela Silva, ressaltou que Novembro Azul é um movimento mundial. “É uma ação mundial que acontece durante o mês de novembro para valorizar a  importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, pontuou.

A estudante de Enfermagem, Ana Luiza Barbosa, explicou a importância de realizar a ação e falou sobre como o projeto de extensão agrega no conhecimento. “A ação é interessante porque tudo que vemos na teoria temos a oportunidade de colocar em prática. O projeto de extensão expande nossos horizontes e não nos limita a fazer ações assim apenas na faculdade, visitamos comunidades e escolas, sempre com o intuito de expandir a saúde coletiva”, afirmou.

A supervisora dos laboratórios do Izabela Hendrix, Priscila Silva, falou sobre o dia mundial de prevenção do Diabetes e sobre como conscientizar a população é importante. “Comemora-se no dia 14 de novembro o Dia Mundial de Prevenção do Diabetes. Os alunos do curso de Biomedicina promoveram uma ação na entrada da Rua da Bahia com o intuito de fazer a conscientização sobre o diabetes e de passar informações de melhorias na qualidade de vida. O tema escolhido para tratar o diabetes esse anos foi “Diabetes e a família”. Nesse sentido, o foco dos acadêmicos nessa ação foi orientar a família e como que ela pode contribuir para o tratamento do paciente. Até mesmo para que o tratamento seja bem sucedido”, afirmou.

De acordo com Priscila é muito importante o Izabela Hendrix promover esse tipo de ação de prevenção para a comunidade e os estudantes também podem colocar em prática o que aprendem. “A ideia é contribuir para a conscientização da sociedade e, de uma maneira geral, apresentar o curso de Biomedicina da instituição”, finalizou.

A ação ainda contou com exames para olhar o nível da glicose no sangue e com explicações sobre o câncer de próstata, além de tirar as dúvidas recorrentes do público.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).

ação sobre saúde do homem

registrado em: ,