Campanha “Chinelo Solidário” arrecadou chinelos para o Hospital João XXIII
O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, o Diretório Acadêmico (DAFIH) e a Associação Mineira de Fisioterapeutas Jovem (AMF Jovem) criaram a campanha “Chinelo Solidário” que arrecadou 100 pares de chinelos. Os calçados foram doados para o Hospital João XXIII, na região Leste, em Belo Horizonte.
O coordenador do curso de Fisioterapia, o professor Rodrigo Cunha, acredita que essa ação não foi somente sobre arrecadar chinelos, mas principalmente promoveu a mobilização dos alunos diante das necessidades dos pacientes de hospitais. “O objetivo é sensibilizar os alunos a terem responsabilidade social e ajudarem ao próximo”, explica Cunha.
Para ele, é importante que os alunos pensem nos objetivos do trabalho do futuro fisioterapeuta, e a mobilização contribuiu para essa visão.
Discussão sobre a profissão
A campanha nasceu no evento “Mesa redonda: Residência em Fisioterapia”, em que os residentes relataram a falta de chinelos e roupas para os pacientes em situação de rua, dificultando assim o tratamento e a locomoção dentro dos hospitais.
Os alunos puderam perceber as vivências da profissão, e como os fisioterapeutas, diante das necessidades, criam ideias para sanar os problemas. “Desta forma a ideia da campanha foi idealizada pelos alunos e estes ficaram engajados na busca pelos chinelos”, afirma o professor.
Cunha também explica que outra proposta da campanha foi “mostrar à sociedade que o curso de Fisioterapia Izabela Hendrix promove ações com foco no bem-estar e no desenvolvimento das particularidades e vivências do Fisioterapeuta”.
O Izabela Hendrix foi ponto de arrecadação dos chinelos durante o período da campanha.