Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campanha “Chinelo Solidário” arrecadou chinelos para o Hospital João XXIII

Campanha “Chinelo Solidário” arrecadou chinelos para o Hospital João XXIII

por Cinara Patrícia publicado 05/11/2021 18h15, última modificação 08/11/2021 16h05
Campanha foi idealizada pelo curso de Fisioterapia e durou todo o mês de agosto
Campanha “Chinelo Solidário” arrecadou chinelos para o Hospital João XXIII

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, o Diretório Acadêmico (DAFIH) e a Associação Mineira de Fisioterapeutas Jovem (AMF Jovem) criaram a campanha “Chinelo Solidário” que arrecadou 100 pares de chinelos. Os calçados foram doados para o Hospital João XXIII, na região Leste, em Belo Horizonte.

O coordenador do curso de Fisioterapia, o professor Rodrigo Cunha, acredita que essa ação não foi somente sobre arrecadar chinelos, mas principalmente promoveu a mobilização dos alunos diante das necessidades dos pacientes de hospitais. “O objetivo é sensibilizar os alunos a terem responsabilidade social e ajudarem ao próximo”, explica Cunha.

Para ele, é importante que os alunos pensem nos objetivos do trabalho do futuro fisioterapeuta, e a mobilização contribuiu para essa visão.

Discussão sobre a profissão

A campanha nasceu no evento “Mesa redonda: Residência em Fisioterapia”, em que os residentes relataram a falta de chinelos e roupas para os pacientes em situação de rua, dificultando assim o tratamento e a locomoção dentro dos hospitais.

Os alunos puderam perceber as vivências da profissão, e como os fisioterapeutas, diante das necessidades, criam ideias para sanar os problemas. “Desta forma a ideia da campanha foi idealizada pelos alunos e estes ficaram engajados na busca pelos chinelos”, afirma o professor.

Cunha também explica que outra proposta da campanha foi “mostrar à sociedade que o curso de Fisioterapia Izabela Hendrix promove ações com foco no bem-estar e no desenvolvimento das particularidades e vivências do Fisioterapeuta”.

O Izabela Hendrix foi ponto de arrecadação dos chinelos durante o período da campanha.

registrado em: ,